A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE."— Transcrição da apresentação:

1 MARANHÃO MARANHÃO

2 Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE

3 ÁREAS DE INTERESSE NACIONAL Representante: Prof. Dr. José Maurício Dias Bezerra SBPC - UEMA Representante: Prof. Dr. José Maurício Dias Bezerra SBPC - UEMA

4 ESTADO DO MARANHÃO Estado que possui uma grande diversidade de ecossistemas e biodiversidade  É um dos Estados mais pobre da Federação.

5 PROPOSTAS DO MARANHÃO 1.PROGRAMA PARA OCUPAÇÃO INTELIGENTE DA AMAZÔNIA. Comentários: Implantação de um Programa estratégico para o desenvolvimento sustentável da Pré- Amazônia Maranhense visando a geração de emprego e renda para as comunidades locais, e o desenvolvimento de tecnologias com alto valor agregado com base na sustentabilidade. 1.PROGRAMA PARA OCUPAÇÃO INTELIGENTE DA AMAZÔNIA. Comentários: Implantação de um Programa estratégico para o desenvolvimento sustentável da Pré- Amazônia Maranhense visando a geração de emprego e renda para as comunidades locais, e o desenvolvimento de tecnologias com alto valor agregado com base na sustentabilidade.

6 2. REQUISITOS E NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ÁREA AEROESPACIAL. Comentários: Criação de um pólo (Instituto) tecnológico no Maranhão visando a qualificação de pessoal na região objetivando o desenvolvimento de software na área aeroespacial.. 2. REQUISITOS E NORMAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA ÁREA AEROESPACIAL. Comentários: Criação de um pólo (Instituto) tecnológico no Maranhão visando a qualificação de pessoal na região objetivando o desenvolvimento de software na área aeroespacial..

7 3. DESENVOLVIMENTO COMPLETO DA TECNOLOGIA NUCLEAR PARA FINS PACÍFICOS. Comentários: Devido ao alto investimento alocado na área nuclear desde a década de 70, a qualificação de pessoal e o crescente desenvolvimento de tecnologias nacionais, o Brasil precisa completar o desenvolvimento e controlar o uso da energia nuclear para fins pacíficos, para que esta possa ser utilizada em regiões onde é inviável a utilização de energia proveniente de hidrelétricas e de formas alternativas de energia. 3. DESENVOLVIMENTO COMPLETO DA TECNOLOGIA NUCLEAR PARA FINS PACÍFICOS. Comentários: Devido ao alto investimento alocado na área nuclear desde a década de 70, a qualificação de pessoal e o crescente desenvolvimento de tecnologias nacionais, o Brasil precisa completar o desenvolvimento e controlar o uso da energia nuclear para fins pacíficos, para que esta possa ser utilizada em regiões onde é inviável a utilização de energia proveniente de hidrelétricas e de formas alternativas de energia.

8 4. GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA Comentários: Implementar e disseminar a geração de energia próximo ao consumo por meio de geradores instalados na própria comunidade local. 4. GERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA Comentários: Implementar e disseminar a geração de energia próximo ao consumo por meio de geradores instalados na própria comunidade local.

9 5. TECNOLOGIA PARA USO MAIS EFICIENTE DE ENERGIA Comentários: Desenvolver programas para incentivar a criação de novas tecnologias visando diminuir o desperdício e aumentar a economia de energia. 5. TECNOLOGIA PARA USO MAIS EFICIENTE DE ENERGIA Comentários: Desenvolver programas para incentivar a criação de novas tecnologias visando diminuir o desperdício e aumentar a economia de energia.

10 6. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PRÓPRIAS PARA A DEFESA NACIONAL. Comentários: Desenvolver tecnologias próprias de interesse nacional visando a defesa territorial, principalmente, em locais estratégicos para a soberania nacional, como por exemplo, a defesa do Centro de Lançamentos de Alcântara, por meio da instalação de uma base militar em Alcântara. 6. DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS PRÓPRIAS PARA A DEFESA NACIONAL. Comentários: Desenvolver tecnologias próprias de interesse nacional visando a defesa territorial, principalmente, em locais estratégicos para a soberania nacional, como por exemplo, a defesa do Centro de Lançamentos de Alcântara, por meio da instalação de uma base militar em Alcântara.

11 7. DESENVOLVIMENTO ACELERADO DE TÉCNICAS E PRODUTOS DE BIOTECNOLOGIA. Comentários: Devido ao fato de que as universidades do Maranhão (UFMA e UEMA) possuem infra- estrutura física e pessoal qualificado para o desenvolvimento de processos e ferramentas biotecnológicas deve-se assegurar recursos e financiamentos específicos para o desenvolvimento da biotecnologia, visando aproveitar o potencial e a capacidade existente para que se possa gerar rapidamente novas técnicas e produtos com base biotecnológica na região. 7. DESENVOLVIMENTO ACELERADO DE TÉCNICAS E PRODUTOS DE BIOTECNOLOGIA. Comentários: Devido ao fato de que as universidades do Maranhão (UFMA e UEMA) possuem infra- estrutura física e pessoal qualificado para o desenvolvimento de processos e ferramentas biotecnológicas deve-se assegurar recursos e financiamentos específicos para o desenvolvimento da biotecnologia, visando aproveitar o potencial e a capacidade existente para que se possa gerar rapidamente novas técnicas e produtos com base biotecnológica na região.

12 8. CERRADOS Comentários: A importância da preservação do cerrado como bioma importante da biodiversidade e onde estão localizadas as nascentes dos principais rios que abastecem de água a região. Não foi contemplado como bioma importante no texto constitucional como a Amazônia e a Mata Atlântica. 8. CERRADOS Comentários: A importância da preservação do cerrado como bioma importante da biodiversidade e onde estão localizadas as nascentes dos principais rios que abastecem de água a região. Não foi contemplado como bioma importante no texto constitucional como a Amazônia e a Mata Atlântica.

13 MUITO OBRIGADO! FIM MUITO OBRIGADO! FIM


Carregar ppt "MARANHÃO MARANHÃO. Proposta para Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação Regional NORDESTE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google