A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA"— Transcrição da apresentação:

1 MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA
EBD / IPN – 2016 – ANO DA COMUNHÃO MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA Parâmetros para a interação entre os sexos PARÂMETROS PARA A INTERAÇÃO ENTRE OS SEXOS Presb. Antônio Pacheco Cecília Finotti Nishikawa Almeida Prof. Titular: Presb. Antônio Pacheco Profa Assistente: Cecília Finotti Nishikawa Almeida

2 CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / CRONOGRAMA
MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA CONTEÚDO PROGRAMÁTICO / CRONOGRAMA aulas Datas Conteúdo 1 21/fev Macho e Fêmea: o controverso cenário da atualidade 2 28/fev Gênesis: A imagem de Deus e o Complementarismo dos dois sexos 3 6/mar Adão, o que está acontecendo com os homens hoje? 4 13/mar Neopaganismo e a perversão sexual contemporânea 5 20/mar Feminismo evangélico – essa moda pegou - 27/mar CULTO DA RESSURREIÇÃO 6 3/abr Autoridade, Submissão e as trincheiras defensivas do homem e da mulher 7 10/abr O Homem Bíblico na família 8 17/abr A Mulher Bíblica na família 9 24/abr Educando Meninos e Meninas sexualmente saudáveis

3 A MULHER BÍBLICA NA FAMÍLIA
Cecília Finotti Nishikawa Almeida

4 Quais devem ser as prioridades de uma mulher que tem uma família?
Que dificuldades a mulher enfrenta nos dias de hoje para cumprir essas prioridades? Especificamente, em relação à mulher que é esposa e mãe.

5 “SUPER-MULHERES”? O que nós, mulheres cristãs, estamos almejando ser e nos esforçando para ser: 1) “super-mulheres”, mulheres multi-tarefas, que fazem de tudo um pouco no meio da correria do dia-a-dia? que se gabam por fazerem mil e uma atividades dentro e fora do lar, que se orgulham pela conquista da independência financeira (muitas vezes ganhando mais que o próprio marido) e que dela não abrem mão, que se desdobram e se sacrificam pelo reconhecimento profissional e pelo destaque na sociedade, e ao mesmo tempo são esposas, mães e donas-de-casa...

6 OU MULHERES SÁBIAS E VIRTUOSAS?
2) Ou mulheres sábias e virtuosas, conforme o ensino da Palavra de Deus, conforme o chamado de Deus para nossas vidas?

7 “A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata, com as próprias mãos, a derriba.”
Provérbios 14.1 A Bíblia nos ensina, em Provérbios 14.1, que a mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derriba.

8 A MULHER VIRTUOSA Provérbios 31.10-31
E mais adiante, também em Provérbios, no capítulo 31, a Bíblia descreve em maiores detalhes como uma mulher virtuosa aplica os princípios da sabedoria em termos práticos e espirituais.

9 10 Mulher virtuosa, quem a achará
10 Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede o de finas jóias. 11 O coração do seu marido confia nela, e não haverá falta de ganho. 12 Ela lhe faz bem e não mal, todos os dias da sua vida. 13 Busca lã e linho e de bom grado trabalha com as mãos. 14 É como o navio mercante: de longe traz o seu pão. 15 É ainda noite, e já se levanta, e dá mantimento à sua casa e a tarefa às suas servas. 16 Examina uma propriedade e adquire-a; planta uma vinha com as rendas do seu trabalho. 17 Cinge os lombos de força e fortalece os braços. 18 Ela percebe que o seu ganho é bom; a sua lâmpada não se apaga de noite. 19 Estende as mãos ao fuso, mãos que pegam na roca. 20 Abre a mão ao aflito; e ainda a estende ao necessitado. 21 No tocante à sua casa, não teme a neve, pois todos andam vestidos de lã escarlate. 22 Faz para si cobertas, veste-se de linho fino e de púrpura.

10 23 Seu marido é estimado entre os juízes, quando se assenta com os anciãos da terra. 24 Ela faz roupas de linho fino, e vende-as, e dá cintas aos mercadores. 25 A força e a dignidade são os seus vestidos, e, quanto ao dia de amanhã, não tem preocupações. 26 Fala com sabedoria, e a instrução da bondade está na sua língua. 27 Atende ao bom andamento da sua casa e não come o pão da preguiça. 28 Levantam-se seus filhos e lhe chamam ditosa; seu marido a louva, dizendo: 29 Muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas. 30 Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. 31 Dai-lhe do fruto das suas mãos, e de público a louvarão as suas obras.

11 A MULHER VIRTUOSA ... ... É uma mulher sábia, que tem consciência de suas prioridades. O casamento, a maternidade e o gerenciamento do lar são o centro, o coração, os compromissos dominantes dessa mulher. ... É uma mulher que teme ao Senhor “O temor do Senhor é o princípio da sabedoria” (Pv 9.10) ... É uma mulher realizada e feliz Ela recebe louvor do marido, dos filhos, de Deus e de suas próprias obras. Embora a mulher virtuosa de Pv 31 se mostre competente para os negócios, como comerciante e empreendedora que é, podemos perceber que o foco dessa mulher é a esfera de seu lar, de sua família. Essa é sua prioridade. Tudo que essa mulher faz gira em torno da esfera do lar. O casamento, a maternidade e o gerenciamento do lar são o centro, o coração, os compromissos dominantes dessa mulher. Essa mulher é uma mulher que teme ao Senhor, por isso ela é sábia e sabe priorizar de fato aquilo que Deus quer que ela priorize. Essa mulher é realizada e feliz. Seu trabalho, suas atividades, suas ocupações a satisfazem. Ela tem gozo e alegria em tudo o que faz porque faz para o Senhor, em obediência ao seu chamado e para a Sua glória. Ela recebe a recompensa por meio do louvor daqueles a quem mais ama.

12 3 PRIORIDADES DA MULHER BÍBLICA:
1ª: Casamento 2ª: Maternidade 3ª: Gerenciamento do Lar Claro que algumas mulheres são solteiras e talvez continuem sendo solteiras, podendo o celibato ser até um chamado de Deus para melhor servi-lo e se dedicar à Sua obra, e Deus derrama graça sobre elas. Outras mulheres, mesmo sendo casadas, decidem com seu marido não ter filhos, ou então não podem ter filhos. Deus derrama graça sobre elas também. Outras mulheres são mães que criam seus filhos sozinhas, sem a companhia de um marido. Deus derrama graça sobre elas também. Mas nessa aula vamos falar do chamado de Deus para as mulheres em geral, que inclui essas 3 prioridades. Discutiremos especialmente as questões que geralmente são mais controversas e os dilemas

13 1º CHAMADO: O CASAMENTO Qual é o papel da esposa?

14 “As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo o salvador do corpo. Como, porém, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas ao seu marido.” Efésios Qual é a palavra que geralmente gera polêmica nesse texto e que é mal interpretada?

15 SUBMISSÃO AO MARIDO? COMO ASSIM?

16 VÍDEO 5’

17 RAZÕES PARA A SUBMISSÃO
RAZÃO DEVOCIONAL (Ef 5.22) “como ao Senhor”: parte do culto a Cristo RAZÃO TEOLÓGICA (Ef 5.23; 1 Co 11.3) Refletir a Trindade RAZÃO ECLESIOLÓGICA (Ef 5.24) Refletir o relacionamento entre Cristo e a Igreja RAZÃO EVANGELÍSTICA (1 Pe 3.1; Tt 2.5) Testemunho para o marido e para a sociedade A Bíblia nos dá algumas razões para a Submissão: Abram suas Bíblias primeiramente em Efésios 1. A Razão Devocional, – Sujeitar-se ao marido “como ao Senhor” – Como parte do culto a Cristo. – De forma voluntária e de coração. – Contudo, não submeter-se de forma absoluta como se submete a Cristo. – Mulheres submissas a Cristo terão melhor condição de se submeter ao marido. 2. A Razão Teológica, – “O marido é o cabeça da mulher”. – Cabeça: autoridade, não origem. – Deus estruturou a sociedade humana hierarquicamente (Estado, Igreja, família). – Isto reflete o princípio da Trindade econômica (1Co 11.3: “Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o cabeça de todo homem, e o homem o cabeça da mulher, e Deus, o cabeça de Cristo.”) – Igualdade mas com diferentes funções. 3. A Razão Eclesiológica, – Desde o Éden o casamento prefigurava a relação entre Cristo e sua Igreja. – Os papéis da mulher e do homem devem sempre refletir esta relação em qualquer cultura. – A submissão da esposa sempre é um exemplo prática e uma ilustração da postura da Igreja com respeito ao seu Senhor e Salvador. 4. Razão evangelística Em 1 Pedro 3.1-2, a mulher submissa pode vir a ganhar o seu esposo para Cristo sem palavra alguma, mas apenas por meio de seu procedimento de submissão. Em Tito 2.3-5, Paulo exorta as mulheres para que sejam “sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada”, o que denota a preocupação de Paulo a respeito do impacto do testemunho dos cristãos na pregação do evangelho.

18 O QUE A SUBMISSÃO BÍBLICA NÃO É
Submissão não é ser inferior. Submissão não é anular-se. Submissão não é concordar com tudo que o marido pensa e nem fazer tudo o que o marido “manda”. Submissão não é demérito nem desonra. Submissão não é ausência de liberdade. Submissão não é ser inferior. Homem e mulher foram criados à imagem de Deus, conforme está descrito em Gênesis. Ambos têm o mesmo valor e dignidade, mas essa valor e dignidade se expressam de forma diferente por meio de papéis diferentes. Portanto: a mulher não é capacho do marido. Ela não é serviçal nem empregada do marido. E nem objeto sexual do marido. Submissão não é anular-se. Não é ser passiva, apagada, sem direito, sem vez e sem voz. Não é ser uma uma pessoa sem influência sobre seu marido e seu lar. Muito pelo contrário. Submissão é ter uma missão sob a missão do marido: a missão de auxiliadora idônea, aquela que olha nos olhos, exorta, encoraja, ajuda, cultiva a liderança do marido. É exercer a sua função com discernimento, alegria, eficiência e gratidão a Deus. Submissão não é concordar com tudo o que o marido pensa e nem fazer tudo o que o marido “manda”. Se, por exemplo, a mulher tem um marido incrédulo e ele diz à esposa que Deus não existe e que de agora em diante ela não pode orar nem seguir a Cristo, a esposa cristã pode, com uma atitude submissa e respeitosa, dizer ao marido que deseja seguir a liderança dele, mas que nesse aspecto ela não pode se submeter a ele, pois “antes importa obedecer a Deus do que aos homens” (At 5.29) Se o marido diz à esposa para realizar algo que a leve a pecar (por exemplo, mentir ou se envolver em pornografia), ela deve expressar ao marido, de forma respeitosa e não com arrogância, que deseja seguir sua liderança, mas não nesse momento, com essas atitudes... Submissão não é demérito nem desonra. Pelo contrário, é uma honra. A submissão da mulher ao marido deve refletir a submissão da Igreja ao seu Senhor, Jesus Cristo. E a glória da igreja é sua submissão a Cristo. A igreja se regozija e se alegra em se submeter a Cristo, pois Cristo a amou, morreu e se entregou por ela. Da mesma forma, a submissão da mulher ao marido é algo honroso, pois reflete o relacionamento entre Cristo e sua Igreja. Submissão não é ausência de liberdade. Pelo contrário, a submissão é uma disposição libertadora para afirmar, receber e cultivar a liderança do marido. Quanto mais submissa a igreja é a Cristo, mais livre ela é, mais feliz ela se sente. Jo 8.36 diz que “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”. Você só é livre para dirigir o seu carro, quando obedece as leis do trânsito. Assim, a liberdade da mulher está em sua submissão ao marido.

19 O QUE É A SUBMISSÃO BÍBLICA:
“Submissão no casamento é o chamado de uma esposa para honrar e afirmar a liderança de seu marido, e assim ajudá-lo a exercer essa liderança, de acordo com seus dons.” John Piper (

20 SUGESTÕES PRÁTICAS PARA A ESPOSA QUE DESEJA SUBMETER-SE AO MARIDO:
Esteja, primeiramente, sujeita a Cristo. Cultive a sua vida devocional.  Ore pelo marido. Aprenda a amá-lo, conforme a Bíblia. Permita que ele exerça a autoridade e a liderança no lar. Seja o complemento do marido. Aceite e aprecie a proteção que ele oferece.

21 2º CHAMADO: A MATERNIDADE
Claramente, Deus não deseja que todas as mulheres sejam mães. Algumas não devem nem se casar, desde que receberam dele o dom de solteiras. Ele permite que outras não tenham filhos a fim de cumprirem melhor os seus propósitos (no Reino de Deus). Mas, como regra geral, a maternidade é a maior contribuição que a mulher pode dar à humanidade, sendo o chamado mais elevado da mulher. Um chamado excelente

22 VÍDEO 10’50”

23 O ELEVADO CHAMADO DA MATERNIDADE: Ministério do ensino, do exemplo e da intercessão pelos filhos
Consciência de que a maternidade é um chamado de Deus; é um MINISTÉRIO! Consciência de que a essa missão deve ser uma prioridade. Amor sacrificial pelos filhos. Vida de devoção e piedade. Dedicar-se aos filhos e ter tempo para eles. Amor sacrificial pelos filhos (abrir mão de muitas questões pessoais em prol do benefício físico, emocional e espiritual dos filhos. P. ex. abrir mão de uma carreira bem-sucedida, abrir mão de alguns confortos e atividades pessoais) Vida de devoção e piedade: para a mãe criar filhos piedosos, ela mesma precisa ser piedosa, ter uma vida de devoção ao Senhor, ser exemplo para seus filhos. Dedicação e tempo para os filhos: Não basta o “tempo de qualidade” (isso é um mito, uma justificativa dos tempos pós-modernos para se apaziguar o sentimento de culpa das mulheres que trabalham o tempo todo fora de casa). É preciso tempo em quantidade também.

24 “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão, para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos.” Deuteronômio 11.19

25 O DILEMA DOS DIAS ATUAIS
MÃES QUE NÃO TÊM TEMPO PARA SEUS FILHOS

26 Mães podem trabalhar em tempo integral fora de casa?

27 VÍDEO 9’40”

28 ALGUNS MOTIVOS QUE LEVAM A MULHER A TRABALHAR FORA DE CASA:
O marido não consegue ser sozinho o provedor do lar (para suprir as necessidades básicas da família) Ausência do marido (solteiras, viúvas ou divorciadas) A mulher considera o sucesso profissional mais importante para sua realização pessoal do que o chamado para ser esposa, mãe e dona-de-casa. A família não quer abrir mão de um padrão de vida mais elevado. Alguns motivos são até legítimos (os dois primeiros). Porém outras motivações são até egoístas. É necessário termos discernimento correto sobre nossas prioridades como esposa e mãe. Negligenciar essa prioridade, esse chamado, esse ministério para o qual Deus nos chamou por razões egoístas pode ser até mesmo um pecado.

29 PARA REFLEXÃO E APLICAÇÃO PESSOAL (John Macarthur Jr)
Se você é mãe e trabalha fora de casa, avalie por que está fazendo isto e se isto está comprometendo sua missão como esposa, mãe e dona-de-casa. Converse com seu marido e busque a direção de Deus para decidirem juntos como fazer somente aquilo que melhore e enriqueça sua vida familiar e que alcance objetivos espirituais. Considere com cuidado se o padrão de vida de sua família é aceitável diante de Deus. Faça ajustes que forem necessários, mesmo que seja preciso fazer sacrifícios e aprender a viver com menos. “Homens e mulheres” (John MacArthur, Jr)

30 PARA REFLEXÃO E APLICAÇÃO PESSOAL (John Macarthur Jr)
Se você é uma mãe que fica em casa com os filhos, avalie se seu tempo está sendo gasto de forma produtiva, para moldar uma vida de piedade em seus filhos. Certifique-se de que cada dia tenha uma relevância espiritual, para que seus filhos aprendam a olhar a vida da perspectiva de Deus. Prepare seus filhos para resistir à influência secular da sociedade, ensinando-lhes valores piedosos. John MacArthur diz que “não há virtude em apenas ficar em casa; o importante é o que fazemos quando estamos lá. Só porque uma mãe não trabalha fora não quer dizer que ela seja espiritual. Se ela passa grande parte do seu tempo assistindo novelas na TV ou em atividades sem proveito algum, sua influência pode ser pior do que a mãe que trabalha fora e negligencia o cuidado dos filhos.” “Homens e mulheres” (John MacArthur, Jr)

31 3º CHAMADO: O GERENCIAMENTO DO LAR

32 “Quanto às mulheres idosas
  “Quanto às mulheres idosas... que sejam mestras do bem, a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.” Tito 2.5

33 CUIDANDO DO LAR PARA A GLÓRIA DE DEUS!
As mulheres casadas são as principais responsáveis por propiciar um ambiente agradável, confortável, acolhedor e piedoso para sua família. Cuidar do lar é uma forma prática, evidente e constante do nosso serviço amoroso para com a nossa família e de obediência a Deus. A decisão de dedicar-se prioritariamente à família e ao lar, motivada pelo amor a Deus e obediência à Sua Palavra, traz glórias ao Senhor. Exemplo de Edith Schaeffer (forma impressionante de como tornou seu lar um lugar muito acolhedor tanto para a família quanto para estranhos. Ela, juntamente com seu marido Francis Schaeffer, fundaram o L’Abri – ‘abrigo’ em francês, na Suíça, uma espécie de albergue nos alpes suiços onde recebiam, hospedavam e evangelizavam estranhos que ali achegavam. Edith demonstrava amor em cada detalhe do cuidado em seu lar: no arranjo de flores que montava, na forma de servir à mesa, tudo com arte e beleza)

34

35 MULHER, O LAR É SUA PRIORIDADE!
Cumpra sua missão para a glória do Senhor!

36 MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA
Que bom que você compareceu a esta aula! Que Deus lhe dê uma ótima semana!

37 MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA


Carregar ppt "MASCULINIDADE, FEMINILIDADE E A BÍBLIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google