A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis."— Transcrição da apresentação:

1 O ÁTOMO

2 Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis e indestrutíveis; Todos os átomos de um mesmo elemento são iguais e apresentam o mesmo tamanho, a mesma massa; Átomos de elementos diferentes são diferentes e apresentam massas diferentes; Os compostos são formados por átomos de dois ou mais elementos;

3 Modelos atómicos Modelo de Thomson (pudim de passas) O físico inglês, Joseph Thomson prova que o átomo não é indivisível – descobre o electrão. O átomo é uma esfera maciça de carga positiva e uniformemente distribuída na qual se encontram dispersos os electrões. Estes encontram-se em número suficiente para que a carga global seja nula.

4 Modelos atómicos Modelo de Rutherford Toda a carga positiva do átomo está concentrada numa pequena zona densa e central – núcleo, e as partículas de carga negativa, os electrões, encontram-se em movimento em torno do núcleo. Modelo de Bohr Com base no modelo de Rutherford, Bohr apresentou uma terceira partícula no átomo – neutrão. Com base em trabalho experimental, afirmou que os electrões giravam em torno do núcleo atómico mas, transitando apenas em órbitas circulares bem definidas com valores de energia característicos.

5 Modelos atómicos Modelo Quântico (nuvem electrónica) As órbitas bem definidas dos electrões foram substituídas por regiões de probabilidade, que, tal como o nome indica, são regiões onde é provável encontrar o electrão.

6 ELEMENTOS QUÍMICOS Os elementos químicos caracterizam-se pelo número atómico, Z, ou seja, pelo número de protões do núcleo (que é igual ao número de electrões num átomo neutro). A soma do número de protões e de neutrões (nucleões) do núcleo de um átomo denomina-se número de massa, A. AXAX Z

7 ELEMENTOS QUÍMICOS Exemplo: Flúor – Z = 9 e A = 19 19 F 9 A = 19 Z = 9 A – Z = 10 19 nucleões 9 protões 9 electrões (no átomo neutro) 10 neutrões no núcleo

8


Carregar ppt "O ÁTOMO. Modelos atómicos Teoria atómica de Dalton A matéria é formada por partículas muito pequenas designadas por átomos; Os átomos são indivisíveis."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google