A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone."— Transcrição da apresentação:

1 Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone

2 Documentação Embora tenha nascido no século XVII, a Documentação demonstra preocupações teóricas apenas a partir da década de 50 (1950), estimuladas pelos experimentos automáticos de indexação, elaboração de resumos e recuperação de informações.

3 A Documentação de Gardin Enfatizam-se os processos relacionados à passagem do texto original para a sua representação através de linguagens documentárias. Segundo Gardin, toda linguagem documentária é constituída por um conjunto de termos (o léxico), por relações entre as unidades lexicais, determinadas a priori, e por uma sintaxe que articula os encadeamentos entre os termos da linguagem.

4 Informações documentárias A elaboração de informações documentárias, independentemente do corpus documental ou do sistema documentário, compreende um conjunto de operações, esquematizáveis em três fases: 1. Ler um texto 2. Selecionar o conteúdo informacional pertinente 3. Representar informações para que sejam manipuláveis

5 Informações documentárias A ligação entre documento e usuário é estabelecida pela informação documentária, que perfaz a representação temática. As informações documentárias são unidades de representação, construídas sob uma forma (física) e um conteúdo (temático). O que? Materialização Título/Autoria/ Edição, etc. Sobre o que? Teor Indexação/Classificação, etc.

6 Informações documentárias A informação documentária é sempre de natureza contextual. Para que o processo de comunicação documentária possibilite a recuperação da informação, a linguagem documentária necessita fundamentar-se na terminologia de domínio que promove a articulação entre os conceitos.

7 Informações documentárias A construção da informação documentária recorre a recortes de conteúdo (segundo a cultura de cada povo), à analogia e à generalização, procurando reunir os conceitos a partir de seus traços comuns, numa tentativa de organizar a informação e de garantir sua recuperação posterior. A informação documentária não existe “em princípio”, mas é resultado da segmentação de conteúdos feita a partir de hipóteses de organização.

8 Informações documentárias A informação documentária, resultante de operações semânticas, permite que a observemos como uma forma de representação simbólica. A informação documentária é uma representação condensada, construída a partir de um objeto efetivamente presente – o documento.

9 Ato documentário Todo ato documentário é um ato de comunicação que tem a finalidade de promover a circulação da informação. Neste sentido, a análise documentária manipula e transforma textos em dois tipos básicos de representações: o resumo e o índice.

10 Representação A representação na Comunicação é tida como um conceito mediador entre o emissor e o receptor. É entendido, também, como o processo e o produto social da construção de sentidos, por meio de qualquer sistema de significação. Na Documentação, o termo “representação” é um conceito associado tanto à descrição de aspectos que identifiquem materialmente os documentos (catalogação) como ao processo /produto de condensação de textos (índices e resumos).

11 Representação O processo de representação em ciência da informação é fruto de segmentações do conteúdo: ou se faz uso de classificações existentes (se elas forem consideradas adequadas para acolher mais membros), ou se procura novas hipóteses de organização e segmentação. Exemplo: o ornitorrinco que não cabe em nenhuma classificação zoológica.

12 Representação A representação não tem um fim em si mesma, ao contrário, é uma construção que persegue objetivos específicos. Exemplo: num determinado contexto uma vaca é um tipo de mamífero; noutro, um animal sagrado.

13 O conceito O conceito é uma unidade de conhecimento formada por uma combinação de características. O conceito não tem vida independente, mas é o resultado de uma proposição feita dentro de um domínio do saber. Cada conceito é determinado pela posição que ocupa no conjunto estruturado de conceitos, denominado sistema conceitual.

14 Análise de Conteúdo e A. Documentária A análise de conteúdo – extrai dos textos fragmentos (palavras, temas e frases) que possam “revelar” opiniões e valores (o que está subentendido no texto). A análise documentária preocupa-se com a identificação da estrutura informacional do texto, para que, ao serem condensadas permitam ao leitor identificar seu conteúdo.

15 Superestrutura A superestrutura é um elemento fundamental para a apreensão do significado do texto, porque o domínio desses esquemas globais permite ao leitor monitorar sua leitura, de modo a integrar as várias informações textuais àquilo que é central. Ou seja, separar qual é o tema central e quais são os periféricos.

16 Inteligência Artificial A hipótese fundamental da IA é que os processos do pensamento são “mecanizáveis”, simuláveis em computador. A compreensão “automática” de um texto prevê, inicialmente, a construção de uma representação interna desse texto. Dentre essas representações temos: ensino assistido por computador, operações inteiramente automáticas de tradução, elaboração de resumos, indexação, recuperação de informação.

17 Análise Documentária e seus produtos A AD propõe-se a elaborar diversas modalidades de informações, quer sob a forma de novos textos (resumos) ou de representações padronizadas, por códigos de conversão chamados de vocabulários controlados. Ao analisar textos, o objetivo específico das operações documentárias é condensá-los, para promover sua circulação.

18 Referências KOBASHI, N. Y. Análise documentária e representação da informação. INFORMARE – Cad. Prog. Pós-Grad. Ci. Inf., Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p. 5 – 27, jul./dez. 1996. LARA, M. L. G. de. O processo de construção da informação documentária e o processo de conhecimento. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 7, n. 2, p. 127 – 139, jul./dez. 2002. LIMA, V. M. A. A informação documentária: codificação e decodificação. Transinformação, Campinas, v. 19, n. 2, p. 119 – 127, maio/ago. 2007. SOUZA, B. P. de. Representação temática da informação documentária e sua contextualização em Biblioteca. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 9, n. 2, p. 132 – 146, jul./dez. 2013.


Carregar ppt "Informação documentária Profa. Giovana Deliberali Maimone."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google