A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação."— Transcrição da apresentação:

1

2 01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação e felicidade? Segundo a lição, nossa satisfação e felicidade devem estar fundamentadas na benevolência aos necessitados, na visitação aos órfãos e viúvas, na prática da oração intercessória e no amor entre os irmãos. A. Nossa satisfação deve advir do conhecimento progressivo do caráter de Deus, Seus estatutos e Seu modo justo e amoroso de agir. "Se alguém quiser se orgulhar, que se orgulhe de me conhecer e de me entender, diz o Senhor" (Jr 9:24 NTLH). B. Biblicamente, o que sacia a alma é o conhecimento de Deus através de um relacionamento íntimo com Ele. Passaremos a eternidade analisando e estudando Deus, Seu amor, Seu caráter e Suas obras criadas a fim de amá-LO cada vez mais. C.

3 02. Além de animais e ídolos pagãos, os judeus idolatravam o Templo, a arca da Aliança e a cidade de Jerusalém. Hoje, o que pode ser um ídolo na nossa vida? Estamos venerando coisas santas? A idolatria envolve muito mais que adoração de imagens; significa dar menos valor a Deus e mais valor aquilo que é Dele: nosso tempo, talentos, família, bens, trabalho. A idolatria ocorre quando coisas ou pessoas ocupam o primeiro lugar em nosso coração. A. A idolatria ocorre quando amamos mais as coisas criadas do que o Criador; quando temos mais prazer em falar sobre elas do que sobre Deus. Ídolos podem ser coisas boas porém inúteis para nossa salvação: estudo, trabalho, dinheiro, família, igreja, entretenimentos. B. Diferentemente da Igreja de Corinto (1Co 1:12) onde pregadores eram idolatrados, os membros adventistas estão imunes à idolatria. Na Igreja não ocorre a veneração de conjuntos musicais, quartetos, pastores que apresentam programas de televisão, Ellen White, etc. C.

4 03. Se o povo se arrependesse dos seus pecados, o Senhor os pouparia da destruição. No que consiste o genuíno arrependimento? Por que ele é tão importante para se obter a salvação? O genuíno arrependimento produz o sentimento de medo pelas consequências do pecado. Esse sentimento é benéfico pois serve para preservar-nos de erros ainda maiores. Após trair Jesus, Pedro teve esse sentimento, foi perdoado e tornou-se grande apóstolo. A. Arrependimento autêntico é tristeza pelo pecado contra Deus e o desejo de não cair novamente. É um sentimento de amargura que o Espírito Santo coloca em nós pelo mal que causamos a Deus e de alegria pelo perdão salvífico que recebemos Dele (2 Co 7:10). B. Arrependimento genuíno é um sentimento pouco comum em nossa sociedade pois envolve (1) reconhecimento do erro, da falha de caráter, da fraqueza moral e espiritual; (2) tristeza pelo erro cometido; (3) abandono do erro; e (4) busca por mudança de atitude. C.

5 04. Jeremias foi ameaçado de morte por causa da sua pregação. De que forma Deus suscitou homens que o livrassem da morte? Que confiança esse episódio nos oferece sobre o remanescente fiel do Senhor? Ao ser ameaçado de morte pelos sacerdotes e profetas, alguns dos ancião da cidade inspirados por Deus, se levantaram no tribunal e argumentaram que Jeremias não poderia ser morto porque era filho de sacerdotes da tribo de Benjamim (Jr 1:1). A. Alguns dos anciãos de Judá que sempre estiveram do lado da verdade, quando viram que num momento de lucidez os príncipes e parte do povo escolheram não matar Jeremias, eles se levantaram e proferiram o texto de Miqueias 3:12 a favor da vida de Jeremias. B. Deus sempre teve em Israel um grupo de fiéis que nunca dobraram seus joelhos a Baal (EGW, PR, 163). Podemos confiar que Deus sempre terá um remanescente fiel, composto por aqueles que permanecerão firmes pelo que é reto ainda que caiam os céus. C.

6


Carregar ppt "01. Os conterrâneos de Jeremias orgulhavam-se da sua herança abraâmica e de sua sabedoria, força e riqueza. No que deve estar fundamentada nossa satisfação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google