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Aula 2 POLÍTICA E ECONOMIA Atualidades - Prof. Savio Gonçalves.

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1 Aula 2 POLÍTICA E ECONOMIA Atualidades - Prof. Savio Gonçalves

2 Respondendo O que é Política? Serve para quê?

3 Política: da necessidade à contingência

4 Política é coisa de idiota! Liberdade política e organizacional do século XXI Política e democracia Enojamento político O conceito de liberdade grega O condomínio chamado humanidade Direito e liberdade: de objeto à propriedade O ente político de cada um

5 Etimologia da palavra Arte das relações sociais Arte de governar, gerir Política da pólis A grande ocasião da origem A diferença da política na vida humana Relações políticas – a casca de banana

6 Política para mais além Organização do espaço público Convívio social Gerenciamento da coisa pública Finalidade comum Desenvolvimento social Ação comum em prol da comunidade A questão do poder

7 A crise política Descaso geral Consciência cívica? Política como trama A arte de atraiçoar Falseando realidades “Amizades” e vantagens Politicagem

8 Fatores da crise Apatia da consciência popular Fragilidade da participação política Resignação dos movimentos populares Abstinência popular Derrocada dos espaços públicos A erosão do sistema de fiscalização A mudança do coletivo para o particular Falta de comprometimento e responsabilidade Candidatos, políticos e partidos oportunistas Processo político fragmentado Falta de pressão dos movimentos sociais

9 Os poderes e o lobby Poder Econômico Poder Ideológico Poder Político O lobby político O fim da política e o início da politicagem

10 Questões contemporâneas A questão Eduardo Cunha ◦Renúncia ◦A entrada do STF ◦Ameaças Operação Lava jato ◦Delações ◦Presos políticos ◦Presos empresários Medidas provisórias e vetos ◦Aumento das aposentadorias ◦Voto impresso

11 Questões contemporâneas Terrorismo ◦Beirute ◦França ◦Mali ◦Brasil Guerra ao terror Custos e gastos

12 Economia ALGUMAS ANÁLISES

13 A realidade econômica O comércio em movimento A realidade da variedade de produtos O atendimento diário das classes sociais consumistas O ser econômico pessoal O desejo, o sonho e a necessidade X Realidade As discrepâncias Disparidades e desigualdades Possibilidades do sistema

14 A economia como ela é No Século XIX, Alfred Marshall disse que a Economia procura estudar os negócios comuns da vida da humanidade. Por negócios comuns, podemos entender as cenas comuns da vida econômica. Hoje, a Economia continua estudando e tentando entender como esses negócios comuns funcionam: como funciona nosso sistema econômico? Quando e por que o sistema econômico entra em crise, ocasionando mudanças de comportamento das pessoas e empresas?

15 A economia como ela é Etimologicamente, a palavra “economia” vem dos termos gregos oikos (casa) e nomos (norma, lei), e pode ser compreendida como “administração da casa”. Em síntese, pode-se dizer que a Economia estuda a maneira como se administram os recursos escassos com o objetivo de produzir bens e serviços, e como distribuí-los para seu consumo entre os membros da sociedade. Quais tarefas cada membro deverá desempenhar, e o que cada um deles vai receber em troca? Quem vai preparar o almoço e o jantar? Quem vai lavar e passar? Qual aparelho de televisão vai ser comprado? Qual carro vai ser adquirido? Onde passar as férias de final de ano? Quem vai? Onde vai ficar?

16 Setores da economia Primário O setor primário é o conjunto de atividades econômicas que produzem matérias-primas. Isto implica geralmente a transformação de recursos naturais em produtos primários. Muitos produtos do setor primário são considerados como matérias-primas levadas para outras indústrias, a fim de se transformarem em produtos industrializados. Os negócios importantes neste setor incluem agricultura, agronegócio, a pesca, a silvicultura e toda a mineração e indústrias pedreiras.

17 Setores da economia Secundário O setor secundário é o setor da economia que transforma produtos naturais produzidos pelo setor primário em produtos de consumo, ou em máquinas industriais (produtos a serem utilizados por outros estabelecimentos do setor secundário). Geralmente apresenta percentagens bastante relevantes nas sociedades desenvolvidas. É nesse setor, que podemos dizer que a matéria-prima é transformada em um produto manufaturado. A indústria e a construção civil são, portanto, atividades desse setor. Existe grande utilização do fator capital.

18 Setores da economia Terciário Basicamente o setor terciário é o setor que recebe as matérias do setor secundário e os distribui para o consumidor. Atualmente o setor terciário encontra-se extremamente diversificado. As sociedades mais antigas já conheciam algumas atividades, porém, com a intensa industrialização que nos últimos dois séculos vem ocorrendo praticamente no mundo inteiro, o setor terciário diversificou-se, tornando-se mais complexo. Esse é o setor da economia que mais vem crescendo nas últimas décadas. Os principais tipos de serviço desse setor são as industrias de bens de servicos como os correios e os mais diversos bens públicos. Nesse setor terciário observam- se avanços tecnológicos e mudanças estruturais muito importantes.

19 Pib por setores

20 Crescimento econômico Análise de variáveis e indicadores Expansão do país Maior quantidade de bens e serviços Consumo/investimento/renda/poupança/produto interno PIB (Produto Interno Bruto) – Cálculo trimestral Valor monetário de todos os bens e serviços produzidos em um país em um determinado período de tempo Ao dividir o PIB pela população, acha-se o PIB per capita

21 Classes sociais

22 Cálculo do PIB PIB = consumo das famílias + gasto do governo + investimento das empresas + exportação líquida.

23 Previsão PIB

24 Inflação Inflação é um conceito que designa o aumento continuado e generalizado dos preços dos bens e serviços. No sentido literal, o termo inflação significa o efeito de inflar ou inchar. As causas da inflação estão relacionadas com o aumento exagerado do preço de um bem básico, como por exemplo, energia elétrica ou petróleo, ou ainda, pelo aumento ou excesso de consumo, aumentando a procura do produto e, consequentemente, o seu preço.

25 Índice de Desenvolvimento Humano - IDH  Além dos aspectos econômicos  Expectativa de vida  Mortalidade infantil  Condições sanitárias  Nível e qualidade da educação  Cálculo do IDH  Indicador de renda per capita  Indicador das condições de saúde  Indicador das condições de educação

26 Questões contemporâneas Volta da CPMF O problema da aposentadoria Oscilação do Dólar Leilões de hidrelétricas e da Eletrobrás Desemprego Inflação Exportação e Importação Índice de miséria G20

27 Questões contemporâneas Desigualdade salarial homens X mulheres Tragédia em Mariana O Brasil é o único entre 12 grandes a ter recessão O petróleo e a soberania

28 Questão 1 - Fundamental O educador colombiano Bernardo Toro desenvolveu uma lista de competências, os chamados Códigos da Modernidade. Assinale a alternativa que ele NÃO considera essencial para que os jovens possam ter uma participação mais intensa no século XXI. A) Capacidade de analisar, sintetizar e interpretar dados, fatos e situações. B) Capacidade de localizar, acessar e usar melhor a informação acumulada. C) Capacidade de planejar e trabalhar individualmente. D) Domínio da leitura e da escrita.

29 Questão 2 - Fundamental Analise as seguintes afirmações concernentes à função da arte na sociedade e na cultura, em suas diferentes formas, e assinale a alternativa INCORRETA. A) As obras de arte expressam um pensamento, uma visão de mundo e provocam uma inquietação no observador, uma admiração emocionada. B) O gosto e a sensibilidade para apreciar a arte varia de pessoa para pessoa, de região para região, de época para época. C) Toda experiência estética está ligada ao prazer e à alegria. D) A arte está em toda parte e é um elemento definidor da identidade de um povo.

30 Questão 3 - Médio O que é alteridade? É ser capaz de apreender o outro na plenitude de sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença. Quanto menos alteridade existe nas relações pessoais e sociais, mais conflitos ocorrem. Considerando as atitudes que Frei Betto defende para construir uma comunidade de alteridade, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas. ( ) Manter a nossa tendência de colonizar o outro, ou partir do princípio de que eu sei e ensino para ele. ( ) Refletir que os professores sabem algumas coisas e aqueles que não foram à escola sabem outras tantas. ( ) Defender que o equilíbrio emocional para lidar com as relações de alteridade só se aprende na escola. ( ) Utilizar o diálogo e a capacidade de entender o outro a partir de sua experiência de vida e da sua interioridade. Assinale a alternativa que apresenta a sequência de letras CORRETA. A) (V) (V) (F) (F) B) (V) (F) (F) (V) C) (F) (F) (V) (V) D) (F) (V) (F) (V)

31 Questão 4 - Médio Considerando discussões atuais sobre os temas meio ambiente, cidadania e globalização, analise as seguintes afirmativas e assinale a alternativa CORRETA. A) Ao implantar uma nova indústria no mercado estrangeiro, inicialmente existe uma sobrecarga de impostos que se dilui posteriormente. B) A globalização ou mundialização do mercado tem como objetivo principal criar novos postos de trabalho. C) A preferência dada ao uso de energia nuclear se justifica pelo risco zero apresentado às gerações futuras. D) Existem diversas linhas de análise do fenômeno da globalização apresentando visões bastante diferenciadas acerca de seus impactos na vida econômica, política, social e cultural do mundo contemporâneo.

32 Questão 5 - Superior O chamado milagre brasileiro, fase de crescimento excepcional da economia brasileira durante o governo Médici, foi o resultado de uma conjugação de diversos fatores. Entre esses fatores NÃO se inclui A) a expansão do sistema de crédito ao consumidor que permitiu às classes médias adquirirem uma maior quantidade de bens duráveis, como automóveis e eletrodomésticos. B) a restrição da entrada no país de capital externo o que atraiu inúmeros investidores nacionais, interessados em usufruir dos baixos salários pagos pelas empresas, das baixas taxas de inflação e dos subsídios concedidos pelo governo. C) o arrocho salarial, medida adotada pelo PAEG, aliado aos subsídios concedidos pelo governo às empresas, que garantiu a elas lucros elevados e aprofundou o processo de concentração da renda nacional. D) as exportações, principalmente de produtos agrícolas, como a soja e o café, que propiciou a elevação das reservas cambiais brasileiras, as quais foram utilizadas para importar tecnologia e maquinário sofisticados para a indústria nacional.

33 Questão 6 - Superior É CORRETO afirmar que a Aliança Democrática, que lançou o nome de Tancredo Neves no Colégio Eleitoral, responsável pela eleição indireta do novo presidente em 1985, era formada pelos seguintes partidos A) PFL e PMDB. B) PMDB e PTB. C) PSDB e PMDB. D) PSDB e PT.


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