A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO"— Transcrição da apresentação:

1 COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO
LINGUAGEM VERBAL, LINGUAGEM NÃO VERBAL E LINGUAGEM MISTA

2 O que é linguagem?  É o uso da língua como forma de expressão e comunicação entre as pessoas. Agora, a linguagem não é somente um conjunto de palavras faladas ou escritas, mas também de gestos e imagens. Afinal, não nos comunicamos apenas pela fala ou escrita, não é verdade? Então, a linguagem pode ser verbalizada, e daí vem a analogia ao verbo. Você já tentou se pronunciar sem utilizar o verbo? Se não, tente, e verá que é impossível se ter algo fundamentado e coerente! Assim, a linguagem verbal é que se utiliza de palavras quando se fala ou quando se escreve.

3 É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.
Linguagem verbal É o uso da escrita ou da fala como meio de comunicação. Soneto de Fidelidade "De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure. O Soneto de Fidelidade de Vinícius de Morais corresponde a um belo exemplo de linguagem verbal, através de palavras.

4 Linguagem não verbal É o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação. A linguagem não verbal pode ser até percebida nos animais, quando um cachorro balança a cauda quer dizer que está feliz ou coloca a cauda entre as pernas medo, tristeza. O semáforo é um exemplo de linguagem não verbal. Um objeto capaz de interferir na vida do ser humano de forma tão extraordinária, no qual o sentido das cores comanda o trânsito. Ilustração: ktsdesign / Shutterstock.com

5 Foto: Ljupco Smokovski / Shutterstock.com
A foto mostra uma mímica, através da feição do protagonista tem um significado, uma mensagem. Aqui ocorre linguagem não verbal. Foto: Ljupco Smokovski / Shutterstock.com Observe outros exemplos de linguagem não verbal: Cartão vermelho – denúncia de falta grave no futebol. Símbolo que se coloca na porta para indicar “sanitário masculino”.

6 Imagem indicativa de “silêncio”.
Placas de trânsito – à frente “proibido andar de bicicleta”, atrás “quebra-molas”.

7 Linguagem mista É o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo, como nos casos das charges, cartoons e anúncios publicitários. Linguagem verbal (Sorriso Whitening Explosion; Deixe de lado aquele sorrisinho amarelo) e não verbal (imagem: garota; tubos de creme dental). Charge do autor Tacho – exemplo de linguagem verbal (óxente, polo norte 2100) e não verbal (imagem: sol, cactus, pinguim). Linguagem verbal (Sorriso Whitening Explosion; Deixe de lado aquele sorrisinho amarelo) e não verbal (imagem: garota; tubos de creme dental).

8 Oficina de produção Use a sua criatividade e produza em seu caderno um texto bem divertido, empregando a linguagem mista (não se esqueça de usar os elementos básicos). Oficina de produção


Carregar ppt "COLÉGIO SÃO JOSÉ PRODUÇÃO DE TEXTO – 6º ANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google