A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Teoria Geral de Sistemas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Teoria Geral de Sistemas"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria Geral de Sistemas
História, desenvolvimento e propósitos da TGS. O enfoque sistêmico nas organizações

2 Teoria Geral de Sistemas
Antes de discutir sobre empresa, sistemas e tecnologia da informação, é preciso entender Teoria Geral de Sistemas, suas premissas e seus pressupostos. Da Grécia antiga até o século XX (hindus,índios, orientais)‏

3 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Surgiu com Ludwig von Bertalanffy. Trabalhos iniciaram em 1947. A TGS afirma que se deve estudar os sistemas globalmente, envolvendo todas as interdependências de suas partes.

4 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Outros teóricos. Mary Parker Follet. Herbert Simon. Amitai Etzioni. Werthemeier – Gestalt. Norbert Wiener – Cibernética.

5 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Ótima maneira de compreender o mundo. Sociedade atual é muito complexa Complexidade = Maior número de problemas e Maior número de variáveis. Mais causas => EVENTO => Mais conseqüências

6 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Três premissas básicas: Os sistemas existem dentro dos sistemas; Os sistemas são abertos; As funções de um sistema dependem de sua estrutura.

7 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
Três pressupostos básicos: Tendência de integração entre as ciências naturais e sociais; A TGS é uma maneira mais abrangente de estudar ciências sociais; Ao unificar universos particulares de diversas ciências aproxima-nos do objetivo da unidade da ciência.

8 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
A teoria de sistemas permite reconceituar os fenômenos dentro de uma abordagem global, permitindo a inter-relação e integração de assuntos que são, na maioria das vezes, de naturezas completamente diferentes. Pesquisa do livro “Freakonomics”.

9 TEORIA GERAL DE SISTEMAS
O conceito de sistema proporciona uma visão compreensiva, abrangente, holística (as totalidades representam mais que a soma de suas partes) e gestáltica (o todo é maior que a soma das partes) de um conjunto de coisas complexas, dando-lhes uma configuração e identidade total. “Pensar globalmente, agir localmente.”(Capra, 1996)‏

10 TGS e ADMINISTRAÇÃO O conceito geral de sistema passou a exercer significativa influência na administração, sob a óptica da ciência, favorecendo a abordagem sistêmica, que representa a organização em sua totalidade com seus recursos e seu meio ambiente externo e interno.

11 TGS e ADMINISTRAÇÃO A teoria de sistemas penetrou rapidamente na teoria administrativa por duas razões: (CHIAVENATO)‏ A necessidade de integração maior das teorias que precederam. A tecnologia da informação trouxe imensas possibilidades de desenvolvimento e operacionalização de idéias que convergiram para uma teoria de sistemas aplicada à administração.

12 TGS e ADMINISTRAÇÃO Sistemas e empresas: estas palavras estão intimamente ligadas, pois a empresa é um sistema e dentro dela existem diversos sistemas independentemente do uso ou não da Tecnologia da Informação e seus recursos.

13 Conceito de sistemas •Um conjunto de elementos interdependentes e interagentes ou um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado. •É um conjunto de partes reunidas que se relacionam entre si formando um todo. •É um grupo de unidades combinadas que formam um todo organizado cujas características são diferentes das características das unidades. •Componentes da tecnologia da informação e seus recursos integrados. •Empresa e seus vários subsistemas.

14 Conceito de sistemas •O aspecto mais importante do conceito de sistema é a idéia de um conjunto de elementos interligados para formar um todo.

15 TIPOS DE SISTEMAS: Quanto sua constituição: Quanto a sua natureza:
Físicos ou concretos Abstratos ou conceituais Quanto a sua natureza: Fechados Abertos (a adaptabilidade é um contínuo processo de aprendizagem e auto-organização)‏ O CONCEITO DE SISTEMA ABERTO É PERFEITAMENTE APLICÁVEL À ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL

16 SISTEMAS Comportamento probabilístico e não determinístico, pois seu comportamento nunca é totalmente previsível. Os sistemas abertos são complexos e respondem a muitas variáveis que não são totalmente compreensíveis.

17 Abordagem sociotécnica
É uma corrente baseada na Teoria dos Sistemas que considera as organizações um conjunto integrado envolvendo um subsistema social (pessoas) e um subsistema técnico (tecnologias, máquinas, equipamentos, etc.). Análise crítica: Quase sempre é a tecnologia quem determina o tipo de entrada humana necessário à uma organização.

18 É importante que todos entendam o relacionamento existente entre os componentes técnicos de um sistema e a estrutura, o funcionamento e o processo político das organizações. Tecnologia e organização (ou empresa), devem ser ajustadas entre si para que se obtenha uma harmonização perfeita entre os dois domínios.

19 Parâmetros dos sistemas:
Entrada Saída Processamento Retroação Ambiente Subsistema

20 O sistema dá a idéia de conectividade.
Sistema é um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados O sistema dá a idéia de conectividade. Processo Entradas Saídas Informação Energia Matéria Dados Energia Matéria Retorno

21 Características básicas:
Eqüifinalidade: o sistema tem um objetivo compactuado com os subsistemas. Interdependência: as partes dependem umas das outras, qualquer estimulação em qualquer unidade do sistema afetará todas as unidades. Hemoestase: oposto da entropia, processo de cura, reequilíbrio e adaptação definidos pelos arranjos de suas unidades ou elementos. Entropia: tendência a desagregação, morte.

22 Teoria Geral de Sistemas
FIM DA AULA !!


Carregar ppt "Teoria Geral de Sistemas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google