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Segurança do Trabalho no Processo de Higienização e Limpeza

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Apresentação em tema: "Segurança do Trabalho no Processo de Higienização e Limpeza"— Transcrição da apresentação:

1 Segurança do Trabalho no Processo de Higienização e Limpeza

2 Temas Abordados: NR 01 Ordem de Serviço; Objetivo da Ordem de Serviço;
Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); Atos e Condições Inseguras; Proibições e Obrigações na execução das atividades; Como agir em caso de acidentes.

3 ORDEM DE SERVIÇO NR 01 1.7. Cabe ao empregador: a) cumprir e fazer cumprir as disposições legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho; ( / I1) b) elaborar ordens de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, dando ciência aos empregados, com os seguintes objetivos: ( / I1) I - prevenir atos inseguros no desempenho do trabalho; II - divulgar as obrigações e proibições que os empregados devam conhecer e cumprir;

4 III - dar conhecimento aos empregados de que serão passíveis de punição, pelo descumprimento das ordens de serviço expedidas; IV - determinar os procedimentos que deverão ser adotados em caso de acidente do trabalho e doenças profissionais ou do trabalho; V - adotar medidas determinadas pelo MTb; VI - adotar medidas para eliminar ou neutralizar a insalubridade e as condições inseguras de trabalho.

5 AUXILIAR HIGIENIZAÇÃO
1 – OBJETIVO Fornecer as diretrizes de segurança para a (o) auxiliar de higienização Geral e Coleta 2 - APLICABILIDADE Nos trabalhos com produtos químicos (domissanitários),enceradeiras, aspiradores, carros funcionais e veículo de coleta de resíduos. 3 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO COLETIVA Sempre que for passar mop úmido em corredores ou Depósito de Resíduos sinalizar com placas de advertência (indicando PISO LISO).

6 4 - EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL
Creme de proteção para mãos MAXI 3 CA 8265 validade 04/02/2009; Luva de látex com forro em algodão/ laranja ANSELL CA validade 28/10/2009; Luva Nitrilica CA validade 18/12/2012; Respirador PFF2 CA 9626 validade 26/11/2012; Respirador PFF2 CA validade 21/03/2011; Respirador PFF2 CA 5657 validade 15/01/2009; Calçado Segurança tipo Tênis Sem Cadarço CA validade 31/05/2010; Calçado Segurança tipo Tênis Com Cadarço CA validade 14/05/2013; Óculos Segurança contra impacto e ou Respingos CA validade 11/07/2011; Bota PVC CA validade 02/03/2011; Avental PVC CA validade 20/12/2008; Avental Vinil CA 9965 validade 28/04/2009.

7 Continua..... Calçado de segurança tipo Botina CA 9018 validade 08/07/2013; Calçado de segurança tipo Botina CA 8807 validade 18/02/2009; Bota PVC CA validade 02/03/2011; Avental PVC CA validade 20/12/2008; Avental Vinil CA 9965 validade 28/04/2009; Luva PVC CA validade 28/10/2009; Luva PVC CA 1713 validade 04/05/2011.

8 5 - PROCEDIMENTO HIGIENIZAÇÃO – GERAL
Fazer uso de carro funcional para a guarda e transporte dos materiais, utensílios e produtos de limpeza; Manter os carros funcionais limpos e organizados; Utilizar mop úmido e balde espremedor nas atividades nas áreas de internação; A varrição a seco nas áreas internas é proibida; Proibido o uso de adornos (brincos,anéis, pulseira, gargantilhas, piercings...)

9 O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.( ); Após a lavagem das mãos utilizar o creme de proteção disponível nos postos de trabalho (aplicar uma fina camada do creme nas mãos,não se esquecer de passar bem na região das cutículas e unhas, no dorso, na palma e punho); Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os EPIs e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais ( );

10 Os EPI utilizados devem ser lavados e desinfetados diariamente;
Quando o EPI for atingido por sangue ou secreções deve ser higienizado imediatamente. Não fazer a higienização de objetos pessoais para os pacientes; Quando observar na porta de entrada dos quartos comunicado do CCIH referente o paciente ser portador de doença infecto contagiosa, obrigatório uso de Respirador PFF2 para entrada no local; Após alta de paciente portador de TB – tuberculose, ao realizar a desinfecção do quarto, obrigatório uso de respirador PFF2;

11 Ao realizar atividade como lavar calçadas e áreas externas fazendo uso de mangueiras ou similares utilizar sempre o avental , bota de PVC e óculos de segurança; Quando for utilizar enceradeira, ter cuidado com o fio para que não se torne um risco de queda aos colaboradores próximos e de choque elétrico; Ao transportá-la de um piso ao outro, quando não for possível utilizar elevador, pedir auxílio para um colega, evitando esforço excessivo;

12 SEGURANÇA NO TRABALHO – LEVANTAMENTO PESO

13 Ao fazer a limpeza sobre móveis aéreos e ou suspensos, fazer uso de escadas e não improvisar com cadeiras,banquetas ou poltronas; Não deixar o carro funcional em meio aos corredores e defronte as escadas, elevadores e extintores; Quando for necessário deslocar móveis ter o cuidado de não obstruir o acesso aos extintores; Ao juntar resíduos de sujidade no chão fazer uso de pá e não o fazê-lo com as mãos ; Não usar luvas do lado avesso;

14 TRABALHO EM ALTURA UTILIZE ESCADA...

15 Não utilizar luvas ou demais EPIs de outros colaboradores;
Não alimentar-se nos locais de trabalho; Sempre que for fazer limpeza de tetos ou regiões elevadas com produtos químicos, fazer uso obrigatório de óculos de segurança contra impactos e ou respingos; Ao manusear e ou diluir produtos químicos, é obrigatório uso de óculos de segurança; Não sentar e debruçar o corpo sobre o parapeito das janelas para limpar as vidraças;

16 Utilizar rodos apropriados para executar a limpeza de vidraças em locais externos;
Proibida a saída durante expediente para fumar; Fumar somente no horário de almoço e/ou durante o intervalo para café (15 min.), dirigindo-se sempre para a área de fumantes.

17 HIGIENIZAÇÃO – COLETA Fazer uso de veículo de coleta de resíduo para o transporte dos mesmos, respeitando o item b) ser realizado em sentido único com roteiro definido em horários não coincidentes com a distribuição de roupas, alimentos e medicamentos, períodos de visita ou de maior fluxo de pessoas; O tampo articulado ao próprio corpo do veículo de coleta deve sempre permanecer fechado durante o trajeto dentro das edificações da instituição;

18 Não devem ser colocados sacos de lixo e ou caixas coletoras de pérfuro cortante sobre o tampo do veículo para transporte dos resíduos; Sempre que for utilizar o lava-jato fazer uso de bota de PVC, avental PVC ou vinil e óculos de segurança contra impactos e respingos; Proibido o uso de adornos; O uso de luvas não substitui o processo de lavagem das mãos, o que deve ocorrer, no mínimo, antes e depois do uso das mesmas.( );

19 Após a lavagem das mãos utilizar o creme de proteção para mãos (aplicar uma fina camada do creme nas mãos,não se esquecer de passar bem na região das cutículas e unhas, no dorso, na palma e punho); Os trabalhadores não devem deixar o local de trabalho com os EPIs e as vestimentas utilizadas em suas atividades laborais ( );

20 Os EPI utilizados devem ser lavados e desinfetados diariamente;
Quando o EPI for atingido por sangue ou secreções deve ser higienizado imediatamente. Ao realizar atividade como lavar calçadas e áreas externas fazendo uso de mangueiras ou similares utilizar sempre o avental e bota de PVC; Quando for utilizar o lava-jato, ter cuidado com o fio para que não se torne um risco de queda aos colaboradores próximos e de choque elétrico; Não deixar o veículo de coleta em meio aos corredores e defronte as escadas, elevadores e extintores; Ao juntar resíduos de sujidade no chão fazer uso de pá e não o fazê-lo com as mãos ;

21 Não usar luvas do lado avesso;
Não utilizar luvas ou demais EPIs de outros colaboradores; Não alimentar-se nos locais de trabalho; Sempre que for fazer limpeza de tetos ou regiões elevadas com produtos químicos, fazer uso obrigatório de óculos de segurança contra impactos e ou respingos; Ao manusear e ou diluir produtos químicos, é obrigatório uso de óculos de segurança; Não sentar e debruçar o corpo sobre o parapeito das janelas; Após utilizar o lava- jato, ao transportá-lo é obrigatório enrolar adequadamente o fio;

22 CONDUTA DE HIGIENE PESSOAL
Manter perfeita higiene pessoal ( banho diário, cabelos limpos e penteados, unhas limpas e aparadas, barba feita); Lavar as mãos antes e após cada procedimento de limpeza, uso de toaletes e antes das refeições; Prender os cabelos; Usar calçados limpos (engraxá-los semanalmente); Levar para casa o uniforme sujo em saco plástico e lavá-lo separadamente do resto da roupa de casa;

23 PROTEGER A PELE!!!

24 CUIDADOS EM RELAÇÃO AO USO DE PRODUTOS QUÍMICOS
Verificar quais produtos podem ser utilizados; Realizar a diluição em local adequado e somente após ser treinado; Observar as condições de armazenamento (local e embalagem); Não realizem mistura de produtos.

25 6 - CONDIÇÕES GERAIS É proibida a utilização de quaisquer equipamentos ou ferramentas, para outra finalidade, que não seja para o que foram designados. Em caso de quaisquer irregularidades de equipamentos ou máquinas, comunicar ao superior imediato, para que sejam tomadas as devidas providências.

26 Além dos EPI´s específicos para a atividade, o colaborador deverá utilizar os EPI´s obrigatórios da área onde esteja trabalhando. Quando observar equipamentos com defeitos comunique ao superior imediato, para que providencie os reparos. Nunca deixar qualquer material em condições de risco de quedas de altura.

27 Manter o local organizado durante a atividade, guardando os materiais e ferramentas e colocando o lixo no lugar adequado. Quando o trabalho for executado em altura acima de 2,00 metros, o colaborador deverá utilizar cinto de segurança tipo pára-quedista, com talabarte duplo.

28 Reportar todo acidente do trabalho ao seu superior imediato.
Ao levantar peso faça-o com os músculos das pernas, mantendo a coluna reta. Se o peso for demasiado peça ajuda ou utilize dispositivo mecânico. Nunca obstrua o acesso aos extintores ou hidrantes e não retire lacres, etiquetas ou selos do corpo dos extintores, uma vez utilizado comunique a segurança do trabalho e/ou seu supervisor.

29 Não inutilize nem retire dispositivos de proteção da máquina.
Manter organizada sua área de trabalho Extremamente proibido permanecer em qualquer dependência da instituição sem o uso de camisa; ou sem estar devidamente vestido.

30 7 – EM CASO DE ACIDENTE Ocorrendo o acidente, o colaborador deverá imediatamente comunicar o seu coordenador; O coordenador irá acompanhá-lo para atendimento médico na Medicina do Trabalho ou no Serviço de Emergência; Deverá comunicar o Depto de Segurança para análise do acidente;

31 Obs: Caso o acidente ocorra em sábado, domingo ou feriado, os Deptos de Medicina, devem ser comunicados na primeira hora do primeiro dia útil; não deixando de passar pelo atendimento médico no Serviço de Emergência no momento do acidente.

32 Em caso de acidente de trajeto: Seguir todas as orientações anteriores, devendo o colaborador retornar à Medicina do Trabalho ou Serviço de Emergência para atendimento médico logo após o ocorrido.

33 Em caso de acidente com contato com material biológico (sangue e secreções):
Ocorrendo o acidente, o colaborador deverá imediatamente comunicar o seu coordenador; O coordenador deverá solicitar à farmácia o teste rápido para fazê-lo no paciente (exceto quando a sorologia do paciente já for confirmada em exames anteriores); Também devem ser solicitados exames para o paciente- fonte quanto à Hepatite. O coordenador deverá acompanhar o colaborador ao Depto de Medicina do Trabalho, ou em caso de finais de semana ou feriados, ao Serviço de Emergência; onde o médico fará a avaliação quanto à quimioprofilaxia. Havendo necessidade de iniciar a Quimioprofilaxia, o médico emitirá em duas vias o formulário para a medicação que deverá ser iniciada impreterivelmente em duas horas;

34 Com as vias, o colaborador deverá ir à Farmácia pegar as primeiras doses da medicação;
Deverá acionar o Depto de Segurança para realização da análise do acidente; Caso inicie com a quimioprofilaxia, deverá fazer acompanhamento durante seis meses com a Medicina do Trabalho; Obs: Sempre que houver dúvidas quanto ao fluxograma de acidentes, entrar em contato com a Segurança do Trabalho para esclarecimentos, isto no momento do acidente.

35 8 - OBRIGAÇÕES QUANTO AOS EPIS
Usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se pela guarda e conservação; Comunicar ao Depto de segurança, qualquer alteração que o torne impróprio ao uso; Cumprir as determinações do Depto de Segurança sobre o uso adequado.

36 9 - OBRIGAÇÕES DO EMPREGADO
O NÃO CUMPRIMENTO DESTAS ATRIBUIÇÕES, PODERÁ IMPLICAR EM  ADVERTÊNCIAS, SUSPENSÃO E DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA (NR-1, item 1.7, a, III e item 1.8.1) Recebi orientações de segurança por função, tomando conhecimento dos procedimentos específicos para esta função, aos quais me comprometo seguir e cumprir.

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