A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam."— Transcrição da apresentação:

1

2 Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam ou como enterravam seus mortos?

3 INDÍGENAS

4 urna funerária tupi

5

6 Óculos encontrado no sítio arqueológico Macacu IV

7 e seus cachimbos!

8 A ciência que estuda as marcas deixadas pelo ser humano através dos objetos enterrados embaixo do solo e da organização das moradias e aldeias na natureza.

9

10

11 Quem construiu os sambaquis? Quem construiu os sambaquis? De que eles se alimentavam? Como enterravam seus mortos? Há quanto tempo atrás eles ocuparam o território de Itaboraí?

12

13 Os sambaquis foram construídos por um grupo de pescadores-coletores chamados sambaquieiros. Eles se alimentavam de peixes e conchas, frutos e sementes, além de alguns animais e depositavam os restos neste monte de terra. Também eram nestes montes que eles enterravam os seus mortos. Eles ocuparam o território há 2.000 anos a. C. (antes de Cristo), mas foram extintos algum tempo após a chegada dos ceramistas. Essa extinção se deu por volta de 500 anos d. C.

14

15

16 Que grupo de indígenas habitavam o Vale do Macacu? De que forma eles construíam suas aldeias? Qual era a sua arte? Como eles enterravam seus mortos? Há quanto tempo atrás eles ocuparam o território?

17 urna funerária

18 Eram índios tupinambás. Eles construíam suas aldeias nos topos e encostas das colinas para escapar das cheias. Sua arte eram objetos cerâmicos construídos em argila. Diferentemente dos sambaquieiros, enterravam seus mortos em urnas funerárias no centro da aldeia. Ocuparam o território do Vale do Macacu desde 1.000 anos a. C. (antes de Cristo) até a chegada dos portugueses.

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

29 Educação Patrimonial e Arqueologia no Vale do Macacu Programa de Capacitação para o ensino de Arqueologia Realização: Museu Nacional-UFRJ e Associação Amigos do Museu Nacional Turma 4 Projeto Pequenos Arqueólogos Autoras: Maria do Socorro da Silva Cardozo Silvia Pegoraro Generoso Thaís Cardoso Pinto


Carregar ppt "Você sabe quem foram os nossos antepassados? Quem eram os habitantes de Itaboraí antes da chegada dos Portugueses? Você sabe o que eles comiam, como viviam."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google