A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada."— Transcrição da apresentação:

1 Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada na sociedade e com caráter normativo - ou seja, ela define regras (normas) e exerce formas de controle social. Exemplo: o Estado, a Igreja, a escola, a família, o trabalho assalariado, a propriedade privada, etc. As instituições são formadas para atender as necessidades sociais. Servem também de instrumento de regulação e controle das relações sociais e das atividades dos membros da sociedade em que estão inseridas. Para isso, dispõem de um poder normativo e coercitivo aceito pela maioria da população dessa sociedade.

2 Características das Instituições Sociais Características das Instituições Sociais Normativa – Define regras e normas de unidade, identidade e conduta social Objetividade – Reconhecidas e legitimadas pelos indivíduos membros da sociedade; Coercitividade - As instituições têm o poder de exercer pressões sobre as pessoas, de modo a levá-las a agir segundo os padrões de comportamento considerados corretos pela sociedade, assim exercendo formas de controle social; Exterioridade - Apresentam realidade externa aos indivíduos; Historicidade – Apresentam sua própria história. Acumulam contribuições e características de várias gerações. As instituições já existiam antes do nascimento do indivíduo e continuarão a existir depois de sua morte.

3 A Família Grupo primário de forte influência na formação do indivíduo, a família é o primeiro corpo social no qual os indivíduos convivem. É um tipo de agrupamento social cuja estrutura varia em alguns aspectos no tempo e no espaço. Essa variação pode se referir ao número e à forma do casamento, ao tipo de família e aos papéis familiares. Monogamia X Poligamia Endogamia X Exogamia

4 A Igreja Todas as sociedades conheceram ou conhecem alguma forma de religião. Na verdade, as crenças religiosas são um fato social universal, porque ocorrem em toda parte, desde os tempos mais remotos. A crença em algum tipo de divindade e o sentimento religioso são fenômenos comuns a todas as épocas e lugares do planeta. Cada povo tem nas crenças religiosas um fator de estabilidade, de aceitação da hierarquia social e de obediência às normas que a sociedade considera necessárias para a manutenção do equilíbrio social. Por isso, a religião desempenhou quase sempre uma função social estabilizadora. Monoteísmo X Politeísmo

5 A Propriedade Privada como Instituição Social Adotando a perspectiva econômica de análise, há uma instituição social fundamental para a sociedade capitalista contemporânea: a propriedade privada dos meios de produção. Ela é a base da estrutura de classes da sociedade atual, e sua autoridade é tão grande que todas as leis costumam garanti-Ia.

6 As Instituições são interdependentes As instituições sociais são fenômenos históricos e, como tais, podem sofrer mudanças e até mesmo deixar de existir. A escravidão foi uma instituição vigente no Brasil entre 1500 e 1888. Com a libertação dos escravos, as instituições econômicas do país sofreram profundas transformações: deixou de haver trabalho escravo e os trabalhadores passaram a receber salário. Como resultado, as instituições familiar, religiosa e educacional foram igualmente afetadas por essa mudança institucional e tiveram de reorganizar seu sistema de status, seus padrões de comportamento e suas normas jurídicas em relação aos ex-escravos. O exemplo mostra que uma instituição não existe isolada das outras. Há entre elas uma relação de interdependência, de tal forma que qualquer alteração em determinada instituição pode acarretar mudanças maiores ou menores nas outras.


Carregar ppt "Instituições Sociais define regrasexerce formas de controle social Instituição é toda forma ou estrutura social estabelecida, constituída, sedimentada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google