A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Poluição dos Recursos Hídricos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Poluição dos Recursos Hídricos"— Transcrição da apresentação:

1 Poluição dos Recursos Hídricos

2 OBJECTIVOS - Reconhecer a problemática da poluição dos recursos hídricos -Identificar as principais causas da poluição dos recursos hídricos; -Identificar os principais efeitos da poluição dos recursos hídricos -Identificar as consequências da poluição dos recursos hídricos

3 RECURSOS HIDRICOS EXISTENTES NO MEIO AMBIENTE
Águas superficiais (Lagos, Rios) - Águas subterrâneas - Oceanos ♦ 97,5 % oceanos ♦ 2,5 % Água doce

4 Utilidades da àgua Irrigação na agricultura, Industria, Uso doméstico,
Pesca, Produção de energia eléctrica, Turismo, Gera emprego, Desenvolvimento económico.

5 Poluição da água Poluição da água é qualquer alteração das suas propriedades físicas, químicas ou biológicas, que possam importar em prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar das populações, causar dano à flora e à fauna, ou comprometer o seu uso para fins sociais e económicos.   

6 Poluição da água  O conceito de água poluída compreende não só as modificações das propriedades físicas, químicas e biológicas da água, mas também a adição de substâncias líquidas, sólidas ou gasosas capazes de tornar as águas impróprias para os diferentes usos a que se destinam

7 Factores que levaram à destruição dos recursos hídricos
- Aumento da população - Desenvolvimento urbanístico -  Expansão industrial - Ambição do HOMEM

8 Formas de Poluição Poluição biológica Poluição térmica
Poluição sedimentar Poluição química

9 Formas de Poluição Poluição biológica
Resulta da presença de microrganismos patogénicos - bactérias, - vírus, - protozoários, - vermes Normalmente surge na água de consumo.

10 Formas de Poluição Poluição térmica
Resulta da deposição , nos rios de grandes volumes de água aquecida usada no arrefecimento de uma série de processos industriais. Poluição sedimentar Resulta da acumulação de partículas em suspensão Poluíção termica – incendios, os terrenos ficam desprotegidos e quando chove são arrastadas particulas de grandes dimensões para os rios.

11 Formas de Poluição Poluição química
Causada por produtos químicos nocivos ou indesejáveis: Fertilizantes agrícolas Compostos orgânicos sintéticos Petróleo Compostos orgânicos e minerais Esgoto Bifenóis policlorados

12

13

14 Consequências / Efeitos
Poluição biológica - Doenças transmitidas directamente através da água: - cólera -febre tifóide - Doenças transmitidas indirectamente através da água: - Fluorose - Malária - Febre amarela

15 Consequências / Efeitos
Poluição térmica Decréscimo na quantidade de oxigénio dissolvido na água, prejudicando a respiração dos peixes e de outros animais aquáticos. - Diminuição do tempo de vida de algumas espécies aquáticas, afectando os ciclos de reprodução. Potencializa a acção dos poluentes já presentes na água, pelo aumento na velocidade das reacções.

16 Consequências / Efeitos
Poluição sedimentar - Os sedimentos bloqueiam a entrada dos raios solares na lâmina de água, interferindo na fotossíntese das plantas aquáticas e diminuindo a capacidade dos animais aquáticos encontrar comida. - Os sedimentos também conduzem poluentes químicos e biológicos neles adsorvidos.

17 Consequências / Efeitos
Poluição química Rápido crescimento de plantas superficiais, especialmente das algas, que tornam as águas tóxicas Produtos tóxicos dão cor ou sabor à água O derrame de petróleo no mar causa a morte de grandes quantidades de plantas, peixes e aves marinhas.

18 Consequências / Efeitos
Poluição química - Acumulação de compostos danosos nos tecidos do organismo Redução da resistência do corpo a doenças, diminuição da capacidade de aprendizagem das crianças.

19 Consequências / Efeitos
Poluição química O esgoto é potencialmente prejudicial à saúde, nadar em águas poluídas pode causar distúrbios desagradáveis: ● gastroenterites, ● irritação cutâneas ● infecções de ouvido, nariz e garganta.

20 Soluções O combate à poluição das águas passa por:
Tratamento dos efluentes agrícolas, industriais e domésticos, antes de os lançar nos rios Novas técnicas agrícolas que permitam evitar ou limitar a difusão de resíduos de pesticidas e adubos nos lençóis freáticos.

21 Soluções Recurso a técnicas produtivas menos poluentes;
- Métodos e tecnologias de tratamento das águas e reabilitação dos locais poluídos; Construção de fossas sépticas com impermeabilização adequada.

22 Soluções Dimensionamento correcto dos aterros sanitários;
Manter a cobertura vegetal dos solos Exploração racional das águas subterrâneas


Carregar ppt "Poluição dos Recursos Hídricos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google