A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Óptica Geométrica Professor: Reinaldo."— Transcrição da apresentação:

1 Óptica Geométrica Professor: Reinaldo

2 LUZ Energia que se propaga no espaço através de ondas eletromagnéticas que impressionam nosso órgão visual produzindo a sensação de visão; Não precisam de meio material pra se propagar.

3 Espectro Eletromagnético

4 Raio de Luz Elemento geométrico que representa a trajetória seguida pela luz.

5 Raios ou feixes de luz São linhas orientadas que representam, graficamente a direção e o sentido de propagação da luz.

6 Fontes de Luz Corpos luminosos: emitem a própria luz.
São chamados de fontes primárias de luz. Ex.: o Sol, as estrelas, a chama de uma vela, as lâmpadas elétricas, um raio, etc.

7 Fontes de Luz Corpos iluminados: apenas refletem a luz de outros corpos. São chamados de fontes secundárias de luz. Ex.: a Lua, as paredes, as roupas, as pessoas, etc.

8 Meios que a luz interage
Meios de propagação Transparentes: a luz passa permitindo visão nítida de objeto através deles.

9 Meios que a luz interage
Meios de propagação Translúcidos: a luz passa parcialmente, mas não permite visão nítida, por causa do formato ou das impurezas.

10 Meios que a luz interage
Meios de propagação Opacos: a luz não passa por esses meios.

11 Princípios da Óptica Geométrica
Propagação retilínea da luz: num meio transparente a luz se propaga em linha reta, assim, pela figura abaixo onde o observador só enxergará a chama da vela se os orifícios estiverem em linha reta.

12 Princípios da Óptica Geométrica
Propagação retilínea da luz

13 Princípios da Óptica Geométrica
Princípio da reversibilidade dos raios de luz: a trajetória seguida pela luz independe do sentido de sua propagação.

14 Princípios da Óptica Geométrica
Princípio da reversibilidade dos raios de luz: a trajetória seguida pela luz independe do sentido de sua propagação.

15 Princípios da Óptica Geométrica
Princípio da independência dos raios de luz: quando raios de luz se cruzam, cada um deles segue seu trajeto como se os outros não existissem.

16 Câmara Escura Propagação retilínea da luz: Câmara escura de orifício.

17 Câmara Escura Propagação retilínea da luz: Câmara escura de orifício.

18 Princípios da Óptica Geométrica
Exemplo:

19 Câmara Escura Exemplo:

20 Câmara Escura Exemplo:

21 Câmara Escura Exemplo:

22 Câmara Escura Exemplo

23 Sombra Propagação retilínea da luz
A projeção da sombra (S) (ausência de luz) de um corpo (C) por uma fonte (F) sobre um anteparo (A) evidencia que a luz se propaga em linha reta.

24 Sombra Propagação retilínea da luz: Sombra.

25 Penumbra Quando a fonte é extensa (AB), definem-se a sombra, que não recebe luz, e a penumbra recebe luz parcialmente.

26 Penumbra

27 vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.
Cor dos objetos A luz branca (luz emitida pelo Sol ou por uma lâmpada incandescente) é constituída por uma infinidade de luzes monocromáticas, as quais podem ser divididas em sete cores principais: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

28 Cor dos objetos A cor de um corpo

29 Exercícios Exemplo: Num recinto à prova de luz externa, iluminado por uma fonte luminosa vermelha, está um indivíduo de visão normal. Sobre uma mesa estão dois discos de papel, sendo um branco e outro azul (sob luz solar). Os discos têm a mesma dimensão e estão igualmente iluminados pela fonte de luz vermelha. Em que cores o indivíduo observará os discos? Resposta: O disco branco é visto vermelho, e o azul parecerá negro.

30 a) Ciano. b) Verde. c) Amarelo. d) Magenta. e) Vermelho.
Como pode cair no ENEM? É comum aos fotógrafos tirar fotos coloridas em ambientes iluminados por lâmpadas fluorescentes, que contêm uma forte composição de luz verde. A consequência desse fato na fotografia é que todos os objetos claros, principalmente os brancos, aparecerão esverdeados. Para equilibrar as cores, deve-se usar um filtro adequado para diminuir a intensidade da luz verde que chega aos sensores da câmera fotográfica. Na escolha desse filtro, utiliza-se o conhecimento da composição das cores-luz primárias: vermelho, verde e azul; e das cores-luz secundárias: amarelo = vermelho + verde, ciano = verde + azul e magenta = vermelho + azul. Disponível em: Acesso em: 20 maio 2014 (adaptado). Na situação descrita, qual deve ser o filtro utilizado para que a fotografia apresente as cores naturais dos objetos? a) Ciano.   b) Verde.   c) Amarelo.   d) Magenta.   e) Vermelho.

31 Eclipses Eclipse solar – A lua se encontra entre a Terra e o Sol.
Fase da lua : LUA NOVA

32 Eclipses Eclipse lunar - A lua se encontra atrás da Terra no cone de sombra. Fase da lua : LUA CHEIA

33 Como pode cair no ENEM? A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta. Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo. As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos: a) III, V e II; b) II, III e V; c) II, IV e III; d) I, II e III; e) I, II e V.

34 Obrigado!!!


Carregar ppt "Óptica Geométrica Professor: Reinaldo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google