A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE DE MACAPÁ TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES IMPLEMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM NA EMPRESA EQUACEL CELULAR Orientador: Luiz Hamilton Roberto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE DE MACAPÁ TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES IMPLEMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM NA EMPRESA EQUACEL CELULAR Orientador: Luiz Hamilton Roberto."— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE DE MACAPÁ TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES IMPLEMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM NA EMPRESA EQUACEL CELULAR Orientador: Luiz Hamilton Roberto da Silva Orientandos: Lara Cyntia de Almeida Cardozo Michel Pantoja de Leão Rafaela Karem Oliveira Ferreira

2 INTRODUÇÃO  Histórico da Empresa Equacel Celular: Empresa Equacel Celular localizada na cidade de Macapá-Ap, foi criada em 20 de Abril de 2003, como proposta de negocio à telefonia móvel e com parceria a Empresa LG.

3 ANÁLISE DE AMBIENTE  Sistema de cabeamento estruturado de acordo com a normatização ANSI/TIA/EIA-568B  Datacenter posicionado em uma sala isolada  Internet com Link (transmissão de dados) dedicado de 10 Mbps.  Segurança física: instalações de sensores, alarmes, câmeras, painéis de controles de acesso restrito e no-breaks.  Segurança lógica: políticas de senhas, antivírus, servidor proxy e firewall;

4 ANÁLISE DE AMBIENTE Fonte: Arquivos da Empresa Equacel Celular.

5 OBJETIVO  Geral: Implantação do armazenamento em nuvem na Empresa Equacel Celular, utilizando a ferramenta Dropbox.  Específico:  Acesso remoto aos arquivos da Equacel Celular  Backup com Segurança  Privacidade e segurança  Minimizar uso de mídias de armazenamento externos

6 PROBLEMATIZAÇÃO E JUSTIFICATIVA  Problemas: A Empresa Equacel Celular, preocupa-se com o armazenamento de seus arquivos.  850 GB(Gigabytes) anual com software de uso exclusivo da LG, empresa parceira da Equacel Celular.  600 GB(Gigabytes) com seus demais arquivos: documentos, imagens e vídeos.  Justificativas:  Economia de Tempo  Economia de Dinheiro  Maior Espaço em Disco.

7 COMPUTAÇÃO EM NUVEM A computação em nuvem é um recurso com o qual podemos utilizar varias aplicações, via Internet, funcionando como Data Center de acesso remoto.  Serviços:  SaaS, PaaS, HaaS ou IaaS e DaaS.

8  Componentes da Compuatação em Nuvem:  Clientes Thin;  Clientes Thick;  Data Center;  Servidores Distribuídos;  Infraestrutura:  Virtualização de Serviços.

9 ARMAZENAMENTO EM NUVEM O armazenamento em nuvem é formado por um modelo de concentração de dados físicos e armazenamento on-line em ambientes virtualizados e especializados para garantir a demanda de estoque de arquivos a serem armazenados.  SAAS - Software Como Um Serviço: “(...) é um modelo em que um aplicativo é oferecido aos clientes que acessam através da internet” (VELTE, VELTE, ELSEMPTER, 2012, p.11)

10  Modelos de Implantação:  Nuvem Pública;  Nuvem Híbrida;  Nuvem Comunidade;  Nuvem Privada; “Nuvens privadas são aquelas construídas exclusivamente para um único usuário (uma empresa, por exemplo)... (CHIRIGATI 2009)

11 DROPBOX “Vários aplicativos e serviços web são compatíveis com o Dropbox e permitem o armazenamento e a consulta direta de seus documentos em suas pastas” (www.dropbox.com)  Segurança:  Criptografia SSL (Secure Sockets Layer)  AES (Advanced Encryption Standard) de 256 bits  Recurso de verificação em Dois Passos  Soluções:  Modem 4G LTE (Long Term Evolution) Evolução a Longo Prazo

12 METODOLOGIA  Método: Dedutivo que baseia-se com a real compressão do ambiente da empresa.  Técnica de Pesquisa: Entrevista Direta com Administrador da Empresa Equacel Celular.  Teoria de Coletas de dados: Foi realizada uma análise de ambiente para obter dados concretos relacionados aos problemas, juntamente com uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fontes os livros e sites especializados em TI.

13 METODOLOGIA  Método: Dedutivo que baseia-se com a real compressão do ambiente da empresa.  Técnica de Pesquisa: Entrevista Direta com Administrador da Empresa Equacel Celular.  Teoria de Coletas de dados: Foi realizada uma análise de ambiente para obter dados concretos relacionados aos problemas, juntamente com uma pesquisa bibliográfica, utilizando-se como fontes os livros e sites especializados em TI.

14 Meus filhos terão computadores, sim, mas antes terão livros. Sem livros, sem leitura, os nossos filhos serão incapazes de escrever - inclusive a sua própria história. Autor: Bill Gates


Carregar ppt "FACULDADE DE MACAPÁ TECNÓLOGO EM REDES DE COMPUTADORES IMPLEMENTAÇÃO DE ARMAZENAMENTO EM NUVEM NA EMPRESA EQUACEL CELULAR Orientador: Luiz Hamilton Roberto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google