A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante."— Transcrição da apresentação:

1 PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante nossa formação, para a realidade do ensino médio, de forma inovadora e criativa, buscando cativar e despertar o interesse pela disciplina de Sociologia. Bem como, aguçar a autonomia intelectual dos educandos por meio da análise crítica e reflexiva sobre fenômenos sociais comumente observados e explicados de forma imediata pelo senso comum. Fato que prejudica a formação dos alunos para a constante prática e exercício da cidadania. A proposta do Periódico é de aproximar os alunos do universo da leitura e da escrita, em particular das Ciências Sociais, disciplinas que fazem vital uso de ambas as técnicas. Assim como fazer com que os alunos percebam, criticamente, a realidade social em que estão inseridos, pois todos os artigos produzidos pelos discentes do Anísio Teixeira têm um viés de crítica a um fenômeno social. A ideia é dar aos alunos autonomia e ferramentas próprias para tentar compreender os reinos sociais dos quais fazem parte. Nossa ideia também é a de que os alunos compreendam, através das Ciências Sociais, que a realidade social existente é produto de construções humanas históricas. EXPERIÊNCIA A intenção que motivou a efetivação do Periódico foi a de que os alunos produzissem o jornal efetivamente. Os bolsistas apenas supervisionariam e dessem ferramentas metodológicas para tal. Essa proposta, para nós, tem um poder muito maior de aproximar os alunos da escrita e da leitura. Por isso, todos os processos utilizados no Periódico e no PIBID – Ciências Sociais, tanto com os alunos, quanto com os bolsistas, se voltaram para a construção do saber, aproximando-se da realidade dos alunos. Nos artigos produzidos pelos discentes, as Ciências Sociais se faria presente como uma lente crítica, que eles pudessem utilizar e compreender os recortes de diversas construções sociais, conforme maneira da ciência. As reuniões com os alunos ocorrem semanalmente, durante duas horas. Como trabalhamos majoritariamente com alunos da tarde, para não atrapalhar seus horários ordinários de aula, as reuniões são pela manhã. Nessas reuniões, os alunos lêem um material didático trazido pelos bolsistas, e discutido entre os bolsistas previamente e produziam seus artigos a partir do conteúdo trabalho em Sociologia. Coordenador: Prof. Dr. Gilmar Santana Supervisores: Profª. Daniela de O. Gomes Bezerra Prof. Ms. Augusto César F. Vieira Bolsistas: Camila Bezerra Klezia Raquel de Sales Inácio Leonardo Antunes Rogério Alves dos Santos Valtécia Freire RESULTADOS Tivemos como resultados as produções impressas dos jornais, que tiveram grande circulação na escola no turno da tarde e da noite. A aproximação dos alunos das Ciências Sociais, da leitura e da escrita. Também um espaço para que o corpo discente e docente da escola tivesse para expor seus pensamentos e inquietações, como também atividades realizadas na escola. Os resultados para nós, bolsistas, se deu numa aproximação e conhecimento cientifico e empírico da realidade escolar. E de ferramentas para educar de uma maneira onde os alunos se vejam como fomentadores do conhecimento


Carregar ppt "PROPOSTA DE ATIVIDADE Para nós bolsistas, talvez uma das maiores dificuldades enfrentadas tenha sido transpor os conteúdos e práticas aprendidas durante."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google