A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESQUENTA ENEM BIOLOGIA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESQUENTA ENEM BIOLOGIA."— Transcrição da apresentação:

1 ESQUENTA ENEM BIOLOGIA

2 QUESTÃO 1 Na cadeia alimentar montada por Miguelito, a vaca pode ser considerada uma intermediária porque, sob o ponto de vista energético, ela a) recebe a energia dos humanos e a transfere às plantas. b) impede a transferência de energia das plantas aos humanos. c) transfere parte da energia recebida das plantas aos humanos. d) disponibiliza o total da energia obtida pela planta para os humanos. e) promove o fluxo da energia produzida pela planta e por ela aos humanos.

3 Fluxo de energia e fluxo da matéria

4 QUESTÃO 1 Na cadeia alimentar montada por Miguelito, a vaca pode ser considerada uma intermediária porque, sob o ponto de vista energético, ela a) recebe a energia dos humanos e a transfere às plantas. b) impede a transferência de energia das plantas aos humanos. c) transfere parte da energia recebida das plantas aos humanos. d) disponibiliza o total da energia obtida pela planta para os humanos. e) promove o fluxo da energia produzida pela planta e por ela aos humanos.

5 QUESTÃO 2 A conduta humana apresentada na charge é capaz de provocar alterações nos ciclos biogeoquímicos, uma vez que contribui para a a) liberação de gás oxigênio para a atmosfera por meio do processo de fotossíntese. b) redução do processo de erosão, pois a água se infiltra com mais facilidade no solo. c) captação de gás carbônico da atmosfera e, portanto, o controle do aquecimento global. d) obtenção de nitrogênio pelos animais, pois não terão que compartilhá-lo com as plantas. e) escassez de chuvas devido ao comprometimento do processo de transpiração dos vegetais.

6 Evapotranspiração

7 QUESTÃO 2 A conduta humana apresentada na charge é capaz de provocar alterações nos ciclos biogeoquímicos, uma vez que contribui para a a) liberação de gás oxigênio para a atmosfera por meio do processo de fotossíntese. b) redução do processo de erosão, pois a água se infiltra com mais facilidade no solo. c) captação de gás carbônico da atmosfera e, portanto, o controle do aquecimento global. d) obtenção de nitrogênio pelos animais, pois não terão que compartilhá-lo com as plantas. e) escassez de chuvas devido ao comprometimento do processo de transpiração dos vegetais.

8 QUESTÃO 3 Em 1972, no Congresso de Honolulu, um encontro casual entre dois renomados pesquisadores resultou em grandes avanços na área da Biologia Molecular. Herb Boyer, especialista em enzimas de restrição, e Stanley Cohen, especialista em plasmídeos, associaram suas habilidades e uniram um plasmídeo portador do gene de resistência à tetraciclina a outro portador do gene de resistência à canamicina. O desafio seguinte foi criar um DNA híbrido usando DNA de dois organismos totalmente diferentes – de uma bactéria e o de um ser humano, por exemplo.

9 Bases nitrogenadas DNA recombinante Molécula de DNA
Molécula de DNA

10 QUESTÃO 3 A união entre fragmentos de DNA de dois organismos muito diferentes é possível porque as moléculas de DNA de todos os seres vivos a) ocorrem espalhadas no citoplasma como moléculas circulares denominadas plasmídeos. b) associam-se a proteínas histonas no interior do núcleo celular, onde formam os cromossomos. c) são encontradas no interior de organelas membranosas relacionadas ao metabolismo energético. d) apresentam a mesma estrutura química básica, com diferenças no número e na ordem dos nucleotídeos. e) contêm a mesma quantidade e as mesmas sequências de bases nitrogenadas púricas e pirimídicas.

11 QUESTÃO 4 No Devoniano Superior, há cerca de 365 milhões de anos, existia uma espécie de plantas que denominaremos de grupo P. Elas apresentavam vasos condutores de seiva e dependiam da água para que a fecundação ocorresse. Em determinado momento, surgiram no grupo P indivíduos que formavam o grão de pólen, gametófitos masculinos muito reduzidos, e a estrutura X, que passou a transportar o gameta masculino até o gameta feminino sem a necessidade de água. Os indivíduos do grupo P que apresentavam essas mudanças passaram a ter vantagem em relação aos demais, sendo, assim, selecionados positivamente. A ideia a que o texto se refere está de acordo com a teoria evolucionista de Darwin. A estrutura X poderia ser a) o fruto, e o grupo P ser ancestral direto das angiospermas. b) o tubo polínico, e o grupo P ser ancestral direto das gimnospermas. c) a semente, e o grupo P ser ancestral direto das gimnospermas. d) os vasos condutores, e o grupo P ser ancestral direto das pteridófitas. e) a flor, e o grupo P ser ancestral direto das angiospermas e das gimnospermas.

12 Relação filogenética das plantas
Briófitas Pteridófitas Gimnospermas Angiospermas Fruto e flor Semente, tubo polínico e grão de pólen Vasos condutores de seiva Embrião

13 QUESTÃO 4 No Devoniano Superior, há cerca de 365 milhões de anos, existia uma espécie de plantas que denominaremos de grupo P. Elas apresentavam vasos condutores de seiva e dependiam da água para que a fecundação ocorresse. Em determinado momento, surgiram no grupo P indivíduos que formavam o grão de pólen, gametófitos masculinos muito reduzidos, e a estrutura X, que passou a transportar o gameta masculino até o gameta feminino sem a necessidade de água. Os indivíduos do grupo P que apresentavam essas mudanças passaram a ter vantagem em relação aos demais, sendo, assim, selecionados positivamente. A ideia a que o texto se refere está de acordo com a teoria evolucionista de Darwin. A estrutura X poderia ser a) o fruto, e o grupo P ser ancestral direto das angiospermas. b) o tubo polínico, e o grupo P ser ancestral direto das gimnospermas. c) a semente, e o grupo P ser ancestral direto das gimnospermas. d) os vasos condutores, e o grupo P ser ancestral direto das pteridófitas. e) a flor, e o grupo P ser ancestral direto das angiospermas e das gimnospermas.

14 Teoria sintética da evolução
Darwin Teoria sintética da evolução Lamarck Lei do uso e desuso Herança dos caracteres adquiridos

15 QUESTÃO 5 No Brasil e em diversos outros países em desenvolvimento, a ancilostomose, popularmente conhecida como amarelão, ainda é um grave problema de saúde pública. O gráfico a seguir expressa a quantidade de sangue perdido por uma pessoa acometida por ancilostomose em relação à quantidade de ovos por grama de fezes De acordo com o gráfico, uma pessoa com ancilostomose terá maior risco de manifestar a) anemia quanto menor for o número de vermes adultos em seu sangue. b) anemia quanto maior for o número de vermes adultos em seu intestino. c) anemia quanto menor for o número de vermes adultos em seu intestino. d) hemorragia quanto maior for o número de vermes adultos em seu sangue. e) hemorragia quanto menor for o número de vermes adultos em seu intestino.

16 Penetração ativa da larva
Ancilostomose Transmissão Penetração ativa da larva Esquistossomose

17 QUESTÃO 6 Todos nós estamos cansados de ouvir falar em dengue, mas a doença continua avançando. Em 2015, o número de casos já ultrapassou o total registrado em O que muita gente não sabe é que, no Brasil, existem 4 tipos de vírus causadores da doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, todos transmitidos da mesma forma e todos capazes de provocar as formas clássica ou hemorrágica da doença. Cada pessoa pode, então, contrair a doença mais de uma vez, até o limite máximo de quatro vezes. Por isso todo cuidado é pouco. O limite máximo de manifestação da dengue justifica-se pelo fato de a) o organismo adquirir células de memória contra os vírus com os quais já tenha entrado em contato. b) o sistema imunológico iniciar a produção de anticorpos apenas após o contato com os quatro tipos de vírus. c) as fêmeas do Aedes aegypti, agentes transmissores, picarem uma mesma pessoa apenas quatro vezes. d) a forma hemorrágica, mais grave e comumente letal, manifestar-se após o terceiro contato com os vírus. e) o mosquito apresentar comportamento sazonal, com atividade predominante em algumas

18 Segundo contato com o mesmo vírus
Primeiro contato com o um determinado vírus Anticorpos produzidos (escala log) Tempo (dias)

19 QUESTÃO 6 Todos nós estamos cansados de ouvir falar em dengue, mas a doença continua avançando. Em 2015, o número de casos já ultrapassou o total registrado em O que muita gente não sabe é que, no Brasil, existem 4 tipos de vírus causadores da doença: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, todos transmitidos da mesma forma e todos capazes de provocar as formas clássica ou hemorrágica da doença. Cada pessoa pode, então, contrair a doença mais de uma vez, até o limite máximo de quatro vezes. Por isso todo cuidado é pouco. O limite máximo de manifestação da dengue justifica-se pelo fato de a) o organismo adquirir células de memória contra os vírus com os quais já tenha entrado em contato. b) o sistema imunológico iniciar a produção de anticorpos apenas após o contato com os quatro tipos de vírus. c) as fêmeas do Aedes aegypti, agentes transmissores, picarem uma mesma pessoa apenas quatro vezes. d) a forma hemorrágica, mais grave e comumente letal, manifestar-se após o terceiro contato com os vírus. e) o mosquito apresentar comportamento sazonal, com atividade predominante em algumas

20 QUESTÃO 7 Recentemente, o Brasil avançou mais um pouco na tecnologia dos biocombustíveis, dando início à produção do etanol de segunda geração. Enquanto o etanol de primeira geração é fabricado a partir da sacarose presente no caldo da cana, o etanol de segunda geração é produzido por meio da celulose e da hemicelulose presentes na palha e no bagaço, matérias primas geradas em grande quantidade na produção do etanol de primeira geração. Estrategicamente, existem diferenças importantes na produção de ambos. O caldo usado na fabricação do etanol já está pronto para a fermentação e destilação, enquanto que a palha e o bagaço passam, primeiramente, por tratamentos que visam a separar e hidrolisar seus componentes, liberando açúcares simples passíveis de fermentação. Quimicamente, as moléculas de etanol produzidas em ambos os processos são iguais, mas a nova tecnologia sinaliza um acréscimo de 30% na produtividade do setor.

21 QUESTÃO 7 A vantagem da produção do etanol de segunda geração relaciona-se à a) utilização de matérias-primas ricas em carboidratos complexos. b) necessidade de hidrólise previamente ao processo de fermentação. c) possibilidade de aumento da produção sem aumento da área cultivada. d) presença de etapas intermediárias com aumento dos custos de produção. e) inexistência de dióxido de carbono na composição dos gases emitidos durante a queima.

22 QUESTÃO 7 Recentemente, o Brasil avançou mais um pouco na tecnologia dos biocombustíveis, dando início à produção do etanol de segunda geração. Enquanto o etanol de primeira geração é fabricado a partir da sacarose presente no caldo da cana, o etanol de segunda geração é produzido por meio da celulose e da hemicelulose presentes na palha e no bagaço, matérias primas geradas em grande quantidade na produção do etanol de primeira geração. Estrategicamente, existem diferenças importantes na produção de ambos. O caldo usado na fabricação do etanol já está pronto para a fermentação e destilação, enquanto que a palha e o bagaço passam, primeiramente, por tratamentos que visam a separar e hidrolisar seus componentes, liberando açúcares simples passíveis de fermentação. Quimicamente, as moléculas de etanol produzidas em ambos os processos são iguais, mas a nova tecnologia sinaliza um acréscimo de 30% na produtividade do setor.

23 QUESTÃO 7 A vantagem da produção do etanol de segunda geração relaciona-se à a) utilização de matérias-primas ricas em carboidratos complexos. b) necessidade de hidrólise previamente ao processo de fermentação. c) possibilidade de aumento da produção sem aumento da área cultivada. d) presença de etapas intermediárias com aumento dos custos de produção. e) inexistência de dióxido de carbono na composição dos gases emitidos durante a queima.

24 QUESTÃO 8 Texto I Texto II
O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa (GEE) pelo seu potencial de aquecimento global. Disponível em: < Acesso em: 18 jun

25 QUESTÃO 8 Considerando o cenário de produção de gases do efeito estufa pelo Brasil, apresentado no infográfico, uma alternativa viável para minimizar o problema seria a) acabar com os aterros, pois este destino dos resíduos está associado às altas taxas de emissão desses gases. b) extinguir as atividades agropecuárias, pois estão associadas à grande emissão de poluentes, como o gás carbônico. c) estimular o uso de combustíveis fósseis, pois emitem menos gás carbônico para a atmosfera que biocombustíveis como o etanol. d) assegurar medidas de restrição ao desmatamento, pois os vegetais retiram gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese. e) desestimular o consumo de combustível pelas indústrias e a geração de eletricidade, pois estão relacionados à grande emissão desses gases.

26 QUESTÃO 8 Texto I Texto II
O dióxido de carbono equivalente é o resultado da multiplicação das toneladas emitidas de gases de efeito estufa (GEE) pelo seu potencial de aquecimento global. Disponível em: < Acesso em: 18 jun

27 QUESTÃO 8 Considerando o cenário de produção de gases do efeito estufa pelo Brasil, apresentado no infográfico, uma alternativa viável para minimizar o problema seria a) acabar com os aterros, pois este destino dos resíduos está associado às altas taxas de emissão desses gases. b) extinguir as atividades agropecuárias, pois estão associadas à grande emissão de poluentes, como o gás carbônico. c) estimular o uso de combustíveis fósseis, pois emitem menos gás carbônico para a atmosfera que biocombustíveis como o etanol. d) assegurar medidas de restrição ao desmatamento, pois os vegetais retiram gás carbônico da atmosfera através da fotossíntese. e) desestimular o consumo de combustível pelas indústrias e a geração de eletricidade, pois estão relacionados à grande emissão desses gases.

28 JUSTIÇA MANDA INDENIZAR MULHER EM R$ 150 MIL POR ‘PÍLULA DE FARINHA’
QUESTÃO 9 JUSTIÇA MANDA INDENIZAR MULHER EM R$ 150 MIL POR ‘PÍLULA DE FARINHA’ Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão que condenou uma empresa farmacêutica a pagar R$ 150 mil de indenização por danos morais à mulher que engravidou após uso de pílula anticoncepcional. Segundo a Justiça, a mulher afirmou que, em 1998, a empresa foi responsável pela comercialização de várias cartelas de placebos. Na época, os anticoncepcionais Microvlar, sem princípio ativo, ficaram conhecidos como ‘pílulas de farinha’. Ela teria comprado uma das unidades. Disponível em: < Acesso em: 23 jun

29 QUESTÃO 9 Para que desempenhem o papel contraceptivo, as “pílulas de farinha” deveriam conter o princípio ativo análogo aos hormônios progesterona e estrógeno a fim de que a alta concentração sanguínea destes inibisse a) a descamação da camada interna do útero, conhecida como endométrio. b) a ação da hipófise anterior, estimulando a liberação dos hormônios gonadotróficos. c) a liberação do hormônio luteinizante que é exclusivo da gestação. d) a liberação do hormônio testosterona, responsável pela liberação do ovócito II. e) o rompimento do folículo ovariano com consequente liberação do ovócito II.

30 Formação do corpo lúteo
HIPOTÁLAMO GnRH (+) HIPÓFISE FSH LH (-) (-) (+) (+) OVÁRIOS Desenvolvimento do folículo Rompimento do folículo Formação do corpo lúteo Estrógeno Progesterona e estrógeno

31 QUESTÃO 9 Para que desempenhem o papel contraceptivo, as “pílulas de farinha” deveriam conter o princípio ativo análogo aos hormônios progesterona e estrógeno a fim de que a alta concentração sanguínea destes inibisse a) a descamação da camada interna do útero, conhecida como endométrio. b) a ação da hipófise anterior, estimulando a liberação dos hormônios gonadotróficos. c) a liberação do hormônio luteinizante que é exclusivo da gestação. d) a liberação do hormônio testosterona, responsável pela liberação do ovócito II. e) o rompimento do folículo ovariano com consequente liberação do ovócito II.

32 QUESTÃO 10 O desenvolvimento da microscopia eletrônica na década de 1950 promoveu análises detalhadas da ultraestrutura celular, permitindo, com mais segurança, estabelecer as relações entre estrutura e função. As imagens a seguir, por exemplo, são micrografias eletrônicas de campos de duas células ricas em retículo endoplasmático.

33 As imagens mostram a possibilidade de as células I e II serem responsáveis pela síntese de, respectivamente, a) glicolipídios e glicoproteínas. b) enzimas digestivas e hormônios sexuais. c) hormônios esteroides e hormônios proteicos. d) proteínas citoplasmáticas e proteínas de exportação. e) fosfolipídios de membrana e proteínas de membrana.

34 RE liso : síntese de lipídios
QUESTÃO 10 O desenvolvimento da microscopia eletrônica na década de 1950 promoveu análises detalhadas da ultraestrutura celular, permitindo, com mais segurança, estabelecer as relações entre estrutura e função. As imagens a seguir, por exemplo, são micrografias eletrônicas de campos de duas células ricas em retículo endoplasmático. RE granular : síntese de proteínas RE liso : síntese de lipídios

35 QUESTÃO 10 As imagens mostram a possibilidade de as células I e II serem responsáveis pela síntese de, respectivamente, a) glicolipídios e glicoproteínas. b) enzimas digestivas e hormônios sexuais. c) hormônios esteroides e hormônios proteicos. d) proteínas citoplasmáticas e proteínas de exportação. e) fosfolipídios de membrana e proteínas de membrana.

36 QUESTÃO 11 Pacientes com a Doença de Pelizaeus-Merzbacher (PMD na sigla em inglês) apresentam alterações na mielina, uma camada que envolve os nervos e que é essencial ao seu funcionamento. Um estudo publicado na revista Nature Medicine mostrou que, em ratos, uma dieta rica em colesterol aliviou os sintomas da doença. A doença de Pelizaeus-Merzbacher é uma entre várias leucodistrofias, transtornos genéticos em que há alteração na mielina — substância que envolve e protege as fibras nervosas, auxiliando a transmissão de mensagens entre os nervos. Disponível em: < merzbacher_experimento_mv.shtml>. Acesso em: 23 jun O estudo referido na reportagem é importante já que a integridade da mielina permite que a) os canais de sódio se abram de forma saltatória na fibra nervosa. b) o impulso nervoso percorra ininterruptamente a fibra nervosa. c) os canais de cloro sejam abertos de forma saltatória ao longo da fibra nervosa. d) a repolarização da membrana plasmática restrinja-se à região do axônio. e) o potencial de ação aconteça pela entrada de potássio ao longo da fibra nervosa.

37 QUESTÃO 12 O “cama” Rama, é um ruminante, filho único do cruzamento de um camelo com uma lhama, fruto da união entre duas espécies de camelídeos. Sua mãe passou por uma inseminação artificial realizada por uma equipe de cientistas estrangeiros, dirigida por Skidmore, no Centro de Reprodução de Camelídeos de Dubai. “Agora que atingiu a maturidade sexual, Rama manifesta um grande interesse pelas fêmeas de lhamas e guanacos”, contou Skidmore, acrescentando que “a principal dúvida agora é se é capaz de fecundar uma fêmea”. Disponível em: < (Adaptado) Acesso em: 23 jun O Rama é um híbrido formado pela união entre um camelo (Camelus dromedarius) e uma lhama (Lama glama), duas espécies pertencentes à mesma família Camilidae. A primeira espécie é nativa do nordeste da África e de parte ocidental da Ásia, a segunda, da América do Sul.

38 QUESTÃO 12 Caso não existisse isolamento geográfico entre as duas espécies e o cruzamento ocorresse na natureza, deveria haver mudança na classifi cação desses animais, já que eles pertenceriam à mesma a) espécie e ao mesmo gênero se o Rama e outros descendentes fossem férteis. b) espécie e ao mesmo gênero se o Rama e outros descendentes fossem estéreis. c) espécie, mas a gêneros diferentes se o Rama e outros descendentes fossem férteis. d) subespécie, mas a espécies diferentes se o Rama e outros descendentes fossem férteis. e) subespécie, mas a espécies diferentes se o Rama e outros descendentes fossem estéreis.

39 QUESTÃO 13 Na fibrose cística, o portador da doença apresenta ausência de atividade, ou funcionamento parcial dos canais de cloro presentes na membrana plasmática das células produtoras de mucos, causando redução na excreção de cloro e aumento da eletronegatividade intracelular. Como consequência, ocorre um maior fluxo de sódio para o interior das células para preservar o equilíbrio eletroquímico. Há desidratação das secreções mucosas e aumento da viscosidade, favorecendo a obstrução de ductos, que se acompanha de reação inflamatória e posterior processo de fibrose. Disponível em: < VIVIANE%20COSSICH%20PEREIRA%20ZANAROLI.pdf>. Acesso em: 25 jun

40 QUESTÃO 13 Os efeitos provocados nos canais de cloro das células dos portadores da fibrose cística são responsáveis pela desidratação das secreções porque, indiretamente, permitem que o meio intracelular hipertônico favoreça a a) saída de água da célula por osmose. b) entrada de água na célula por osmose. c) passagem de soluto para a célula por osmose. d) saída de soluto da célula por transporte ativo. e) entrada d eágua na célula por transporte ativo.

41 QUESTÃO 14 Para favorecer a exportação de bananas para a Europa, pesquisadores brasileiros procuram meios sustentáveis de conservação durante o transporte. Em um dos métodos recentemente testados, as frutas foram embaladas em caixas contendo sachês de permanganato de potássio, produto químico capaz de absorver o gás etileno do meio (...) Os contêineres contendo banana com permanganato permitiram a chegada da banana em condições exigidas pelo mercado internacional. Disponível em: < Acesso em: 10 jun O uso do permanganato favoreceu a exportação das bananas porque a) promoveu a partenocarpia. b) antecipou o processo de abscisão. c) favoreceu o processo de floração. d) acelerou a senescência dos frutos. e) retardou o amadurecimento dos frutos.

42 QUESTÃO 15 “Entre 2000 e 2008, houve um aumento de 120% no número de municípios com coleta seletiva, chegando a 994. A maioria está localizada nas regiões Sul e Sudeste do país. O número, embora importante, ainda não ultrapassa 18% dos municípios brasileiros”. Disponível em: < Acesso em: 29 jun Confira, no infográfico abaixo, um pouco mais sobre a reciclagem no Brasil.

43 QUESTÃO 90 – Reciclagem A coleta seletiva permite
a) reutilizar todo e qualquer tipo de lixo descartado pelos diversos municípios do país. b) reaproveitar 100% dos materiais, como vidro, plástico, metal e papel. c) reciclar o material descartado em hospitais, postos de saúde e laboratórios. d) reaproveitar vários materiais beneficiando a sociedade e a natureza. e) aumentar a extração de recursos naturais.


Carregar ppt "ESQUENTA ENEM BIOLOGIA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google