A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 09 - Ensaio não destrutivos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 09 - Ensaio não destrutivos"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 09 - Ensaio não destrutivos
Para ter acesso a esse material acesse:

2 ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS
Todos os ensaios que serão vistos a seguir são realizados em peças e produtos acabados. Além disso, antes da realização dos ensaios as superfícies das peças devem estar limpas e livres de gorduras.

3 ENSAIO VISUAL Conceito: este ensaio consiste, simplesmente, na visualização através do olho humano, de defeitos e descontinuidades em peças e produtos. Propriedades Avaliadas: trincas, descontinuidades e defeitos aparentes; Observação: este ensaio é realizado em peças e produtos acabados.

4 ENSAIO VISUAL Alguns Cuidados: Limpeza da superfície;
Descontinuidade: Produto pode ser utilizado. Defeito: Produto não pode ser utilizado. Alguns Cuidados: Limpeza da superfície; Acabamento da superfície; Nível de iluminação do local; Seu posicionamento em relação ao ensaio.

5 ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE
Propriedades Avaliadas: trincas, poros, descontinuidades na superfície, e defeitos não aparentes;

6 ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE
Etapas: Preparação e limpeza da superfície. Aplicação do líquido penetrante. Remoção do excesso de penetrante. Revelação. Inspeção. Limpeza final. Vídeo: Ensaio de Líquido Penetrante - CFP CURSOS

7 ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE
Vantagens Ensaio rápido Simplicidade de realização e interpretação dos resultados. Não há limitações quanto ao tamanho, forma, nem ao tipo de material a ser ensaiado O ensaio pode revelar descontinuidades extremamente finas, da ordem de 0,001mm de largura, totalmente imperceptíveis a olho nu.

8 ENSAIO COM LÍQUIDO PENETRANTE
Limitações O ensaio só detecta descontinuidades abertas e superficiais, já que o líquido tem de penetrar na descontinuidade. A superfície do material a ser examinada não pode ser porosa ou absorvente, já que não conseguiríamos remover totalmente o excesso de penetrante, e isso iria mascarar os resultados.

9 ENSAIO COM PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
Conceito: O ensaio por partículas magnéticas é utilizado para detectar descontinuidades superficiais e subsuperficiais, até aproximadamente 3 mm de profundidade, em materiais ferromagnéticos.

10 ENSAIO COM PARTÍCULAS MAGNÉTICAS
Quando existem defeitos, o local da trinca atrai um maior número de partículas, formando uma camada carga e concentrada. Vídeo: Telecurso 2000 Ensaios de Materiais 20 Particulas magnéticas 4:00 – 5:00

11 ENSAIO DE ULTRASSOM Conceito: esse ensaio é baseado em ondas de ultrassom para detecção de defeitos internos. Nesse ensaio são induzidas ondas ultrasônicas que se propagam através do material. Pelo eco captado no receptor, determina-se a existência ou não de descontinuidades.

12 ENSAIO DE ULTRASSOM Propriedades Avaliadas: descontinuidades e defeitos internos em peças, produtos e matéria prima;

13 ENSAIO DE ULTRASSOM Vantagens:
Localização precisa das descontinuidades existentes independente da localização das mesmas. Alta sensibilidade ao detectar pequenas descontinuidades; Respostas imediatas pelo uso de equipamento eletrônico.

14 ENSAIO DE ULTRASSOM Desvantagens:
Exigência de bons conhecimentos técnicos do operador; Atenção durante todo o ensaio; Obediência a padrões para calibração do equipamento; Necessidade de aplicar substâncias que façam a ligação entre o equipamento de ensaio e a peça (acoplantes).

15 Radiografia Industrial
Na radiografia industrial, utilizamos o mesmo princípio da radiografia clínica.

16 Radiografia Industrial
Metodologia: Coloca-se o material a ser ensaiado entre uma fonte emissora de radiação e um filme. Uma parte dos raios emitidos é absorvida pelo material e a outra parte irá atravessá-lo, sensibilizando o filme e produzindo nele uma imagem do material ensaiado.


Carregar ppt "Aula 09 - Ensaio não destrutivos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google