A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ELEMENTOS DE MÁQUINAS Técnico em Eletromecânica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ELEMENTOS DE MÁQUINAS Técnico em Eletromecânica."— Transcrição da apresentação:

1 ELEMENTOS DE MÁQUINAS Técnico em Eletromecânica.
Professor Camilo Bertól. Carga Horária: 30 hr. 2ª Fase.

2 Elementos de Apoio Os elementos de apoio consistem em acessórios auxiliares para funcionamento das máquinas. Serão abordados os seguintes elementos de apoio: Buchas Guias Mancais

3 Buchas Transportes com rodas e eixos
Durante o movimento de rotação as superfícies em contato provocavam atrito. A solução encontrada foi a de colocar um anel de metal entre o eixo e as rodas.

4 BUCHAS - CLASSIFICAÇÃO
Quanto ao tipo de solicitação: Buchas de Fricção Radial Buchas de Fricção Axial Buchas Cônicas

5 Buchas-guia para furação e também para alargamento
BUCHAS - FURAÇÃO Buchas-guia para furação e também para alargamento dos furos.

6 Guias A guia tem a função de manter a direção de uma peça em movimento. Por exemplo, numa janela corrediça, seu movimento de abrir e de fechar é feito dentro de trilhos. Esses trilhos evitam que o movimento saia da direção.

7 Guias - Exemplos Em uma serra de fita, a guia assegura a direção da trajetória da serra. Um conjunto de guias com perfis variados, denomina-se barramento.

8 Barramento de torno

9 Guias - Tipos Constituídas de peças cilíndricas ou prismáticas.

10 Guias - Tipos Fechadas ou Abertas

11 GUIAS - CLASSIFICAÇÃO Guias de deslizamento.

12 GUIAS - CLASSIFICAÇÃO Guias de deslizamento.
As guias de rolamento geram menor atrito que as guias de deslizamento. Isto ocorre porque os elementos rolantes giram entre as guias. Os elementos rolantes podem ser esferas ou roletes, como ilustrações apresentadas no quadro a seguir.

13

14 Máquinas de grande porte é usada a guia hidrostática.

15 Guias - Réguas de ajustes
Quando uma ou mais peças se movimentam apoiadas em guias, as superfícies entram em contato por atrito. Com o passar do tempo, o movimento vai provocando desgaste das superfícies dando origem a folga no sistema, mesmo que ele seja sempre lubrificado. Para evitar que essa folga prejudique a precisão do movimento, é preciso que ela seja compensada por meio de réguas de ajuste. As réguas têm perfil variado, de acordo com a dimensão da folga.

16 Guias - Réguas de ajustes

17 GUIAS - LUBRIFICAÇÃO De modo geral, as guias são lubrificadas com óleo (ISOVG32 até 68) que é introduzido entre as superfícies em contato por meio de ranhuras ou canais de lubrificação. O óleo deve correr pelas ranhuras de modo que atinja toda a extensão da pista e forme uma película lubrificante. Essas ranhuras são feitas sempre na pista da peça móvel, conforme mostram as ilustrações.

18 GUIAS - LUBRIFICAÇÃO

19 CONSERVAÇÃO DE GUIAS Para conservar as guias de deslizamento e de rolamento em bom estado, são recomendadas as seguintes medidas: Manter as guias sempre lubrificadas. Protegê-las quando são expostas a um meio abrasivo. Protegê-las com madeira quando forem usadas como apoio de algum objeto. Providenciar a manutenção do ajuste da régua, sempre que necessário.

20 Mancais Os mancais como as buchas têm a função de servir de suporte a eixos, de modo a reduzir o atrito e amortecer choques ou vibrações. Eles podem ser de deslizamento ou de rolamento. Os mancais de deslizamento são constituídos de uma bucha fixada num suporte. São usados em máquinas pesadas ou em equipamentos de baixa rotação.

21 Mancal de Deslizamento

22 Mancal de Rolamento Os mancais de rolamento dispõem de elementos rolantes: esferas, roletes e agulhas.

23 Deslizamento x Rolamento
Em relação aos mancais de deslizamento, os mancais de rolamentos apresentam as seguintes vantagens: Menor atrito e aquecimento. Pouca lubrificação. Condições de intercâmbio internacional. Não desgasta o eixo. Evita grande folga no decorrer do uso.

24 Deslizamento x Rolamento
Mas os mancais de rolamentos têm algumas desvantagens: Muita sensibilidade a choques. Maior custo de fabricação. Pouca tolerância para carcaça e alojamento do eixo. Não suportam cargas muito elevadas. Ocupam maior espaço radial.


Carregar ppt "ELEMENTOS DE MÁQUINAS Técnico em Eletromecânica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google