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PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.

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1 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica. 2. Registrar as explicações do projeto de iniciação científica 2013.

2 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA: Trabalho em grupo Disciplinas envolvidas: Ciências e Matemática Avaliação: 3º e 4º bimestres Produtos a entregar: (1) Projeto de Pesquisa; (2) Divulgação dos Resultados e Conclusões – apresentação para a banca de professores e pôster no congresso.

3 ETAPAS DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: (1) Definição do tema de estudo (2) Elaboração das perguntas científicas (3) Elaboração da metodologia de investigação (4) Coleta de dados (5) Análise dos dados (6) Divulgação dos resultados e conclusões

4 Exemplo.... Definição do tema de estudo Definição do tema de estudo: Uso de drogas na adolescência O que eu quero investigar sobre esse tema? Isso me faz elaborar as perguntas científicas (perguntas de investigação) Então, o que são as perguntas científicas? São as perguntas que representam a investigação do tema de estudo. São perguntas que não podem ser feitas para as pessoas em estudo. Essas perguntas só podem ser respondidas depois da coleta e análise dos dados.

5 Exemplo.... Elaboração das perguntas científicas: (1) O consumo de maconha entre os adolescentes é maior que aquele observado há 10 anos atrás? (2) Os adolescentes que estudam em escolas públicas usam mais drogas ilícitas que adolescentes que estudam em escolas particulares? Veja que não faz sentido fazer essas perguntas aos adolescentes. Eles não poderão dar respostas confiáveis (respostas baseadas em dados) Serão apenas opiniões!!!!

6 Exemplo.... Elaboração da metodologia de investigação Elaboração da metodologia de investigação: As perguntas científicas podem ser investigadas? Isso me faz pensar nos procedimentos necessários para a investigação (tudo que deve ser feito para que elaborar as perguntas científicas (perguntas de investigação) Então, o que é a metodologia de investigação? O conjunto de procedimentos necessários para que a investigação tenha sucesso. O sucesso da investigação significa a resolução das perguntas científicas.

7 Exemplo.... (1) O consumo de maconha entre os adolescentes é maior que aquele observado há 10 anos atrás? O que devo fazer para investigar adequadamente essa pergunta? (1) Verificar o consumo de maconha entre os adolescentes (como fazer isso?) (2) Definir quem são os adolescentes: idade, classe social, sexo... (3) Definir o que é consumo de droga (tipos de consumo). Pesquisar definições ou até mesmo criar definições.... (4) Verificar o consumo de maconha há 10 anos atrás. (como fazer isso?) Quanto mais completa a metodologia estiver, maiores as chances de sucesso na investigação.

8 PROJETO DE PESQUISA Modelo Nome dos integrantes do grupo Tema de investigação (dado pelo professor) Pergunta Científica 1 + Hipótese 1 (dada pelo professor) Pergunta Científica 2 + Hipótese 2 (elaborada pelo grupo) Metodologia para cada Pergunta+Hipótese (elaborada pelo grupo) Cronograma de coleta de dados e divisão de tarefas (elaborados pelo grupo) Calendário Projeto - específico de cada turma Coleta de dados: 09/09 a 20/09 OBSERVAÇÃO O grupo deve juntar entrevistas com pesquisa em bibliografia (obrigatório) O grupo deve analisar um mínimo de 100 pessoas.

9 PROJETO DE PESQUISA Temas Tema 1: Uso da cantina: P1: Será que os 3 alimentos mais consumidos pelos alunos na cantina são boas fontes de nutrientes variados? H1: Os 3 alimentos mais consumidos pelos alunos na cantina não oferecem uma boa variedade de nutrientes. Tema 2: Lanche no recreio P1: Será que os alunos trazem lanche de casa tem uma refeição mais pobre em gorduras saturadas do que aqueles que compram na cantina? H1: Os alunos que trazem lanche de casa consomem mais alimentos pobres em gordura saturada do que aqueles que compram na cantina. Tema 3: Fast Food P1: Será que os alunos que mais consomem fast food apresentam pior desempenho escolar? H1: Alunos que consomem muito fast food tem um desempenho escolar pior do que os alunos que consomem pouco deste tipo de alimento.

10 PROJETO DE PESQUISA Temas Tema 4: Cuidados Básicos com a saúde: P1: Será que os alunos lavam as mãos antes de fazer a refeição do recreio? H1: Os alunos, em sua maioria, não costumam lavar as mãos antes de se alimentar no recreio. Tema 5: Consumo de doces P1: Os alunos consomem alimentos ricos em açúcares na maior parte das refeições que fazem no dia? H1: Os alunos não consomem alimentos ricos em açúcares na maior parte das refeições que fazem no dia. Tema 6: Alimentação diária P1: Será que os alunos que consomem um café da manhã balanceado apresentam melhor desempenho escolar em relação aos alunos que não se alimentam adequadamente nessa refeição? H1: Os alunos que consomem um café da manhã balanceado apresentam melhor desempenho escolar em relação aos alunos que não se alimentam adequadamente nessa refeição.

11 PROJETO DE PESQUISA Temas Tema 7: Prática de atividades físicas: P1: Será que a maioria dos alunos pratica atividades físicas regularmente? H1: A maioria dos alunos não pratica atividades físicas regularmente, podendo ser considerada sedentária. Tema 8: Alimentação diária P1: Será que a maioria dos alunos consome de 3 a 5 porções diárias de frutas? H1: A maioria dos alunos consome menos de 3 porções diárias de frutas.

12 GRUPOS – 8º A Grupo 1: Arthur, Theodora, Flávia, Daniel Grupo 2: Victor, Juliana, Luca, Stephanie Grupo 3: Fernando, Laura, Mariana, Gabriel Madasi Grupo 4: Gabriel Buzzar, Marcela, Gabriel Borges, Lorena Grupo 5: João Pedro Araújo, Guilherme Pedroso, Isadora, Melissa Grupo 6: Guilherme Staub, Júlia, Cristina, guilherme Mauad, Rafael Grupo 7: Caio, Carol, Carolina, Pedro Grupo 8: Henrique, Ricardo, João Pedro Borejo, Nicolas

13 GRUPOS – 8º B Grupo 1: Amanda, Beatriz, Guilherme Carvalho, Gustavo Grupo 2: Ana Carolina, Victoria, Guilherme Oka, Marcelo Grupo 3: Ana Luisa, Marina, pedro Botelho, Bruno Ikeda Grupo 4: Antonia, Mariana, Eduardo, Pedro Miragaia Grupo 5: Bruna, Giovanna, Caio, Rodrigo Grupo 6: helena, Jade, João Victor, Nadim Grupo 7: Mariah, Carolina, Gabriel Morete, Lukas Grupo 8: Lúcia, Gabriela, Daniel, Gabriel Parolin, Gabriel Diógenes

14 GRUPOS – 8º C Grupo 1: Alice B., Ana Beatriz, Gabriel, Marcelo Grupo 2: Alice G., Sophia T., Bruno Clara, Lucas Grupo 3: Ana Luiza, Beatriz, Bruno G., Pedro Duarte Grupo 4: Ana Clara, Catharina, Fernando, Pedro Provazi Grupo 5: Fernanda, Estevão, Lara, João Victor Grupo 6: Lucca, Leonardo, Dylan, Eduarda, Isabela Grupo 7: Ana Gabriela, Carolina, Enzo, Julia Miranda, Júlia Pinheiro Grupo 8: Luana, Laura, Juliana L., Juliana S, Sofia

15 GRUPOS – 8º D Grupo 1: Anne, Gabriela L., João Pedro, Rodrigo Grupo 2: Beatriz, Camila, Arthur, Mateo, Gustavo R. Grupo 3: Julia, Gabriela G., Pedro, Matheus Grupo 4: Raquel, Giulia, Fernando Safadi, Gustavo V. Grupo 5: Julie, Gabriela D., Gabriel, Rafael Miranda Grupo 6: Carlo, Fernando Augusto, Letícia, Luana Grupo 7: Laura, Martina, Leonardo, Gianluca, Sofia Grupo 8: Lucas, Daniel, Rafael Luz, Victoria, Bruno


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