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PublicouMaria das Graças Teves Camelo Alterado mais de 7 anos atrás
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Pragmatismo
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Definição Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.
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Explicando… A prova de uma proposição é sua utilidade prática O propósito do pensamento é guiar a ações. O efeito de uma ideia é mais importante que sua origem.
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Pensadores Charles Sanders Peirce William James John Dewey
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Fundamentos Para uma afirmação ser correta, certa, deve ser provada na realidade; Condena o dualismo mente – corpo; O homem e a história são produtos da evolução, segundo as circunstancias dos tempos; Busca de equilibrio.
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Fundamentos Métodos equivocados na fixação de verdades… Apego às ideias tradicionais; Argumento de Autoridade. Subjetividade.
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Fundamentos “A mente identifica-se com o poder reflexivo, em outras palavras, a capacidade de raciocinar simbolicamente”
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Fundamentos “A ideia é uma ferramenta criada pelo homem para dirigir o percurso de sua ação na busca de solução de problemas práticos.”
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Fundamentos “A verificação dos conhecimentos se faz por meio da utilização adequada do método científico.”
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Metafísica Experiência (realista) = proceso pelo qual os dois agentes (sujeto/objeto) independentes se relacionam. Experiência (idealista)= não há reconhecimento da existência de uma realidade independente do sujeto. A realidade reduz-se à condição mental. A consciência realiza-se em si mesma.
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Metafísica Experiência = é um prolongamento ou realização da consciência. Experiência = é um ato primário e o fundamento no qual baseia-se todo o Sistema Pragmático. O homem está inter-relacionado com seu universo.
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Consideração basilar... “Na experiência, a natureza do sujeito depende da situação objetiva, da mesma forma que a a natureza do objeto depende das percepções e propósitos do sujeto”.
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Processo do pensar Captar a situação problemática e buscar por seu esclarecimento. Formulação de hipóteses sobre a situação… Deduzir os percursos de ação coerente com as hipóteses formuladas…
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Realizar na prática as formas de ações necessárias para conhecer o problema. Verificação das hipóteses.
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Sintetizando…. A realidade é proceso de interação do indivíduo com seu meio ambiente e ou experiências; que está em constante proceso de alteração.
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Epistemologia Ancorada nas experiências; uso do método científico
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Ética Não reconhecimento da existência de uma orden moral objetiva no universo. Os juízos éticos são prdutos da conduta intencional; da situação objetiva; da interação com o mundo e suas realidades sociais e históricas.
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Axiologia Contextual, situacional, relativa; Processo de alteração pelo sujeito em suas realções com realidades,e interessses.
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Implicações educacionais do Pragmatismo
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O sentido da educação Processo experimental Métodos para solução de problemas; Produção de transformações no indivíduo; Alterações no meio ambiente resultante da interação; Interação com o meio ambiente em forma reflexiva; Promoção da interdisciplinariedade.
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Instrução Solução de problemas Uso do método científico
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Princípios da metodología pragmática Criação de situações em provoquem no educando perplexidade; Identificação de problema Formulação de diferentes hipóteses, ideias e ou procesos de enfrentamento do problema; Realização das atividades planejadas; Avaliação das atividades realizadas.
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Papel do professor Prover as experiências mais adequadas Promover o pensamento crítico Cultivar proceso científico
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Ênfase da aprendizagem Métodos para lidar com as questões do meio ambiente; Explicações e justificativas científicas
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Ênfase no currículo O pensamento e as matérias não são permanentes; Prover experiências apropiadas que transmitam a cultura Preparar o indivíduo para interação; Centrar-se em temas de solução de problemas.
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Conceitos centrais Organismo e ambiente Solução de problemas Experiência Avaliação das experiências Realidades não são permanentes Reconstrução do indivíduo e do ambiente. Relatividade dos valores
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John Dewey
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A escola de John Dewey Dewey declarou em 1896 que “a escola é a única forma de vida social que funciona de forma abstrata e num meio controlado, que é diretamente experimental, e se a a filosofia tem de converter-se em uma ciência experimental, a construção de uma escola é o ponto de partida ” (DEWEY, 1896a, pág. 244).
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Contexto histórico, filosófico e pedagógico de John Dewey e la Pedagogia Progresista A partir do ponto de vista sociohistórico é preciso levar em conta a peculiariedade do momento que viviam os Estados Unidos: Mobilidade das fronteiras estadonidenses e a colonização de novos territórios; Complexidade, permanência e permeabilidade da organização social; Estratificação social flexível.
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Relativização dos princípios e práticas da herança histórica; Forma de vida democrática. Concepção de sociedade aberta; No âmbito filosófico, Dewey é um pragamatista.
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Componente fundamental da pedagogia deweana “A atividade teórica em contato com as exigências da realidade”
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As 5 fases da proposta metodológica de Dewey Consideração de alguma experiência atual e real do educando; Identificação de algum problema ou dificuldade suscitados a partir da experiência do educando; Busca dos dados disponíveis, bem como a busca de soluções viáveis; Formulação de hipóteses de solução; Comprovação das hipóteses pela ação.
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Principios da edcuação em Dewey A base primeira da educação se encontra na capacidade do educando, que debe ser animado para que procure, inquira, explore, se no ambiente e aprenda da experiência. As atividades expresivas ou construtivas dos educandos são o verdadeiro centro do curriculum. Todas as atividades que se organizam na clase devem ser pensadas como oportunidades para aprender.
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Visitem o site http://www.johndeweyschool.edu.co/john_dewey_es.php
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Considerações finais O ato educativo deve promover os educandos a capacidade de responder criativamente aos problemas e situações que lhes apresentem o meio social e natural; que sejam capazes de reagir e pensar frente a novas situações com interesse, flexibilidade e curiosidade. Os profesores devem procurar que os educandos tenham oportunidades de empregar seus própios poderes e faculdades em atividades que tenham sentido. Para essa finalidade, devem desenvolver a capacidade de observar constante e de forma cuidadosa os intereses dos educandos.
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