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“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” Jesus André Luiz Gonçalves Campos “Tarefeiros do Bem”

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Apresentação em tema: "“Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” Jesus André Luiz Gonçalves Campos “Tarefeiros do Bem”"— Transcrição da apresentação:

1 “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” Jesus André Luiz Gonçalves Campos “Tarefeiros do Bem”

2 Tempo: 10 min

3 A Escola de Formação de Trabalhador Jovem Espírita compete a formação e especialização de trabalhadores para as inúmeras atividades na Mocidade e na Casa Espírita, integrando, em conjunto os demais departamentos da Casa Espírita, o Ciclo de Especialização da Escola de Estudos Espíritas.

4 “[...] o Centro Espírita deve ser o núcleo de estudo, de fraternidade, de oração e de trabalho, com base no Evangelho de Jesus, à luz da Doutrina Espírita.” O Espiritismo de A a Z, p. 73

5 Oportunizar condições de preparo e desenvolvimento para o desempenho da tarefa de evangelização do jovem; Oportunizar condições de preparo e desenvolvimento para o desempenho da tarefa de evangelização do jovem; Atender a necessidade constante de estudo daqueles que estão trabalhando direta ou indiretamente na evangelização do jovem; Atender a necessidade constante de estudo daqueles que estão trabalhando direta ou indiretamente na evangelização do jovem; Propiciar uma permuta de experiências através do trabalho em equipe; Propiciar uma permuta de experiências através do trabalho em equipe; Fornecer meios ao instrutor para que possa trabalhar as tendências dos jovens, através das atividades de estudo e prática da Doutrina Espírita; Fornecer meios ao instrutor para que possa trabalhar as tendências dos jovens, através das atividades de estudo e prática da Doutrina Espírita;

6 A Juventude representa fase importante para o desenvolvimento do espírito. A Juventude representa fase importante para o desenvolvimento do espírito. Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida. Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo. Enquanto ser reencarnante em processo de aprimoramento, o jovem trilha caminhos que o convidam, continuamente, ao autoconhecimento e à escolha de atitudes alinhadas aos seus objetivos e ideais, comprometendo-se com uma opção mais consciente de vida. Mediante os desafios da atualidade, a mensagem de Jesus à luz do Espiritismo representa roteiro seguro e convida o jovem, igualmente, a assumir-se como tarefeiro no bem e a colaborar na construção do mundo novo. A contribuição na seara espírita favorece ao jovem o conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita e a vivência mais próxima do Movimento Espírita, permitindo unir cabeças, corações e mãos em prol da promoção do bem e da construção da paz. A contribuição na seara espírita favorece ao jovem o conhecimento mais aprofundado da Doutrina Espírita e a vivência mais próxima do Movimento Espírita, permitindo unir cabeças, corações e mãos em prol da promoção do bem e da construção da paz. A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos: A criação e o fortalecimento dos laços entre o jovem e a Casa Espírita trazem benefícios para todos:

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10 Enaltece a função educativa da Casa Espírita pelo acesso à vivência do Evangelho Cristão; Enaltece a função educativa da Casa Espírita pelo acesso à vivência do Evangelho Cristão; integra os diversos segmentos etários, fortalecendo a troca de experiências e o sentimento de união; integra os diversos segmentos etários, fortalecendo a troca de experiências e o sentimento de união; orienta trabalhadores – atuais e futuros – nos diversos campos de atuação espírita; orienta trabalhadores – atuais e futuros – nos diversos campos de atuação espírita; renova as habilidades dos atuais trabalhadores e compartilha experiências aos novos colaboradores; renova as habilidades dos atuais trabalhadores e compartilha experiências aos novos colaboradores; valoriza as habilidades e talentos dos jovens colaboradores, orientando-os e acompanhando-os na diretriz doutrinária das ações da Casa Espírita; valoriza as habilidades e talentos dos jovens colaboradores, orientando-os e acompanhando-os na diretriz doutrinária das ações da Casa Espírita; proporciona o aumento de trabalhadores qualificados; proporciona o aumento de trabalhadores qualificados; investe na continuidade, a médio e a longo prazos, dos trabalhos desenvolvidos pela Casa Espírita investe na continuidade, a médio e a longo prazos, dos trabalhos desenvolvidos pela Casa Espírita

11 “TRABALHO, SOLIDARIEDADE E TOLERÂNCIA” Na Casa Espírita a tríade Kardequiana tem regime de urgência, pois: “ é uma escola que nos equipa de informações para o encontro da plenitude; oficina de trabalho onde desenvolvemos aptidões, realizamos experiências, vivenciamos a aprendizagem para sairmos da teoria, da retórica bela e quase inútil, se não tem uma finalidade na prática para a ação” “ é uma escola que nos equipa de informações para o encontro da plenitude; oficina de trabalho onde desenvolvemos aptidões, realizamos experiências, vivenciamos a aprendizagem para sairmos da teoria, da retórica bela e quase inútil, se não tem uma finalidade na prática para a ação” Joanna de Ângelis

12 No desempenho de sua função, o centro espírita é, sobretudo, um centro de serviços ao próximo, no plano propriamente humano e no plano espiritual. O Centro é, portanto, uma casa de serviços e Cultura Espírita. Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra Se os espíritas soubessem o que é o centro espírita, quais são realmente a sua função e a sua significação, o Espiritismo seria hoje o mais importante movimento cultural e espiritual da Terra Nada mais triste do que um centro espírita em que alguns se julgam mestres dos outros, quando na verdade ninguém sabe nada e todos deviam colocar-se na posição exata de aprendizes. Herculano Pires

13 Espiritizar Humanizar Qualificar Joanna de Ângelis

14 (...) “a humanização virá auxiliar-nos, a qualificação nos dirá que não temos mais o direito de permitir-nos erros, e a espiritização nos alçará à condição de verdadeiros espíritas, mínimas qualidades do homem de Bem, precisamente definidas em O Evangelho Segundo o Espiritismo”. Joanna de Ângelis

15 O Centro Espírita é uma escola de formação espiritual e moral O Centro Espírita é local de trabalho onde o Homem se reestrutura, despojando-se do "Homem Velho" e transformando-se no "Homem Novo". OCE – FEB

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17 “Trabalho é toda ocupação útil”. “O trabalho é lei da natureza, por isso mesmo que constitui uma necessidade, e a civilização obriga o homem a trabalhar mais, porque lhe aumenta as necessidades e os gozos”. LE - cap. 3, q.674

18 Nos Mundos Felizes... “... o trabalho, em vez de ser impositivo, é conquista do homem livre que sabe agir no bem infatigável, servindo sempre e sem cessar.” Joanna de Ângelis

19 A Doutrina Espírita se compõe de um conjunto de conhecimentos científicos, filosóficos e morais, além de uma estrutura metodológica. O Movimento Espírita é o conjunto de ações e interações humanas vinculadas à Doutrina Espírita. Embora diferentes entre si, a Doutrina Espírita e o Movimento Espírita estão interligados pelo ESPÍRITA.

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22 Desperta para a oportunidade do trabalho voluntário na seara cristã, contribuindo para a realização de diferentes atividades oferecidas pela Casa Espírita; Desperta para a oportunidade do trabalho voluntário na seara cristã, contribuindo para a realização de diferentes atividades oferecidas pela Casa Espírita; participa de um processo permanente de formação para ação no bem, contando com o acompanhamento seguro de pessoas mais experientes; participa de um processo permanente de formação para ação no bem, contando com o acompanhamento seguro de pessoas mais experientes; vivencia o sentido de solidariedade, de responsabilidade e de compromisso com o aprimoramento de si e do meio social; vivencia o sentido de solidariedade, de responsabilidade e de compromisso com o aprimoramento de si e do meio social; cria o hábito do estudo, que contribui para o autoconhecimento e amplia a capacidade de fazer escolhas; cria o hábito do estudo, que contribui para o autoconhecimento e amplia a capacidade de fazer escolhas; desenvolve novas competências e habilidades que contribuirão com as atividades que desempenha nos demais contextos sociais; desenvolve novas competências e habilidades que contribuirão com as atividades que desempenha nos demais contextos sociais; constrói vínculos de amizade e fortalece as relações sociais. constrói vínculos de amizade e fortalece as relações sociais.

23 Pesquisa com 7948 alunos, em 48 universidades, que foi conduzida por cientistas sociais da Universidade Johns Hopkins: Perguntados sobre o que consideravam “muito importante” para eles naquele momento: 16% responderam “ganhar muito dinheiro” 16% responderam “ganhar muito dinheiro” 78% afirmaram que era: “encontrar um propósito e sentido para minha vida” 78% afirmaram que era: “encontrar um propósito e sentido para minha vida”

24 “É importante pensar sobre, sonhar com, e finalmente visualizar o futuro”. Joel Barker “historicamente pode ser constatado que as maiores realizações das grandes nações do passado e do presente, sempre foram precedidas por grandes visões”. Fred Polak “historicamente pode ser constatado que as maiores realizações das grandes nações do passado e do presente, sempre foram precedidas por grandes visões”. Fred Polak “ a principal diferença entre estudantes de sucesso e fracassados é que os alunos de sucesso compartilham uma visão profunda e positiva de seus próprios futuros; enquanto os outros estão preocupados em resolver os problemas do cotidiano”. Benjamin Singer

25 “O homem não se preocupará com a vida futura senão quando nela ver um objetivo limpo e claramente definido, uma situação lógica, respondendo a todas as suas aspirações, resolvendo todas as dificuldades do presente, e nela não encontre nada que a razão não possa admitir” “O homem não se preocupará com a vida futura senão quando nela ver um objetivo limpo e claramente definido, uma situação lógica, respondendo a todas as suas aspirações, resolvendo todas as dificuldades do presente, e nela não encontre nada que a razão não possa admitir” Allan Kardec

26 O que dizer dos dirigentes de CE que não valorizam o trabalho de juventude e nem se interessam em formar grupos desse tipo, mesmo o centro possuindo uma freqüência considerável de público jovem? São pessoas que ainda não despertaram para o sentido profundo do comportamento doutrinário, que se acreditam insubstituíveis e que à frente de qualquer organização tornam-se donas da entidade. Temem a competição, porque não tem valores de segurança. E receiam que as novas gerações lhe arrebatem o cetro que, transitoriamente, está nas suas mãos. Divaldo Franco em Palavras de Luz

27 “Sê tu aquele que identifica os seus reais recursos e sabe aplicá-los.” Joanna de Ângelis

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30 JOVEMESPÍRITA

31 Os fundamentos pedagógicos do ensino de Jesus estão na sua concepção do mundo, abrangendo o homem e a vida. PROPOSTA EDUCATIVA Comprometida com a transformação Comprometida com a transformação Baseada na participação de cada um Baseada na participação de cada um Alicerçada na visão do homem integral Alicerçada na visão do homem integral Dialógica Dialógica Libertadora Libertadora

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33 Quem consegui construir a torre mais alta usando estes ingredientes? Por que um grupo inesperado sempre se sai melhor que a média? Tempo: 18 min Os pressupostos do Desafio do Marshmallow é que o marshamllow é leve e macio e será facilmente suportado por pauzinhos de espaghetti. Depois que você constrói a estrutura o marshamllow não parece tão leve. A lição do desafio do marshmallow é que precisamos identificar os pressupostos do nosso projeto - as verdadeiras necessidades dos nossos clientes, o preço do produto, a duração do serviço - e testá-los o mais cedo o possível e com frequência. Esse é o mecanismo que leva a inovação efetiva.

34 Especialização: Escola de Formação Prática: Estágio Vivência: Prática Assistencial

35 A atividade prática visa associar os conhecimentos adquiridos no momento de estudo com o trabalho, não só despertando a consciência juvenil para o bem, mas também desenvolvendo seu poder de concentração e disciplina e o desenvolvimento das potencialidades do espírito. A atividade prática visa associar os conhecimentos adquiridos no momento de estudo com o trabalho, não só despertando a consciência juvenil para o bem, mas também desenvolvendo seu poder de concentração e disciplina e o desenvolvimento das potencialidades do espírito. As atividades práticas estão vinculadas à parte doutrinária visando oportunizar o jovem a vivência nos diversos trabalhos, cada um com seus objetivos morais e pedagógicos. As atividades práticas estão vinculadas à parte doutrinária visando oportunizar o jovem a vivência nos diversos trabalhos, cada um com seus objetivos morais e pedagógicos. “Irmãos e amigos. Ainda é para estudo e prática do Evangelho, em sua primitiva pureza, que tereis de voltar o vosso entendimento, se quiserdes salvar da destruição o patrimônio de conquistas grandiosas da vossa civilização.” Emmanuel, Palavras de Emmanuel, cap.17 Especialização: Escola de Formação Prática: Estágio Vivência: Prática Assistencial

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37 Monitoria jovem Oportunidades de trabalho em diferentes áreas e em diferentes projetos. Na realização de projetos e atividades trabalhadores adultos e ao lado de cada trabalhador adulto, um jovem monitor Oportunidades de trabalho em diferentes áreas e em diferentes projetos. Na realização de projetos e atividades trabalhadores adultos e ao lado de cada trabalhador adulto, um jovem monitor “Não pode ainda ser médico em "Nosso Lar", mas poderá assumir o cargo de aprendiz, oportunamente (...) Aprenderá lições novas em "Nosso Lar" e, depois de experiências úteis, cooperará eficientemente conosco, preparando-se para o futuro infinito. ” André Luiz, Nosso Lar – Cap. 14 Especialização: Escola de Formação Prática: Estágio Vivência: Prática Assistencial

38 “É bom que se diga, o evangelizador consciente de si mesmo jamais se julga pronto, acabado, sem mais o que aprender, refazer, conhecer… Ao contrário, avança com o tempo, vê sempre degraus acima a serem galgados na infinita escala da experiência e do conhecimento.” Guillon Ribeiro, Separata do Reformador Especialização: Escola de Formação Prática: Estágio Vivência: Prática Assistencial

39 Pré-requisito: estudo sistematizado, ciclo introdutório… Estruturar o estudo dividindo os trabalhadores interessados em ingressar no Setor de Juventude visando gradação de conhecimentos doutrinários e práticos, em sequência semestral, podendo ser divididos em três graus: BÁSICO, MÉDIO E AVANÇADO. Conhecimento doutrinário: visa fundamentação doutrinária do trabalhador. Conhecimento doutrinário: visa fundamentação doutrinária do trabalhador. O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, A Gênese… Conhecimento prático: objetiva propiciar conhecimentos teóricos e práticos, didáticos e vivências que auxiliem o trabalhador a se especializar na sua área de atuação na Casa Espírita. Conhecimento prático: objetiva propiciar conhecimentos teóricos e práticos, didáticos e vivências que auxiliem o trabalhador a se especializar na sua área de atuação na Casa Espírita. Noções Básicas de Evangelização Juvenil, Trabalhando com o Jovem, Formação de Instrutores, Oratória, Didática e Metodologia de Ensino…

40 Laboratórios de Aprendizagem Desenvolvimento de habilidades e competências específicas Projetos Piloto Diretoria Jovem (Experiências ao lado das lideranças da casa espírita)

41 “(…) precisamos estudar a natureza, as tendências, os problemas e dificuldades, as facilidades de cada um de nossos companheiros que levam o nome de nossos aprendizes, para que venhamos a beneficiá-los com a nossa influência, os ensinamentos de que sejamos portadores.” FCX e Emmanuel, A terra e o semeador

42 COM A PALAVRA O JOVEM!

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44 “Porque acredito ser uma forma de melhorar cada vez mais como pessoa e auxiliar os outros a compreender os ensinamentos da doutrina espírita”. (13 anos) “Pois é um bom trabalho para minha evolução” (14 anos) “Porque é um mais um meio de poder colocar em pratica o que aprendemos sobre a doutrina, e que outras pessoas também aprendam e pratiquem o bem” (19 anos) “Uma ótima oportunidade de trabalho, de adquirir verdadeiros conhecimentos, de me dedicar ao trabalho dignificante, dentre tantas outras vantagens de trabalhar no bem”. (21 anos)

45 “Esses trabalhos me ajudam a criar responsabilidade, me ajudam a ver como é bom ajudar aos outros e que devemos ser prestativos”. (15 anos) “Significa preenchimento pessoal e espiritual. Significa impulsionamento para o bem de uma forma muito gratificante satisfatória, que nos faz querer mais e mais”. (19 anos) “É mais uma oportunidade de poder por em prática a Caridade proposta pelo mestre Jesus. É poder contribuir para o fortalecimento da Doutrina e auxiliar os irmãos que recorrem à ela”. (19anos)

46 “Representa a oportunidade bendita de me alistar nas fileiras dos trabalhadores do bem, contribuindo para a minha reforma íntima e para a regeneração do Mundo” (22 anos) “Sinto feliz em saber que sirvo de estimulo para jovens que como eu buscam o conhecimento e que muitas vezes sirvo de exemplo para eles continuarem participando”. (23 anos)

47 “Instruamos a juventude, esclareçamos a sua inteligência, mas antes de tudo falemos ao seu coração, ensinemo-lhes a despojar-se das suas imperfeições. Lembremo-nos de que a sabedoria por excelência consiste em nos tornamos melhores.” Léon Denis


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