A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."— Transcrição da apresentação:

1

2 O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. O MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus

3

4 A Liturgia desta noite celebra o facto mais importante da História da Salvação, o Mistério mais profundo da nossa fé: a Ressurreição do Senhor. É a Liturgia mais solene de todo o ano litúrgico. Por isso, vamos aprofundar os diversos momentos:

5 1. LITURGIA DA LUZ: Cristo, simbolizado pelo CÍRIO PASCAL, é trazido solenemente a um lugar de destaque na celebração. - Do meio das TREVAS surge uma nova luz, que se irradia progressivamente para todos os lados. - Diante desse Círio, proclamamos o HINO PASCAL, pela vitória de Cristo sobre as trevas da morte e do pecado. - E as VELAS que carregamos nas mãos, lembram-nos que unidos a esse Cristo... também nós venceremos...

6 * Na BÍBLIA: o tema da Luz é muito rico: - Deus é Luz... É a primeira obra na Criação... - Jesus apresenta-se como a "Luz do Mundo"... e convida-nos a ser Luz do Mundo... "Quem me segue não anda nas trevas" A vida inspirada pela fé é um "caminhar na Luz"

7 2. LITURGIA DA PALAVRA: apresenta uma série de leituras bíblicas, que nos narram etapas importantes da História da Salvação, para depois se concentrar no Mistério de Cristo. a) Na CRIAÇÃO: Deus cria o mundo e o homem. (Gn 1,1.26-31a) Apesar da resposta negativa do homem, Deus promete um SALVADOR b) Na LIBERTAÇÃO : (Ex 14,15-15,1) Após ter escolhido ABRAÃO, como Pai de um Povo, Deus escolhe MOISÉS para consciencializar o povo da sua missão e iniciar a caminhada da Libertação...

8 - A refeição do Cordeiro, na despedida do Egipto, é símbolo da verdadeira PÁSCOA, quando Cristo se despede dos apóstolos e oferece o próprio corpo e sangue, como sinal da nova e eterna ALIANÇA...* * Era o início da Páscoa de Cristo, o novo Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. - Atravessando milagrosamente as águas do Mar Vermelho... tornou-se um Povo, livre, a caminho da Terra Prometida... * Era a Páscoa dos Judeus, celebrada todos os anos... - Essa água lembra-nos a água Baptismal: que é geradora de vida nova, tornando-nos filhos de Deus, membros do novo Povo de Deus, que também está a caminho da terra Prometida. * Por isso, o Baptismo é a Páscoa do Cristão...

9 c) OS PROFETAS: No silêncio do deserto, Deus forma o seu povo: Purifica de tantas idolatrias e quer um compromisso solene: ALIANÇA. O Povo aceita, mas muitas vezes é infiel... Para relembrar a aliança, envia os PROFETAS... (Ez 36,16-17a.18-28) d) SÃO PAULO dá uma importante Catequese Baptismal: (Rm 6,3-11) - Todos nós fomos baptizados na sua morte… - Como Cristo ressuscitou... assim também nós levemos uma vida nova... e) No EVANGELHO: Cristo Ressuscitado aparece aos seus. (Mt 28,1-10)

10 3. LITURGIA DO BAPTISMO: A ÁGUA é símbolo da vida nova recebida no BAPTISMO, que na Igreja primitiva se realizava nessa noite e hoje SE RENOVA... * O BAPTISMO é a PÁSCOA DO CRISTÃO.

11 4. LITURGIA EUCARÍSTICA : É o Memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Cada domingo deve ser uma pequena Páscoa, em que, relembrando a Páscoa de Cristo, queremos reabastecer-nos com a palavra de Deus e com o pão dos fortes, para continuar a nossa marcha para a Terra Prometida.

12 A Páscoa não é apenas um FACTO PASSADO... um DIA DO ANO... mas um PROCESSO PERMANENTE. Todos os dias, o cristão celebra a Páscoa, quando combate o homem velho do pecado, para se revestir do homem novo, em Cristo. CADA DOMINGO, na celebração da Eucaristia, deve ser um momento forte da vivência dessa Páscoa que parece não ter fim... Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima 22.03.2008 FELIZ PÁSCOA!...


Carregar ppt "O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google