A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”"— Transcrição da apresentação:

1 Platão (428-347 a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”
Alunos: Amanda, Arthur H, Eduardo P, Hendrio, Igor e Wesley. Professor: Jacson Turma: 02/2015

2 Caso Sócrates

3 Platão ( a.C) A importância de Platão deriva sobretudo da teoria do conhecimento, que serve de base para a construção do seu sistema filosófico. Costumava citar mitos e alegorias , no intuito de tornar mais concreta a exposição e preparar o terreno para a exposição abstrata de suas ideias.

4 Alegoria da Caverna

5 Alegoria da Caverna

6 Alegoria da Caverna

7 Alegoria da Caverna Representa as etapas da educação de um filósofo ao sair do mundo das sombras ( das aparências) para alcançar o conhecimento verdadeiro. Após essa experiência, ele deve voltar à caverna para orientar os demais e assumir o governo da cidade.

8 Análise da Alegoria Pode ser feita pelo menos dois pontos de vista:
O político: com o retorno do filósofo-político (rei-filósofo) que conhece a arte de governar. O epistemológico: quando o filósofo volta para despertar nos outros o conhecimento verdadeiro.

9 O Rei-Filósofo A valorização da Filosofia como conhecimento superior leva Platão à idealização do rei-filósofo: Para o Estado ser bem governado, é preciso que “os filósofos se tornem reis ou os reis se tornem filósofos”.

10 Conhecimento Sensível e Inteligível
Platão distingue dois tipos de conhecimento: o sensível e o inteligível, que se subdividem em outros graus. Observando a ilustração da caverna identificamos quatro formas da realidade: as sombras, as marionetes, o exterior da caverna e o Sol.

11 A representação das quatro formas da realidade
As sombras – a aparência sensível das coisas. As marionetes – a representação de animais, plantas, ou seja, das coisas sensíveis. O exterior da caverna – a realidade das ideias. O Sol – a suprema ideia do Bem. O muro representa a separação de dois tipos de conhecimento: o sensível e o inteligível.

12 A dialética Platônica A alegoria da caverna é a metáfora que serve de base para Platão expor a dialética dos graus do conhecimento. Sair das sombras para a visão do Sol representa a passagem dos graus inferiores do conhecimento aos superiores: na teoria das ideia, Platão distingue o mundo sensível, o dos fenômenos, do mundo inteligível, das ideias.

13 O Mundo Sensível O Mundo Sensível, percebido pelos sensitos, é o local da multiplicidade, do movimento, é ilusório, pura sombra do verdadeiro mundo. Por exemplo, mesmo que existam inúmeras abelhas dos mais variados tipos, a IDEIA de abelha deve ser una, imutável, a verdadeira realidade.

14 O Mundo Inteligível O Mundo Inteligível é alcançado pela dialética ascendente, que fará a alma elevar-se ds coisas múltiplas e mutáveis às ideias unas e imutáveis. As ideias gerais são hierarquizadas, e no topo delas está a ideia do Bem, a mais alta em perfeição e a mais geral de todas – na alegoria, corresponde à metáfora do Sol. Os seres em geral não existem senão enquanto participam do Bem. E o Bem Supremo é também a Suprema Beleza: O Deus de Platão.

15 As Ideias como Verdade Como as Ideias são a única Verdade, o mundo dos fenômenos só existe na medida em que participa do mundo das ideias, do qual é apenas sombra ou cópia. Trata-se da Teoria da Participação, mais tarde duramente criticada por Aristóteles.

16 A Ascensão Dialética Ciência (episteme)
Opinião (doxa) Imagens do Sensível Realidades sensíveis, crença. Ciência (episteme) Conhecimento matemático, raciocínio hipotético. Conhecimento filosófico, intuição intelectiva

17 Teoria da Reminiscência
Como é possível ultrapassar o mundo das aparências ilusórias? Platão supõe que o puro espírito já teria contemplado o mundo das ideias, mas tudo esquece quando se degrada ao se tornar prisioneiro do corpo, considerado o “túmulo da alma”. Pela teoria da Reminiscência, Platão explica como os sentidos são apenas ocasião para despertar na alma as lembranças adormecidas. Em outras palavras: CONHECER É LEMBRAR

18 Síntese Heráclito x Parmênides
O mundo das ideias se refere ao ser parmenídeo e o mundo dos fenômenos ao devir heraclitiano.

19 Referências Folhas (páginas – A busca da verdade • Capítulo 10)


Carregar ppt "Platão ( a.C) “ Uma vida não questionada não merece ser vivida”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google