A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Era uma vez um carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Era uma vez um carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos…"— Transcrição da apresentação:

1

2 Era uma vez um carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos…

3 Todas as semanas, ele enfrentava o frio do bosque para buscar madeira e assim construir novos objetos. Uma certa manhã ao sair para recolher a madeira, encontrou o campo todo coberto de uma grossa capa de neve. Abatido pelo cansaço, Serguei decidiu retornar à sua casa e tentar a sorte no dia seguinte. Quando estava a dar meia volta, chamou- lhe a atenção um tronco de madeira esplêndido, o mais belo que já tinha visto na sua vida.

4 Rápido como um raio, regressou à sua carpintaria, mas vários dias se passaram até decidir o que talhar. Finalmente, decidiu fazer uma preciosa boneca. Era tão bonita, que decidiu não a vender, para lhe fazer companhia. - “Vais chamar-te Matrioska” - disse ele à boneca sem vida.

5 Cada manhã, ao levantar-se ele falava com sua companheira. - “Bom dia, Matrioska”! Um dia, ela respondeu: - “Bom dia Serguei”. O carpinteiro ficou surpreendido, mas muito feliz por ter alguém com quem conversar.

6 Com o tempo, o carpinteiro percebeu que Matrioska estava triste e perguntou-lhe o que se passava. Ela respondeu que via que todos tinham filhos e também queria ter. - “Terei que te abrir e vai-te doer” – respondeu Serguei. E ela disse-lhe: - “Não faz mal, na vida, todas as coisas importantes requerem sacrifícios”.

7 Então, sem pensar duas vezes, ele talhou uma boneca menor, a quem chamou Trioska. Assim a Matrioska já não se ia sentir sozinha…

8 Mas o instinto maternal também tomou conta de Trioska e ela também quis ter uma filha. Serguei concordou e logo tratou de talhar outra boneca, ainda menor, a quem deu o nome de Oska.

9 Só que a Oska também queria ter descendência… O carpinteiro já estava a ficar cansado daquela situação. Então pensou, pensou e teve uma ideia: talhou um boneco, ainda mais pequeno, a quem batizou de Ka. Olhou para ele e disse- lhe: - “Tu és um homem, não podes ter filhos!”

10 Então colocou: O Ka dentro da Oska. A Oska dentro da Trioska. A Trioska dentro da Matrioska. Até parecia que tinha voltado a ser só uma boneca… mas não. Cada uma das mães tinha dentro o seu filho.

11 Mas um dia, misteriosamente, Matrioska desapareceu com toda sua família dentro. Serguei ficou desolado. FIM

12 Créditos: Texto adaptado a partir de: https://isadoracln.wordpress.com/2011/06/09/a-lenda-da-matrioska-a-boneca-russa/ Imagens: Disney/Gepetto


Carregar ppt "Era uma vez um carpinteiro russo chamado Serguei, que ganhava a vida talhando belos objetos de madeira: instrumentos musicais, brinquedos…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google