A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pragmatismo. Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pragmatismo. Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría."— Transcrição da apresentação:

1 Pragmatismo

2 Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría.

3 Explicando…  A prova de uma proposição é sua utilidade prática  O propósito do pensamento é guiar a ações.  O efeito de uma ideia é mais importante que sua origem.

4 Pensadores Charles Sanders Peirce William James John Dewey

5 Fundamentos  Para uma afirmação ser correta, certa, deve ser provada na realidade;  Condena o dualismo mente – corpo;  O homem e a história são produtos da evolução, segundo as circunstancias dos tempos;  Busca de equilibrio.

6 Fundamentos  Métodos equivocados na fixação de verdades… Apego às ideias tradicionais; Argumento de Autoridade. Subjetividade.

7 Fundamentos  “A mente identifica-se com o poder reflexivo, em outras palavras, a capacidade de raciocinar simbolicamente”

8 Fundamentos  “A ideia é uma ferramenta criada pelo homem para dirigir o percurso de sua ação na busca de solução de problemas práticos.”

9 Fundamentos  “A verificação dos conhecimentos se faz por meio da utilização adequada do método científico.”

10 Metafísica  Experiência (realista) = proceso pelo qual os dois agentes (sujeto/objeto) independentes se relacionam.  Experiência (idealista)= não há reconhecimento da existência de uma realidade independente do sujeto. A realidade reduz-se à condição mental. A consciência realiza-se em si mesma.

11 Metafísica  Experiência = é um prolongamento ou realização da consciência.  Experiência = é um ato primário e o fundamento no qual baseia-se todo o Sistema Pragmático.  O homem está inter-relacionado com seu universo.

12 Consideração basilar...  “Na experiência, a natureza do sujeito depende da situação objetiva, da mesma forma que a a natureza do objeto depende das percepções e propósitos do sujeto”.

13 Processo do pensar  Captar a situação problemática e buscar por seu esclarecimento.  Formulação de hipóteses sobre a situação…  Deduzir os percursos de ação coerente com as hipóteses formuladas…

14  Realizar na prática as formas de ações necessárias para conhecer o problema.  Verificação das hipóteses.

15 Sintetizando….  A realidade é proceso de interação do indivíduo com seu meio ambiente e ou experiências; que está em constante proceso de alteração.

16 Epistemologia  Ancorada nas experiências; uso do método científico

17 Ética  Não reconhecimento da existência de uma orden moral objetiva no universo.  Os juízos éticos são prdutos da conduta intencional; da situação objetiva; da interação com o mundo e suas realidades sociais e históricas.

18 Axiologia  Contextual, situacional, relativa;  Processo de alteração pelo sujeito em suas realções com realidades,e interessses.

19 Implicações educacionais do Pragmatismo

20 O sentido da educação  Processo experimental Métodos para solução de problemas; Produção de transformações no indivíduo; Alterações no meio ambiente resultante da interação; Interação com o meio ambiente em forma reflexiva; Promoção da interdisciplinariedade.

21 Instrução  Solução de problemas  Uso do método científico

22 Princípios da metodología pragmática  Criação de situações em provoquem no educando perplexidade;  Identificação de problema  Formulação de diferentes hipóteses, ideias e ou procesos de enfrentamento do problema;  Realização das atividades planejadas;  Avaliação das atividades realizadas.

23 Papel do professor  Prover as experiências mais adequadas  Promover o pensamento crítico  Cultivar proceso científico

24 Ênfase da aprendizagem  Métodos para lidar com as questões do meio ambiente;  Explicações e justificativas científicas

25 Ênfase no currículo  O pensamento e as matérias não são permanentes;  Prover experiências apropiadas que transmitam a cultura  Preparar o indivíduo para interação;  Centrar-se em temas de solução de problemas.

26 Conceitos centrais  Organismo e ambiente  Solução de problemas  Experiência  Avaliação das experiências  Realidades não são permanentes  Reconstrução do indivíduo e do ambiente.  Relatividade dos valores

27 John Dewey

28 A escola de John Dewey  Dewey declarou em 1896 que “a escola é a única forma de vida social que funciona de forma abstrata e num meio controlado, que é diretamente experimental, e se a a filosofia tem de converter-se em uma ciência experimental, a construção de uma escola é o ponto de partida ” (DEWEY, 1896a, pág. 244).

29 Contexto histórico, filosófico e pedagógico de John Dewey e la Pedagogia Progresista  A partir do ponto de vista sociohistórico é preciso levar em conta a peculiariedade do momento que viviam os Estados Unidos:   Mobilidade das fronteiras estadonidenses e a colonização de novos territórios;   Complexidade, permanência e permeabilidade da organização social;   Estratificação social flexível.

30  Relativização dos princípios e práticas da herança histórica;  Forma de vida democrática.  Concepção de sociedade aberta;  No âmbito filosófico, Dewey é um pragamatista.

31 Componente fundamental da pedagogia deweana  “A atividade teórica em contato com as exigências da realidade”

32 As 5 fases da proposta metodológica de Dewey  Consideração de alguma experiência atual e real do educando;  Identificação de algum problema ou dificuldade suscitados a partir da experiência do educando;  Busca dos dados disponíveis, bem como a busca de soluções viáveis;  Formulação de hipóteses de solução;  Comprovação das hipóteses pela ação.

33 Principios da edcuação em Dewey  A base primeira da educação se encontra na capacidade do educando, que debe ser animado para que procure, inquira, explore, se no ambiente e aprenda da experiência.  As atividades expresivas ou construtivas dos educandos são o verdadeiro centro do curriculum. Todas as atividades que se organizam na clase devem ser pensadas como oportunidades para aprender.

34 Visitem o site http://www.johndeweyschool.edu.co/john_dewey_es.php

35 Considerações finais  O ato educativo deve promover os educandos a capacidade de responder criativamente aos problemas e situações que lhes apresentem o meio social e natural; que sejam capazes de reagir e pensar frente a novas situações com interesse, flexibilidade e curiosidade.  Os profesores devem procurar que os educandos tenham oportunidades de empregar seus própios poderes e faculdades em atividades que tenham sentido. Para essa finalidade, devem desenvolver a capacidade de observar constante e de forma cuidadosa os intereses dos educandos.


Carregar ppt "Pragmatismo. Definição  Tendência filosófica que afirma que o único critério de validade de qualquer teoria são os efeitos práticos da referida teoría."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google