A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na."— Transcrição da apresentação:

1 SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na mistura. 1) Misturas Heterogêneas: Quando podemos identificar os componentes de uma mistura. Os componentes se apresentam em fases distintas. Ex: Água + óleo vegetal. As misturas estão divididas em: 2) Misturas Homogêneas: Quando não é possível identificar os componentes de uma mistura. Os componentes estão na mesma fases. Ex: Água + álcool. Misturas Homogêneas Também são Chamadas de Soluções

2 Soluções: são misturas homogêneas que apresentam uniformidades em suas propriedades. Seus componentes são denominados de solvente e soluto. Solvente: é o componente que está em maior quantidade na solução. Soluções Aquosas – O solvente é água; Geralmente o Solvente Determina o Estado da Solução Soluções Líquidas: água do mar; Soluções Sólidas: ligas metálicas; Soluções Gasosas: ar; As soluções estão divididos em: Soluções Não Aquosas – O solvente é composto orgânico; Soluto: é o componente que encontra-se dissolvido no solvente.

3 Tipos de soluções Sólidas (ex: aliança ouro 18 K) 75 % Au, 25 % Ag e Cu. Soluto(s)? Solvente? Líquidas (ex: álcool combustível) 96 % etanol e 4 % de água. Soluto? Solvente?

4 gasosas (ex: ar) 78 % N 2, 20 % O 2, 2 % outros gases Soluto(s)? Solvente?

5 Eletrólitos Fortes – Substâncias que em água se dissociam, quase que completamente, conduzindo corrente elétrica; Ácidos Fortes, Bases Fortes e Sais Solúveis; Eletrólitos Fracos – Substâncias que em água se dissociam pouco, conduzindo pouca corrente elétrica; Ácidos Fracos, Bases Fracas e Sais pouco Solúveis; Não Eletrólitos – Substâncias que não se dissociam em água, não conduzem corrente elétrica; Os soluto estão divididos em:

6 As soluções podem ser classificadas em: Soluções Insaturadas: Quando o produto de solubilidade ainda não foi atingido. O solvente pode solubilizar mais soluto; Soluções Saturadas: O produto de solubilidade foi atingido. Com uma pequena quantidade a mais do soluto, ocorre a precipitação deste excesso; Soluções Supersaturadas: O produto de solubilidade ainda foi extrapolado, e existe a formação de corpo de fundo. Quando esta solução é submetida ao aquecimento este corpo de fundo torna-se solúvel, formando, desta forma, uma solução supersaturada. Tipos de dispersões Tamanho médio das partículas dispersas Soluções< 1nm Dispersões coloidais1-100nm Suspensões>100nm

7 Solubilidade: o termo Solubilidade ou Coeficiente de Solubilidade refere-se à capacidade que uma substância tem de se dissolver em outra. A solubilidade do NaCl em água a 20 o C é de 36,0 g em 100 mL de água.

8 Coeficiente de Solubilidade = 1 g de NaCl 100 mL de água T = 20  C O coeficiente de solubilidade (CS) do NaCl em água é, a 20  C, 36 g NaCl/ 100 mL de água Não dissolve, mesmo sob agitação!

9 Exercício 1. Uma solução contendo 10 g de sulfato de cobre II (CuSO 4 ) em 30 mL de água, a 20 o C, será saturada ou insaturada? (Dados: densidade da água a 20 o C = 1g.mL -1, solubilidade do CuSO 4 a 20 o C = 21 g/100g de H 2 O). No máximo 30 mL consegue dissolver 6,3 g. Como foram adicionados 10 g, formou- se uma solução saturada com excesso de 3,7 g, denominado de corpo de fundo.


Carregar ppt "SOLUÇÕES Misturas: É considerada mistura quando dois ou mais componentes entram em contato uns com os outros, mantendo as suas propriedades químicas na."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google