A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote."— Transcrição da apresentação:

1 O Papel da Família na Escola

2 CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote

3 Hoje a escola se insere como instituição social relevante aos processos de percepção assimilação da Herança cultural acumulada pela humanidade ao longo de sua trajetória. A escola enquanto tempo espaço e cotidiano possui importante função social. Procuramos Escola Estadual Firmino Costa,onde o motivo principal de queixa é a dificuldade das famílias participarem da educação dos filhos.

4 Hoje em dia principalmente em escolas públicas a relação família e escola está cada vez mais difícil pois segundo pesquisas as famílias acreditam que a escola é total responsável pela educação do seus filhos. E com certeza este papel precisa ser conjunto tanto da família como dos professores.

5 Existe a forma da escola se tornar parte da vida familiar dos alunos como participando desta e com isso orientando os pais muitas vezes como educar seus filhos porém esta junção da família com a escola hoje vem se tornando uma situação muito controversa pois ambas muitas vezes não conseguem entrar em um acordo sobre educação dos alunos e filhos.

6 Muitas vezes a grande circulação de conceitos, métodos, valores e ideais entre as instituições podem gerar uma confusão quanto a seus objetivos modificando-os sendo utilizadas muitas vezes como intromissão na vida das famílias (Oliveira, 2002). Este papel da escola pode se tornar muitas vezes paternalista não favorecendo a relação família com a escola.

7 Com isso precisa considerar que tanto pais como professores ocupam papeis diferentes e considera- se as interações entre eles e a complementaridade de suas funções na educação de crianças algo positivo. Entretanto, faz-se necessário guardar as suas convergências e pontuar as suas responsabilidades específicas, promovendo novas reflexões junto à sociedade, às instituições e aos sujeitos.

8 Intervenção Uma forma de intervenção seria uma palestra para os pais com o intuito de aceitarem melhor o papel da escola e a importância de participarem junto com a escola da educação dos filhos.

9 Referências Bibliográficas WAGNER.A,SILVEIRA.B.O.M.L, Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) * Volume 13, Número 2,* 283- 291.(2009).

10 Obrigado!!!


Carregar ppt "O Papel da Família na Escola. CENTRO UNIVERSITÁRIO DE LAVRAS Nome: Ariana Freire Gilberto Marques Luciano Silva Mayra Massote."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google