A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete."— Transcrição da apresentação:

1 Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete

2 Semântica Semântica é o estudo do sentido das palavras de uma língua. Na língua portuguesa, o significado das palavras leva em consideração: SINONÍMIA, ANTONÍMIA HOMONÍMIA, PARONÍMIA e POLISSEMIA.

3 Sinonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados iguais ou semelhantes - SINÔNIMOS. Ex.: Cômico - engraçado Débil - fraco, frágil Distante - afastado, remoto

4 Antonímia É a relação que se estabelece entre duas palavras ou mais que apresentam significados diferentes, contrários - ANTÔNIMOS. Ex.: Economizar - gastar Bem - mal Bom - ruim

5 HIPONÍMIA / HIPERONÍMIA
hiperônimas são as palavras capazes de agregar, englobar ou mesmo acumular outros termos que apresentem uma significação mais específica. Por outro lado, as palavras hipônimas podem ser agregadas, englobadas ou mesmo acumuladas por outros termos que apresentem uma significação mais ampla. ANIMAL CÃO POODLE

6 Hiperonímia /Hiponímia
A palavra “cachorro” está contida no conceito “animal”. A esse fenômeno dá-se o nome de Hiponímia. Inversamente, “animal” comporta: “cachorro, lobo, carneiro, etc.” Animal é um caso de Hiperonímia. Assim deduzimos que a Hiponímia particulariza e a Hiperonímia generaliza.

7                                             CONCLUINDO: Hiperônimo é uma palavra que apresenta um significado mais abrangente do que o do seu hipônimo (vocabulário de sentido mais específico). É o que acontece com as palavras doença e gripe – doença é hiperônimo de gripe porque em seu significado contém o significado de gripe e o significado de mais uma série de palavras como dengue, malária, câncer. Então se conclui que gripe é hipônimo de doença.

8 A relação existente entre hiperônimo e hipônimo é fundamental para a coesão textual.
Ex: Grupos de refugiados chegam diariamente do sertão castigado pela seca. São pessoas famintas, maltrapilhas, destruídas. Note que a palavra “pessoas” é um hiperônimo da palavra “refugiados”, uma vez que “pessoas” apresenta um significado mais abrangente que seu hipônimo “refugiados”.

9 Homônimas: São aquelas que possuem grafia ou pronúncia iguais. Exemplos: seção (divisão), cessão (ato de ceder), sessão (reunião, assembléia).

10 Parônimas: São aquelas que possuem grafia e pronúncia parecidas. Exemplos: comprimento (extensão), cumprimento (saudação).

11 Polissemia É a propriedade que uma mesma palavra tem de apresentar vários significados. Ex.: Ele ocupa um alto posto na empresa Abasteci meu carro no posto da esquina Os convites eram de graça Os fiéis agradecem a graça recebida.

12 Exemplos de palavras parônimas
COMPRIMENTO (extensão) e CUMPRIMENTO (saudação) DEFERIR (conceder) e DIFERIR (adiar, divergir, distinguir-se) DESCRIÇÃO ( ato de descrever) e DISCRIÇÃO (reserva em atos e atitudes) DESPERCEBIDO (desatento) e DESAPERCEBIDO (despreparado, desprevenido) EMERGIR (vir à tona, despontar) e IMERGIR (mergulhar) EMIGRANTE (quem sai voluntariamente de seu próprio país para se estabelecer em outro) IMIGRANTE (quem entra em outro país a fim de se estabelecer) EMINENTE (destacado, elevado) e IMINENTE (prestes a acontecer) FLAGRANTE (evidente) e FRAGRANTE (perfumado, aromático) FLUIR (correr com abundância) e FRUIR (desfrutar, aproveitar) INFLAÇÃO (desvalorização da moeda) e INFRAÇÃO (violação da lei) INFRINGIR (transgredir) e INFLIGIR (aplicar) RATIFICAR (confirmar) e RETIFICAR (corrigir) TRÁFEGO (trânsito de veículos em vias públicas) e TRÁFICO (comércio desonesto ou ilícito) VULTOSO ( que faz vulto, volumoso ou de grande importância) VULTUOSO (acometido de congestão da face)

13 Exemplos de palavras homônimas
ACENDER (iluminar, por fogo) e ASCENDER (subir, elevar); ACENTO (inflexão de voz ou sinal gráfico) e ASSENTO (lugar para sentar-se); APREÇAR (avaliar preços) e APRESSAR (acelerar) ÁREA (superfície) e ÁRIA (melodia) CAÇAR (perseguir a caça) e CASSAR (anular, inutilizar); CEGAR (tornar cego) e SEGAR (ceifar, cortar para colher); CENSO (recenseamento, contagem) e SENSO (juízo); CELA (quarto pequeno ou cubículo) e SELA (arreio de animais) CERRAR (fechar) e SERRAR (cortar) CESSÃO (ato de ceder, doação), SEÇÃO ou SECÇÃO (repartição, departamento; divisão) e SESSÃO ( tempo de duração de uma representação ou espetáculo, encontro, reunião); CONCERTO (acordo, , arranjo, harmonia musical) e CONSERTO (remendo, reparo, arrumação); ESPECTADOR (o que presencia) E EXPECTADOR ( o que está na expectativa); ESPERTO (ágil, rápido, vivaz) e EXPERTO (conhecedor, especialista); ESPIAR (olhar, ver, espreitar) e EXPIAR (pagar uma culpa, sofrer castigo); ESPIRAR (respirar) e EXPIRAR (morrer); COSER (costurar) e COZER (cozinhar); INCIPIENTE (iniciante, principiante) e INSIPIENTE (ignorante); INTENÇÃO ou TENÇÃO (propósito, finalidade) e INTENSÃO ou TENSÃO ( intensidade, esforço) PAÇO (palácio) e PASSO (passada). SINTO (do verbo sentir) e CINTO (objeto de vestuário TAXA (imposto) e TACHA (prego pequeno)

14 Exercícios Preencha as lacunas com um dos termos entre parênteses:
1. Em tempos de crise, é necessário a despensa de alimentos. (sortir -surtir) 2. Os direitos de cidadania do rapaz foram pelo governo. (caçados - cassados)  3. O dos senadores é de oito anos. (mandado- mandato)  4. A Marechal Rondon estava coberta pela (cerração - serração) 5. César não teve de justiça. (censo - senso) 6. Todos os haviam sido ocupados. (acentos - assentos) 7. Devemos uma quantia ao banco. (vultosa - vultuosa)  8. A próxima começará atrasada. (seção - sessão)   se, mas havia hostilidade entre eles. (cumprimentaram - comprimentaram) 10. Na das avenidas, houve uma colisão. (intersecção - intercessão) 11. O no final do dia estava insuportável. (tráfego - tráfico) 12. O marido entrou vagarosamente e passou (despercebido - desapercebido) 13. Não costume as leis. (infligir - infringir) 14. Após o bombardeio, o navio atingido (emergiu- imergiu) 15. Vários japoneses chega-ram a São Paulo nas primeiras décadas do século. (emigrantes - imigrantes)  16. Não há de raças naquele país. (discriminação - descriminação)  17. Após anos de luta, consegui a (dispensa - despensa)  18. A chegada do diplomata era ( eminente - iminente).      

15 31. As pessoas foram recolhidas a suas..........(celas - selas)
    19. O corpo era formado por doutores. (docente- discente)  20. Houve alguns no Congresso. (acidentes - incidentes 21. Fomos pelos anfitriões. (destratados - distratados) 22. A dos direitos da emis-sora foi uma das tarefas do governo. (seção -cessão) 23. Ali, na de eletrodomésticos, há uma grande liquidação. (seção - cessão) 24. É um senhor (distinto - destinto) 25. Dei o mate ao geren-te, por causa do sem fundos. (cheque - xeque) 26. A nuvem de gafanhotos a plantação. (infestou - enfestou) 27. Quando Joana toca piano é mais um que um (conserto - concerto) 28. Todos eles o prazer da bela melodia. (fruem - fluem) 29. Estava muito para quanto custava aquele aparelho. (apreçar - apressar) 30. Nas festas de São João é comum balões e vê-los (ascender - acender) 31. As pessoas foram recolhidas a suas (celas - selas) 32. Segui a médica, mas não obtive resultados. (proscrição - prescrição) 33. Alguns modelos serão vendidos. (recreados - recriados)  34. A bandeira de São Paulo tem pretas. (listas - listras)  35. Para passar, precisava mais das lições. ( apreender -aprender)  36. O réu suas culpas. (expiará - espiará)  37. Encontrei uma carteira com de cem dólares. (cédulas - sédulas)  38. Iremos à para lermos deliciosa medieval. (xácara - chácara)  39. Na hora da , os mexicanos dormem. (cesta-sesta) 40. Percebe-se que ele ainda é meio , pois não tem prática de comércio. (incipiente - insipiente)


Carregar ppt "Semântica Ensino Médio Profª: Monssuete."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google