A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aparelho digestório.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aparelho digestório."— Transcrição da apresentação:

1 Aparelho digestório

2 Sistema digestório Nutrir-se
O sistema digestório possibilita a nutrição humana A nutrição ocorre em 4 etapas Ingestão – boca Digestão – boca, estômago e intestino Absorção – intestino Eliminação – materiais não absorvidos

3 Função do aparelho digestório
Formado por um longo tubo musculoso É responsável por obter dos alimentos ingeridos os nutrientes necessários às diferentes funções do organismo. Composto por um conjunto de órgãos que têm por função a realização da digestão.

4 Anatomia do sistema digestório
Formado pelos seguintes órgão: Boca Faringe Esôfago Estomago Intestino delgado Intestino grosso Ânus

5 Ingestão Ocorre pela boca Porque a comida não vai para os pulmões?
Ao engolir a língua empurra para a faringe de onde vai para o esôfago. E no momento em que engolimos a epiglote (cartilagem) fecha a entrada da laringe para o alimento não ir aos pulmões.

6 Boca A abertura pela qual o alimento entra no tubo digestivo.
Formada pelos os dentes, língua e glândulas salivares. Função: preparam o alimento para a digestão, por meio da mastigação. Os dentes reduzem os alimentos em pequenos pedaços, misturando-os à saliva.

7 Dentes São estruturas duras, salientes e esbranquiçadas.
Formadas por polpa, dentina e esmalte. Presos no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária) Funções: trituração de alimentos, preparando-os para serem deglutidos. Implicados, de forma direta, na articulação das linguagens.

8 Dentes 1 Esmalte 2 Dentina 3 Polpa 4 Gengiva 5 Cemento 6 Osso
7 Vasos sanguíneos 8 Nervo A Coroa B Raiz

9 As três regiões dos dentes
• A Coroa: É a parte visível na boca. • O Colo: É a parte intermediária entre a coroa e a raiz. • A Raiz: É a parte que fixa os dentes nos maxilares. Alguns deles possuem mais de uma raiz

10 Camadas dos dentes Esmalte: É a camada resistente e brilhante que protege a coroa contra o ataque de bactérias. • Dentina: É a camada intermediária que compõe a maior parte do dente. • Polpa: E uma substância de cor vermelha; além dos nervos, possui vasos sangüíneos que penetram no dente através do ápice (vértice) da raiz. • Cemento: E a camada que protege a raiz.

11 Dentição humana Dentição de leite: Dentição permanente:
Primeira dentição. 20 dentes de leite. Dentição permanente: 32 dentes

12 Tipos de dentes Incisivos: cortar os alimentos.
Caninos: rasgar o alimento. Pré–molares: rasgar e mastigar os alimentos. Molares: mastigar triturar e moer os alimentos.

13 Dentes permanentes Arcada superior: - 4 incisivos - 2 caninos
- 4 pré-molares - 6 molares Arcada inferior:

14 Cárie A bactéria oral, que está sempre presente na boca, reage com os carboidratos,forma ácidos capazes de dissolver o esmalte. Permite a penetração de outras bactérias na dentina. Com o tempo, a cárie provoca uma cavidade na estrutura do dente. Evitar a cárie dental. Devemos ter uma eficiente escovação.

15 Língua Órgão muscular. Localizado na parte ventral da boca. Função:
- Movimenta o alimento empurrando-o em direção a garganta, para que seja engolido. - Participa da fala. - Paladar. É o único músculo voluntário do corpo humano que não fadiga.

16 Língua Na superfície da língua existem as papilas gustativas.
Percebem os quatro sabores:: amargo, azedo ou ácido, salgado e doce A distribuição dos quatro tipos de receptores gustativos, na superfície da língua, não é homogênea

17 Glândulas salivares Presença de alimento na boca, estimulam a secreção de saliva Contém a enzima amilase salivar ou ptialina, além de sais e outras substâncias. Amilase salivar digere o amido, reduzindo-os em moléculas menores (maltose).

18 Glândulas salivares Três pares de glândulas salivares: a) parótida
b) submandibular c) sublingual

19 Faringe Situada no final da cavidade bucal.
Canal comum aos sistemas digestório e respiratório Passam o alimento, que se dirige ao esôfago, e o ar, que se dirige à laringe.

20 Esôfago Canal muscular que liga a faringe ao estômago.
Tem de 25 a 30 cm de comprimento. O bolo alimentar leva de 5 a 10 segundos para percorre-lo. Função: serve como um conduto de passagem dos alimentos.

21 Como funciona o esôfago
Quando um indivíduo deglute, o alimento move se da boca para a garganta (faringe)(1). O esôfago abre (2), permitindo a entrada do alimento no esôfago. Ondas de contrações musculares (peristaltismo) (3), impulsionam o alimento para baixo. O alimento passa através do esôfago inferior (4) e entra no estômago (5).

22 Digestão Por que a etapa da digestão é necessária?
Porque as moléculas grandes de nutrientes precisam ser quebradas em moléculas menores para que sejam transportadas através da membrana plasmática das células que revestem o intestino.

23 Digestão Conceito É o processo no qual as moléculas dos nutrientes são quebradas em moléculas menores que podem ser transportadas através da membrana plasmática das células que revestem o intestino, ou, em outras palavras, é a transformação de nutrientes em substâncias absorvíveis pelo corpo.

24 Enzimas digestivas Substâncias capaz de promover a digestão de um alimento. Saliva Suco gástrico

25 Digestão no estômago Composição do suco gástrico (produzido por glândulas estomacais): – Ácido clorídrico (HCl) – Tem como funções tornar o pH ácido, amolecer o bolo alimentar, esterilizar o bolo alimentar e ativar as as enzimas do suco gástrico. – Pepsina – Enzima responsável pela digestão de proteínas. É importante salientar que esta enzima é liberada na forma inativa que ao entrar em contato com o HCl transforma-se em pepsina (forma ativa). – Renina – Enzima produzida em grande quantidade em recém-nascidos e crianças e em pouca quantidade em adultos. Sua função é coagular as proteínas do leite para que possam ser melhor digeridas. Após sofrer a ação das enzimas do suco gástrico, o bolo alimentar (comumente chamado “quimo”) passa ao intestino delgado através do piloro.

26 Estômago Órgão em forma de bolsa, lembrando um “J” quando está vazio.
Possui músculos em suas paredes. Situa-se entre o esôfago e o intestino delgado. Localizado do lado esquerdo abaixo do abdome, logo abaixo das últimas costelas. Tem cerca de 25 cm de comprimento, com capacidade de um a dois litros. Apresenta duas comunicações: uma superior chamada cárdia, que o comunica ao esôfago e outra inferior, chamada piloro, que o comunica ao intestino delgado.

27 Estômago Função: receber os alimentos, digerir-los em substâncias mais simples e encaminhá-lo para os intestinos.

28 Estômago Internamente é forrado por uma camada denominada mucosa gástrica ,responsável pela produção de muco protetor e onde se alojam as glândulas gástricas , produtoras do suco gástrico , contendo ácido clorídrico e enzimas digestivas ( pepsina , renina.)

29 Fígado É a maior glândula do corpo humano.
Situa-se à direita do estômago. Produz a bile, que é lançada no duodeno. A bile é um líquido amarelo-esverdeado que se acumula num órgão ovóide situado sob o fígado, chamado vesícula biliar. Facilita a digestão dos lipídeos.

30 Atuação da Bile Lipídios não se misturam com água, assim a bile, atua na, emulsificação dos lipídios. Fragmenta-os o que facilita a ação das enzimas que digerem lipídios. A bile é produzida pelo fígado e armazenada na vesícula biliar.

31 Pâncreas É uma glândula situada atrás do estômago que produz o suco pancreático, lançado no duodeno. Produz também a insulina, que é lançada diretamente no sangue, controlando a concentração e o aproveitamento do açúcar no sangue.

32 Suco pancreático O suco pancreático é produzido pelas pâncreas que lança ao duodeno através do canal. As principais enzimas do suco pancreático são: a) Tripsina- transforma em aminoácidos os peptídeos e quaisquer proteínas que não tenham sido transformada no estômago . b) Amilase pancreática – transforma o amido em maltose c) Lipase pancreática- transforma os lipídios em ácidos graxos e glicerol

33 Intestino O intestino é dividido em:
a) Intestino delgado: responsável pela absorção da maioria dos nutrientes b) Intestino grosso: responsável pela absorção da maior parte da água, dando consistência firme às fezes.

34 Absorção Depois de entrar no duodeno o bolo alimentar é conduzido por movimentos peristálticos através de todo intestino delgado Nesse percurso realiza a absorção de: minerais, vitaminas, e produtos da digestão do amido, do açúcar, das proteínas e dos lipídios.

35 Intestino delgado

36 Intestino delgado Mede aproximadamente 8 metros de comprimento, tendo 2 a 3 cm de diâmetro. Divide-se em duas partes: duodeno e jejuno-íleo. O duodeno tem um comprimento equivalente a doze dedos, vindo daí o seu nome. O restante do intestino delgado é formado pelo jejuno-íleo. Internamente, possui as vilosidades intestinais, cuja função é absorver os alimentos após a digestão. As microvilosidades possuem, em seu interior, vasos sangüíneos que recolhem os alimentos transformados.

37 Digestão no intestino delgado
Enzimas composta no suco intestinal: a) Erepsina- transforma os peptídeos em aminoácidos . b) Sacarase- transforma a sacarose c) Maltase- transforma a maltose em glicose d) Lactase- transforma a lactose em glicose e galactose . e) Lipase entérica- transforma os lípidios em ácidos graxos e glicerol.

38 Produtos finais Glicose ,frutose e galactose –resultante da digestão dos carboidratos,. aminoácidos- resultantes da digestão das proteínas. ácidos graxos e glicerol- resultante da digestão dos lipídios . Os produtos finais da digestão atravessam as paredes do intestino delgado e caem na corrente sangüínea .As vitaminas e sais minerais ,então são distribuídos para todas as células do corpo . Depois que já houve a absorção dos nutrientes ao longo do intestino delgado ,o que sobrou do bolo alimentar, (água, detritos etc.) deve ser enviado para o intestino grosso através dos movimentos peristálticos .

39 Intestino grosso Mede cerca de 1,5 m de comprimento.
Ele divide-se em ceco, cólon ascendente, cólon transverso, cólon descendente, cólon sigmóide e reto. Uma parte importante do ceco é o apêndice, com cerca de 8 cm de comprimento. A saída do reto chama-se ânus e é fechada por um músculo que o rodeia, o esfíncter anal.

40 Intestino grosso A principal função é reabsorver água e sais minerais (o que determina a consistência do bolo fecal). Os alimentos e materiais de secreção atravessam o intestino pelos movimentos peristálticos de seus músculos. O intestino grosso não possui vilosidades nem segrega sucos digestivos, normalmente só absorve água, em quantidade bastante consideráveis. O conteúdo intestinal se condensa até formar o bolo fecal, que são evacuados. No intestino grosso, existem bactérias que compõem a flora bacteriana intestinal que são responsáveis pela produção de algumas vitaminas como K e B12.

41 Intestino grosso

42 Prisão de ventre Caracteriza pela lentidão e diminuição no processo de defecação, o que é chamado de intestino preso. Esse provoca sensações incômodas para os indivíduos que normalmente deveriam ir ao banheiro todos os dias. Dentre as sensações incômodas, destaca-se: irritação, desconforto abdominal, agitação, inchaço, insônia, hemorróidas, indisposição, infecções urinárias, fissuras anais e outras. A prisão de ventre ocorre quando diminui os movimentos peristáltico e o intestino grosso absorve grande quantidade de água das fezes tornando-as duras e secas. Para amenizar é necessário ingerir maior quantidade de água, realizar exercícios que estimulem o metabolismo, modificar hábitos alimentares adotando uma dieta natural com fibras.

43 Diarréia As fezes ficam aquosas e a pessoa sente vontade de evacuar freqüentemente. Uma pessoa com diarréia tipicamente evacua mais de 3 vezes por dia. Ocorre o aumento dos movimentos peristálticos.

44 Órgãos anexos São aqueles que, mesmo não fazendo parte do tubo digestivo, se comunicam com ele através de canais, desempenhando um papel importante na digestão. São: glândulas salivares, pâncreas e fígado.

45 Atividade Copiar no caderno ou em uma folha sulfite o esquema do sistema digestório da página 60 do livro.


Carregar ppt "Aparelho digestório."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google