A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que."— Transcrição da apresentação:

1 Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães

2  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que acontece ou é; que aconteceu ou foi; que acontecerá ou será. Os verbos podem indicar:  AÇÕES: Gado a gente marca, tange, ferra...  ESTADOS: Gente é diferente. / Não sou sua amiga.  FENÔMENOS: Chove sem parar. / Nevou no sul do país.

3  Pessoa: Num discurso são necessárias três pessoas: primeira, segunda e terceira:  1ª pessoa – a que fala ou produz a mensagem (eu – nós);  2ª pessoa – com quem se fala ou a quem se destina a mensagem (tu – vós);  3ª pessoa – de quem ou a respeito de quem se fala (ele/ ela – eles/ elas).

4  Modo: São as diversas maneiras que o verbo assume para indicar atitudes da pessoa que fala. São três:  INDICATIVO: Indica uma atitude real, concreta: Continuarão a importunar todo mundo?  SUBJUNTIVO: Indica uma atitude hipotética, duvidosa ou possível: Talvez eu vá ao tribunal.  IMPERATIVO: Indica uma ordem, um convite, um pedido, uma súplica: Saia daí, menina!

5  Tempo: são as situações do momento em que acontece o processo verbal. Podem ser:  Presente: indica a ocorrência do fato no momento em que se fala: Eu digo e repito que o estudo é importante.  Pretérito perfeito: indica uma ocorrência sucedida toda no passado: Júlia engordou 10kg na gravidez.  Pretérito imperfeito: indica uma ocorrência iniciada no passado, mas que ainda não foi concluída: Pedro desejava chegar logo em casa.

6  Pretérito mais-que-perfeito: indica a ocorrência de um fato no passado, iniciado antes de outro, também no passado: Marcelo bebera todo o Martini.  Futuro do presente: indica um fato que certamente ocorrerá: Casaremos na primavera.  Futuro do pretérito: indica o fato que ainda irá acontecer, relacionado com um fato passado: O médico atenderia se houvesse necessidade.  FLEXÃO DE NÚMERO: o verbo tem que concordar com o sujeito da oração: Eu canto → Nós cantamos.

7  Verbo jogar  Presente eu jogo tu jogas ele joga nós jogamos vós jogais eles jogam

8  Pretéritos  Pretérito Perfeito eu joguei tu jogaste ele jogou nós jogamos vós jogastes eles jogaram

9  Pretérito Imperfeito eu jogava tu jogavas ele jogava nós jogávamos vós jogáveis eles jogavam

10  Pretérito Mais-que-perfeito eu jogara tu jogaras ele jogara nós jogáramos vós jogáreis eles jogaram

11  Futuro do Presente eu jogarei tu jogarás ele jogará nós jogaremos vós jogareis eles jogarão

12  Futuro do Pretérito eu jogaria tu jogarias ele jogaria nós jogaríamos vós jogaríeis eles jogariam

13  Verbo IR  Presente eu vou tu vais ele vai nós vamos vós vades/ides eles vão

14  PRETÉRITOS  Pretérito perfeito composto eu tenho ido tu tens ido ele tem ido nós temos ido vós tendes ido eles têm ido

15  Pretérito imperfeito eu ia tu ias ele ia nós íamos vós íeis eles iam

16  Pretérito mais-que-perfeito eu fora tu foras ele fora nós fôramos vós fôreis eles foram

17  Pretérito perfeito eu fui tu foste ele foi nós fomos vós fostes eles foram

18  Futuro do presente eu irei tu irás ele irá nós iremos vós ireis eles irão

19  Futuro do pretérito eu iria tu irias ele iria nós iríamos vós iríeis eles iriam

20  Voz: é a maneira pela qual o verbo se relaciona com o sujeito. Pode ser:  PASSIVA: quando algo ou alguém recebe a ação verbal. O sujeito é paciente. Ex.: O gado é marcado.  ATIVA: quando algo ou alguém é responsável pela ação verbal. O sujeito é agente. Ex.: Nós marcamos o gado.  REFLEXIVA: quando algo ou alguém pratica e recebe ao mesmo tempo a ação verbal. Ex.: Nós nos ofendemos muito.

21  Infinitivo: pode ter valor de um substantivo: Viver é lutar. (= A vida é uma luta)  Particípio: pode ter o valor de um adjetivo: Mulher vivida. (= mulher experiente) Criança sofrida. (= criança que sofre)  Gerúndio: pode ter o valor de um advérbio ou de um adjetivo: Anoitecendo, partiremos. (= à noite) Água fervendo. (=água fervente)

22 Observe a natureza. Tudo nela é recomeço. No lugar da poda surgem os brotos novos. Com a água, a planta viceja novamente (renasce). Nada para. A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs. Isso acontece também conosco. A ferida cicatriza. A dores desaparecem. A doença é vencida pela saúde. A calma vem após o nervosismo. O descanso restitui as forças. Recomece. Anime- se. Se preciso, faça tudo novamente. Assim, é a VIDA!


Carregar ppt "Profª Ms. Sabrina Rodrigues Magalhães.  É uma palavra variável em número, pessoa, modo, tempo e voz que indica um processo no tempo – alguma coisa que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google