A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício;"— Transcrição da apresentação:

1 Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício; Nadim Camilos Perguntas de Investigação Atualmente, muitas pessoas acreditam que a alimentação diária pode ser uma grande influência na nossa vida cotidiana. O café da manhã e o jantar, por exemplo, podem efetivar mudanças no desempenho escolar e no sono. Partimos para uma investigação baseando-se nas seguintes perguntas: Será que os alunos que consomem um café da manhã balanceado apresentam melhor desempenho escolar em relação aos alunos que não se alimentam adequadamente? Será que os adolescentes que ingerem alimentos “pesados” em grande quantidade no jantar têm a qualidade do sono inferior em relação aqueles que comem alimentos leves na mesma quantidade? Resumo da metodologia Coletamos os dados referentes a alimentação do dia-a-dia dos alunos, no mês de Setembro de 2013. As entrevistas tiveram como base o questionário, o qual abordou 100 pessoas, meninos e meninas do 7°ano de uma escola privada da cidade de São Paulo. Através da análise e seleção dos dados retirados a partir do questionário, obtivemos resultados interessantes. Resultados Desempenho bomDesempenho razoávelDesempenho ruim As notas nas aulas antes do recreio são maiores ou iguais a 6,0 As notas nas aulas antes do recreio são razoáveis, por volta de 6,0 As notas das aulas antes do recreio são menores que 6,0 Costuma estar atento em todas as aulas antes do recreio. Costuma estar mais ou menos atento nas aulas antes do recreio. Não costuma estar atento nas aulas antes do recreio. Costuma realizar as atividades no tempo proposto. Costuma realizar as atividades com um pouco de atraso. Costuma não acabar as atividades de sala. Tabela 1 - Critérios utilizados para classificação do desempenho escolar. Neste gráfico, percebemos a influência o café da manhã na vida dos alunos:

2 Conclusão Com base nos resultados obtidos, percebe-se que os alunos que consomem um café da manhã balanceado não apresentam necessariamente um melhor desempenho escolar em relação aqueles que não se alimentam adequadamente. Observamos um número muito maior de pessoas com um bom desempenho, consumindo um café não balanceado. Das, aproximadamente, 50 pessoas que consomem um café não balanceado, 30 apresentam um bom desempenho. Claro que, aquelas que consomem um bom café também apresentam um bom desempenho na sua maioria, mas não quer dizer que um café ruim afetará o desempenho escolar de maneira negativa. Pudemos também concluir que os adolescentes que ingerem os alimentos pesados em grande quantidade, como aqueles que possuem muitas proteínas, gorduras, etc. não necessariamente têm uma qualidade de sono inferior àqueles que comem alimentos leves na mesma quantidade. De acordo com o segundo gráfico de barras, de 100 pessoas entrevistadas, 27 consomem alimentos pesados. Destas, aproximadamente 14 possuem um bom sono. Ou seja, não vemos uma influência negativa no sono destes alunos. Aqueles que consomem alimentos leves, podem ter uma qualidade de sono boa. Mas, não quer dizer que aqueles que não os consomem, terá um efeito oposto. Alimentos considerados pesados no jantar Alimentos considerados leves no jantar Embutidos (salsicha, linguiça, etc.)Verduras e legumes SanduíchesLeguminosas (feijão,ervilha,lentilha) Carnes gordasCarnes magras Macarrão com molhoCereais integrais PizzaMacarrão sem molho Tabela 3 – Critérios utilizados para classificação de alimentos leves e pesados. Grandes porções Come todos os alimentos pesados ou leves Come quatro quintos dos alimentos pesados ou leves Tabela 2 – critério utilizado para medir uma grande porção. Bibliografias – http://idmed.terra.com.br/dieta-e-boa-forma/fitness/saiba-como-se-alimentar-antes-e-depois-de- exercícios-físicos/alimentos-pesados.html http://ondiet.com.br/os-10-alimentos-mais-gordurosos-do-nosso-cardápio/ http://maisequilibrio.terra.com.br/alimentação-leve-para-o-verão-2-1-1-390.html Entrevistas com nutricionista Bianca Giometti Neste gráfico, analisamos como o jantar afeta o sono dos alunos:


Carregar ppt "Análise da alimentação diária dos alunos da Escola Móbile e sua influência na vida cotidiana Helena Gualandi Verri; Jade Bertolotti Guarda; João Benício;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google