A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi."— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi

2 Instituições de fomento à pesquisa no País OBJETIVO: fomentar a pesquisa científica em universidades e instituições pelo Brasil. Órgãos ligados ao Ministério da Ciência e Tecnologia e secretarias estaduais fornecem apoio financeiro para pesquisadores e cientistas brasileiros.

3 - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) Instituições de fomento à pesquisa no País

4 CNPq - bolsas aos alunos do ensino médio (PIBIC - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio) - bolsas de graduação, pós-graduação, recém- doutores e pesquisadores já experientes. As bolsas são divididas em duas categorias principais: individuais, no Brasil e exterior, e por quota.

5

6

7 CNPq AUXÍLIO À PESQUISA Entre as várias modalidades está o subsídio a publicações científicas, o apoio à capacitação de pesquisadores por meio de intercâmbios científicos ou da promoção e atendimento a reuniões e congressos científicos

8 http://www.cnpq.br/

9 Capes Expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados. Existe hoje uma extensa rede de atividades acadêmico-universitárias coordenadas pela instituição. Nos últimos sete anos, foram criados 872 novos cursos de mestrado e 492 de doutorado.

10

11 FAPs presentes em 21 das 27 unidades federativas, estão ligadas aos respectivos governos estaduais. As entidades atuam em quatro eixos principais: 1) pesquisa, ou seja, o financiamento de projetos em todas as áreas do conhecimento. 2) Formação de pesquisadores, por meio da concessão de bolsas em todos os níveis de formação

12 FAPs As entidades atuam em quatro eixos principais: 3) inovação, incentivada por meio de programas e editais que associam pesquisadores e empresas. 4) divulgação, ou seja, levar para a sociedade os resultados alcançados por esses trabalhos.

13

14 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE http://lattes.cnpq.br/


Carregar ppt "Universidade Federal do Pampa Engenharia de Alimentos Introdução a Engenharia de Alimentos Profa. Valéria Terra Crexi."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google