A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes."— Transcrição da apresentação:

1 1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes de se abordar a segunda vinda de Cristo (Parousia): O Pré-Tribulacionismo, O Meso-Tribulacionismo, O Pós-Tribulacionismo, e a interpretação Histórico-Simbólica. O que é o Pré-Tribulacionismo? É uma corrente teológico-escatológica, que interpreta o fenômeno da Parousia em, basicamente, dois momentos. Pré-Tribulacionismo: A igreja não enfrentará a Grande Tribulação. Será Arrebatada antes da segunda vinda de Cristo. Ap 3:10; Rm 5:19; I Ts 1:10 e 5:9. A questão de Matheus 24. Meso-Tribulacionismo : A igreja enfrentará parte da grande tribulação, mas será arrebatada antes do ápice da crise e da segunda vinda. II Ts 1:8

2 Pós-Tribulacionismo: A igreja passará por toda grande tribulação, encontrando-se com cristo na segunda vinda, e alguns pelo martírio, não existindo “arrebatamento”, no sentido corrente hoje entre os evangélicos. Mt. 24, aplicado à igreja. Ap 7:9-15. Histórico-Simbólica: A volta de Cristo é um símbolo do encontro que todo homem deverá ter com Deus um dia na eternidade, individualmente. Não é um evento histórico, como tem sido ensinado durante muito tempo (É uma visão tipicamente liberal, com pouca repercussão no seio da teologia evengélica ortodoxa).

3 2º Tema: O Neopentecostalismo Origens do movimento: O Neopentecostalismo deriva-se, basicamente, das igrejas pentecostais. Porém, leva ao extremo certas ensinamentos do pentecostalismo clássico, tais como cura divina, providência divina e o livre arbítrio. Características básicas do movimento: Em termos eclesiológicos: Cultos com mais ênfase dada a revelação e milagres, em detrimento da pregação da bíblia; Pouca ênfase dada ao indivíduo, e maior importância dada a comunidade; Personificação da igreja em sua liderança, e dificuldade de acesso a mesma. Em termos doutrinários: Equiparação da revelação divina, com as revelações dos “profetas”; Ênfase em quebra de maldições, na Teologia da Prosperidade, em exorcismos etc;

4 Valoração excessiva do Espírito Santo em detrimento das outras pessoas da trindade; Arminianismo levado ao extremo.

5 3º Tema: Formas de Governo Eclesiástico Importância do Assunto: Numa época em que muitos líderes acreditam ser “donos” de igrejas, é essencial entendermos qual realmente deva ser a verdadeira forma de conduzirmos uma comunidade cristã à luz da bíblia. Governo Episcopal: É o Governo centralizado em uma única pessoa, que pode ser um pastor, padre, papa, patriarca etc. Geralmente é um sistema hierarquizado, como ocorre, por exemplo, na igreja Católica Romana e na Assembléia de Deus, dentre outras. A congregação tem pouca participação nas decisões e na escolha dos lideres.

6 Governo Presbiteriano: É uma forma de governo em que a administração eclesiástica fica a cargo de um grupo de pessoas eleitas pela congregação. Geralmente é representativa, pois a escolha do presbitério é feita por eleição. A igreja tem plena participação na escolha das lideranças, e tem relativa participação nas decisões a serem tomadas. Governo Congregacional: É a forma de governo em que a administração eclesiástica fica a cargo de todos os membros da congregação. É uma forma direta de governo eclesiástico, isto é, a própria congregação exerce o governo. Porém, não deve ser confundido com anarquismo, isto é, ausência de governo. Tanto na escolha de lideranças, como na tomada de decisões, a igreja tem participação plena.

7 4º e 5º Tema: O DEBATE ENTRE CALVINISMO E ARMINIANISMO VS. IEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEEEEEEEEEEEEEE EEEEEE

8 BREVE HISTÓRICO SOBRE AS DOUTRINAS: BREVE HISTÓRICO SOBRE AS DOUTRINAS: O ARMINIANISMO FOI UM MOVIMENTO INICIADO NA HOLANDA, PELOS SEGUIDORES DO ENSINO DE JACOBUS HARMINIUS – ARMINIANISMO (APORTUGUESADO). ELES COMEÇARAM A QUESTIONAR CERTOS ENSINOS DA IGREJA OFICIAL HOLANDESA, DENTRE ELES, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO, ATÉ ENTÃO SEGUINDO A TRADIÇÃO PROTESTANTE, OU SEJA, A DA ELEIÇÃO. O ARMINIANISMO FOI UM MOVIMENTO INICIADO NA HOLANDA, PELOS SEGUIDORES DO ENSINO DE JACOBUS HARMINIUS – ARMINIANISMO (APORTUGUESADO). ELES COMEÇARAM A QUESTIONAR CERTOS ENSINOS DA IGREJA OFICIAL HOLANDESA, DENTRE ELES, A DOUTRINA DA SALVAÇÃO, ATÉ ENTÃO SEGUINDO A TRADIÇÃO PROTESTANTE, OU SEJA, A DA ELEIÇÃO. OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO NÃO FORAM ESCRITOS POR CALVINO, MUITO EMBORA TENHAM SIDO INFLUENCIADOS POR SUA TEOLOGIA, RECEBENDO, POR ISSO, COMO UMA HOMENAGEM, SEU NOME. FORAM ELABORADOS EM RESPOSTA AO CINCO PONTOS COLOCADOS PELOS ARMINIANOS OS CINCO PONTOS DO CALVINISMO NÃO FORAM ESCRITOS POR CALVINO, MUITO EMBORA TENHAM SIDO INFLUENCIADOS POR SUA TEOLOGIA, RECEBENDO, POR ISSO, COMO UMA HOMENAGEM, SEU NOME. FORAM ELABORADOS EM RESPOSTA AO CINCO PONTOS COLOCADOS PELOS ARMINIANOS

9 CALVINISMOARMINIANISMO Incapacidade Total ou Depravação Total Incapacidade Total ou Depravação Total Eleição Incondicional Eleição Incondicional Redenção Particular ou Expiação Limitada Redenção Particular ou Expiação Limitada A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível A Vocação Eficaz do Espírito ou Graça Irresistível Perseverança dos Santos Perseverança dos Santos Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana Livre-Arbítrio ou Capacidade Humana Eleição Condicional Eleição Condicional Redenção Universal ou Expiação Geral Redenção Universal ou Expiação Geral Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo Pode-se Efetivamente Resistir ao Espírito Santo Decair da Graça Decair da Graça DEFENDERAM E DEFENDEM O ARMINIANISMO: JOÃO WESLEY, CHARLES FINNEY, A MAIORIA ABSOLUTA DOS EVANGÉLICOS, DENTRE OUTROS. DEFENDERAM E DEFENDEM O CALVINISMO: JONATHAN EDWARDS; CHARLES SPURGEON, GEORGE WHITEFIELD, E ALGUNS PROTESTANTES MODERNOS, DENTRE OUTROS.

10 CONCLUSÕES AS DUAS TEORIAS TEM ARGUMENTOS A FAVOR E CONTRÁRIOS SOB A ÓTICA EVANGÉLICO-PROTESTANTE: AS DUAS TEORIAS TEM ARGUMENTOS A FAVOR E CONTRÁRIOS SOB A ÓTICA EVANGÉLICO-PROTESTANTE: O ARMINIANISMO: O ARMINIANISMO: É MUITO PRAGMÁTICO. É DE INTERESSE DAQUELES QUE HOJE QUEREM “ENCHER SUAS IGREJAS A TODO CUSTO”. É MUITO PRAGMÁTICO. É DE INTERESSE DAQUELES QUE HOJE QUEREM “ENCHER SUAS IGREJAS A TODO CUSTO”. EM ÚLTIMA INSTÂNCIA CENTRALIZA NO HOMEM, E NÃO EM DEUS, O MÉRITO DA SALVAÇÃO (ANTROPOCENTRISMO). EM ÚLTIMA INSTÂNCIA CENTRALIZA NO HOMEM, E NÃO EM DEUS, O MÉRITO DA SALVAÇÃO (ANTROPOCENTRISMO). O CALVINISMO: O CALVINISMO: AS VEZES É MUITO FRIO NO QUE DIZ RESPEITO A EVANGELIZAÇÃO AS VEZES É MUITO FRIO NO QUE DIZ RESPEITO A EVANGELIZAÇÃO PODE GERAR A LIBERTINAGEM ESPIRITUAL, QUANDO MAL INTERPRETADO. PODE GERAR A LIBERTINAGEM ESPIRITUAL, QUANDO MAL INTERPRETADO.


Carregar ppt "1º Tema: O Pré-Tribulacionismo Antes de falarmos sobre o Pré-Tribulacionismo, devemos ter consciência de que existem, pelo menos, quatro maneiras diferentes."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google