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Serviço de Descoberta: uma abordagem inicial UFRJ - Outubro 2014 Leila Andrade Fernanda Lobo.

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Apresentação em tema: "Serviço de Descoberta: uma abordagem inicial UFRJ - Outubro 2014 Leila Andrade Fernanda Lobo."— Transcrição da apresentação:

1 Serviço de Descoberta: uma abordagem inicial UFRJ - Outubro 2014 Leila Andrade Fernanda Lobo

2 Sobre o que iremos tratar? ★ Problemas antigos mais perceptíveis ★ A evolução da e-pesquisa ★ O que é serviço de descoberta? ★ Serviço de descoberta e Sistema de gestão de bibliotecas ★ Principais produtos ★ Quais as vantagens do Serviço de Descoberta? ★ Produto em uso na UERJ ★ Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ ★ Por que o EDS? ★ Perfil da equipe Descubra ★ Conhecendo o Descubra ★ O que pretendemos com o Descubra? ★ Leitura recomendada

3 Problemas antigos mais perceptíveis A web favoreceu que problemas antigos ficassem mais evidentes tais como: ★ Excesso de informação (aumento exponencial dos registros, consultas simultâneas) ★ Dispersão (aumento do acesso a fontes diversas, sem limitação local ou temporal) ★ Duplicação (pesquisa feita em fontes diferentes) ★ Precisão (como identificar o que é relevante?) ★ Revocação (como analisar bilhões de resultados?) ★ Credibilidade (todos podem publicar o que quiserem)

4 A evolução da e-Pesquisa ★ Diretórios (Yahoo, AltaVista, Cadê...) ★ Catálogos online ★ Google (pesquisa por termos livres, web semântica, “você quis dizer…”) ★ Busca federada ★ Catálogo 2.0 ou Pesquisa integrada Com a explosão informacional propiciada pela web as bibliotecas foram obrigadas a repensar seus processos, instrumentos e métodos de trabalho.

5 O que é serviço de descoberta? ★ É uma ferramenta de pesquisa que integra os recursos informacionais através de interface única e simples, proporcionando agilidade na realização das pesquisas. Coleta metadados de fontes internas, como o catálogo online da biblioteca, e externas como base de dados comerciais e de acesso livre.

6 Serviço de descoberta: definições na literatura ★ Maranhão (2012) os serviços de descoberta oferecem uma interface única de pesquisa a diferentes conteúdos apresentando o resultado reunido, classificado e ranqueado, de acordo com critérios pré-estabelecidos de relevância. ★ Sá (2013) descreve as soluções de descoberta como softwares de busca e recuperação com “interfaces inteligentes para os usuários, de forma a propiciar processos interativos e autônomos de assistência aos diversos perfis de usuários para a apresentação e visualização da informação”. (grifo nosso)

7 Quais as vantagens do Serviço de Descoberta? ★ Interface de pesquisa mais simples tipo padrão de busca ★ Pesquisa simultânea em diversas bases de dados e no catálogo online da biblioteca ★ Ampliação das possibilidades de refinamento das estratégias de busca ★ Maior índice de recuperação de resultados relevantes ★ Melhoria na visualização dos resultados ★ Consolidação e deduplicação de registros ★ Otimização de tempo do usuário despendido na realização das pesquisas ★ Acesso direto ao texto completo online ★ Gestão da pesquisa pelo usuário com a criação de contas para armazenamento dos resultados ★ Reconhecimento de dispositivo (Desktop, Tablet, Smartphone) ★ Dispensa instalação de programas locais

8 Serviço de Descoberta e Sistema de gestão de bibliotecas ★ O serviço de descoberta não substitui o sistema de gestão de bibliotecas. ★ O sistema de gerenciamento de bibliotecas continua sendo a ferramenta de trabalho dos bibliotecários tanto para o processamento técnico quanto para o controle de empréstimos.

9 Principais produtos ★ Ebsco Discovery Service - EDS (Ebsco) ★ Primo (Ex Libris) ★ Summon (Serials Solutions) e ★ WorldCat Local (OCLC) A comercialização desses produtos se intensificou a partir de 2009 trata-se, portanto, de um serviço inovador para o segmento de bibliotecas. Modelo de negócio: Assinatura Peled (2012) elaborou critérios de avaliação de sistemas de descoberta estabelecendo funcionalidades mínimas e obrigatórias. (vídeo)

10 Market share Fonte: Breeding, Marshall. Library Systems Report 2014, American Libraries Magazine.org. Postado em 15 de abril de 2014. Disponível em: Acesso em: maio de 2014.

11 Produto em uso na UERJ

12 Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ A UERJ oferece cursos de: ★ graduação (33) ★ pós-graduação (77) ★ especialização (127) e ★ extensão (186) A comunidade acadêmica abrange 33.844 discentes, docentes e servidores (DATAUERJ, 2013). “A UERJ tem como missão produzir ensino de excelência, desenvolvendo programas de pesquisa e extensão em prol dos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro”.

13 Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ A Rede Sirius tem como missão “atuar na promoção do acesso à informação e dar suporte de ensino, pesquisa e extensão no âmbito da universidade, contribuindo para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Estado do Rio de Janeiro”. Está subordinada diretamente a Reitoria sendo composta por: ★ Direção e Órgão Colegiado ★ 4 Núcleos: ○Planejamento e Administração (Planad) ○Processos Técnicos (NProtec) ○Memória, Informação e Documentação (MID) ○Informática (Informat) e...

14 Rede Sirius - Rede de Bibliotecas UERJ ★ 23 bibliotecas setoriais distribuídas em 10 campi localizados em 7 municípios do Estado do Rio de Janeiro (Duque de Caxias, Ilha Grande, Nova Friburgo, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, Teresópolis).

15 Núcleo de Processos Técnicos O NProtec tem como competências: ❖ Coordenar as políticas para organização do conhecimento e recuperação da informação* ❖ Estabelecer normas e padrões para o processamento técnico e apresentação da produção técnico-científica, literária e artística da UERJ ❖ Gerenciar o sistema de automação das bibliotecas, em parceria com o Núcleo Informat O Núcleo atua na capacitação do corpo técnico (bibliotecários, auxiliares administrativos, estagiários de Biblioteconomia) oferecendo cursos, palestras, encontros temáticos, workshop e orientações técnicas.

16 Por que precisamos do serviço de descoberta? ★ Otimizar a pesquisa dos recursos informacionais ★ Aumentar a visibilidade e acesso às coleções ○20 mil livros eletrônicos ○12 bases de dados/periódicos eletrônicos ○Portal CAPES ○BDTD/UERJ ○Portal de publicações eletrônicas UERJ ○Catálogo online

17 Por que o EDS? ★ Empresa consolidada há vários anos no mercado editorial ★ Relacionamento comercial EBSCO/ UERJ ★ Modelo de negócio adequado às exigências administrativas da universidade e do Estado ★ O produto utiliza conjuntos de metadados indexados de conteúdos científicos dos principais editores ★ Utilizado em diversas instituições de renome de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior ★ Suporte técnico ★ Interface de administração do software amigável para customização e manutenção

18 Perfil da equipe

19 Perfil da equipe Descubra

20 Conhecendo o Descubra http://www.redesirius.uerj.br

21 O que pretendemos com o Descubra? ★ Oferecer aos usuários uma interface mais amigável para consulta ao acervo impresso e aos recursos eletrônicos da Rede Sirius utilizando uma ferramenta de pesquisa moderna e “robusta” ★ Oferecer à Rede Sirius uma ferramenta estratégica para a prestação de serviços informacionais agregando qualidade e ratificando o seu perfil inovador ★ Contribuir com a excelência acadêmica da UERJ

22 Leitura recomendada ★ BENTO, Filipe Manuel dos Santos. Serviços de descoberta e redes sociais: os novos “Bibliotecários de Referência”?: novos papéis para os profissionais de informação, neste novo paradigma e no contexto do modelo de ensino preconizado por Bolonha. Slideshare. Disponível em: <http://www.slideshare.net/filipeb1/servios-de-descoberta-e-redes-sociais -os-novos-bibliotecrios-de-referncia-artigo>. Acesso em: 12 maio 2014. ★ BREEDING, Marshall. Chapter 2: Major discovery product profiles. Library Technology Reports. v. 50, n. 1, p. 33-52, jan. 2014. Disponível em: Academic OneFile. Acesso em: 10 maio 2014. ★ ______. Library Systems Report 2014, American Libraries Magazine.org. Postado em: Tuesday, April 15, 2014, 20:13 Disponível em: <http://www.americanlibrariesmagazine.org/ article/library-systems-report-2014>. Acesso em: maio de 2014. ★ DIAS, Allan Rodrigo et al. Portal de busca integrada do SIBIUSP: metodologia de implantação. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., 2012. Disponível em:. Acesso em: 20 mar. 2014.

23 Leitura recomendada ★ MARANHÃO, Ana Maria Neves. A seleção de um serviço de descoberta na web: a experiência da PUC-Rio. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., 2012. Disponível em:. Acesso em: 20 abr. 2014. ★ PARRY, Marc. As researches turn to google, libraries navigate the messy world of discovery tools. The Chronicle of Higher Education, v. 60, n. 32, Apr. 2014. Disponível em:. Acesso em: 17 abr. 2014. ★ PELED, Ido. Conferência [Avaliação de Sistemas de Descoberta] dia 20 de setembro de 2012 [vídeo]. In: Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias, 17., 2012, Gramado, RS. Anais..., 2012. Disponível em:. Acesso em: 10 maio 2014. ★ SÁ, Maria Irene da Fonseca e. Bibliotecas digitais: uma investigação sobre características e experiências de desenvolvimento. 2013. 266 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/IBICT. Rio de Janeiro, 2013.

24 Convite SERVIÇO DE DESCOBERTA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A IMPLANTAÇÃO NA REDE DE BIBLIOTECAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Fernanda Maria Lobo da Fonseca Leila Cristina Rodrigues de Andrade Dia 20/11/14 - 15:40h às 16h

25 Leila Andrade Fernanda Lobo protec@uerj.br Obrigada!


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