A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FISIOLOGIA E NUTRIÇÃO DA VIDEIRA aaa Aspectos hormonais do crescimento fitormônios e reguladores de crescimento Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves/RS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FISIOLOGIA E NUTRIÇÃO DA VIDEIRA aaa Aspectos hormonais do crescimento fitormônios e reguladores de crescimento Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves/RS."— Transcrição da apresentação:

1 FISIOLOGIA E NUTRIÇÃO DA VIDEIRA aaa Aspectos hormonais do crescimento fitormônios e reguladores de crescimento Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves/RS

2 Introdução Hormônio: Palavra de origem grega que significa estímulo;
Hormônio vegetal ou fitormônio: Composto orgânico de ocorrência natural, produzido pelas plantas, atua em baixas concentrações promovendo, inibindo ou modificando processos morfológicos e fisiológicos; Regulador de crescimento: Possui as mesmas propriedades dos fitormônios sendo porém, exógeno (externo à planta).

3

4 Fitormônios A síntese pode ser localizada e em diferentes tecidos vegetais (difere dos animais); Podem atuar em tecidos distantes ou em tecidos adjacentes, nem sempre o transporte é essencial; A ação dos Fitormônios depende: Disponibilidade da substância; Sensibilidade do tecido (estágio fenológico, idade, órgão, tecido, etc);

5 Fitormônios Grupos de Fitormônios :
Auxinas : Fitormônio do crescimento; Citocininas: Regulador da divisão celular Giberelinas: Regulador da altura e comprimento dos órgãos Etileno: Fitormônio gasoso do estresse/maturação Ácido Abscísico: Fitormônio do estresse Outros: (Jasmonato, Brassinosteróides, etc.) - em discussão

6 Fitormônios Todos os hormônios atuam em conjunto, e todo efeito hormonal observado é derivado de um balanço hormonal.

7 Natureza, ocorrência e efeito

8 Auxinas Forma predominante: Ácido Indol-3-Acético (AIA);
Local de biossíntese: Ápices de ramos, folhas e sementes jovens; Funções conhecidas: Estimula o alongamento celular; Estimula a divisão celular em células de meristemas, em combinação com citocininas; Estimula a produção de Etileno, quando em altas concentrações (efeito herbicida); Estimula a diferenciação de feixes vasculares (Floema e Xilema).

9

10 Auxinas Desenvolvimento de frutos Dominância apical/arquitetura
Orientação do crescimento Impede senescência Orientação do crescimento

11 Auxinas

12 Vascularização (floema e xilema) e cicatrização
Auxinas Vascularização (floema e xilema) e cicatrização

13 Auxinas Enraizamento A 150ppm AIB/48h

14 Auxinas Aplicações práticas:
Propagação de plantas, tratamentos de estacas (AIB); Prevenção de queda de folhas, flores e frutos (pegamento de frutos) (ANA); Partenocarpia em frutos (AIA); Agente desfolhante (herbicida, 2,4-D); Formação de raízes em cultura de tecidos (2,4-D, AIB, ANA, AIA); Prevenção de brotação lateral (flores); Controle do florescimento (flores).

15 Citocininas (parei) Forma predominante: Zeatina;
Local de biossíntese: Ápices de raízes e sementes jovens; Funções conhecidas: Estimula a divisão celular; Morfogênese em cultura de tecidos (diferenciação da parte aérea); Estimula a formação de gemas; Estimula o crescimento de gemas laterais (inibição da dominância apical); Estimula a expansão foliar, pelo efeito na extensão celular; Pode estimular a abertura estomática em algumas espécies; Promove o desenvolvimento de cloroplastos, via estímulo da síntese de clorofila.

16 Citocininas Auxina Essencialidade Citocinina Citocinina + Auxina
Parte Aérea/Raiz Embrapa Uva e Vinho, 2007 Auxina Citocinina

17 Define a proporcionalidade nas plantas
Citocininas x Auxinas Define a proporcionalidade nas plantas Citocininas Auxina

18 Define a diferenciação de gemas na videira
Citocininas x Auxinas Define a diferenciação de gemas na videira

19 Giberelinas Forma predominante: Ácido Giberélico-1 (GA-1) (primeira forma (GA-3); Local de biossíntese: Tecidos jovens (PA) e sementes em desenvolvimento; Funções conhecidas: Alongamento de ramos e frutos, pela divisão e extensão celular; Causa partenocarpia (sem semente) durante o desenvolvimento de frutos; Reduz o florescimento, atrasa a senescência foliar e a maturação de frutos; Funções Fisiológicas (modificações nos níveis de Auxina do tecido alvo); Vigor da parte aérea aumenta a produção endógena de giberelina.

20 Estimula o crescimento dos tecidos (alongamento)
Giberelinas Estimula o crescimento dos tecidos (alongamento) Disponibilidade de GA 0 GA 100 ppm GA

21 Giberelinas x Citocininas
Atenuação de resposta ao GA Mutante Normal

22 Giberelinas x Citocininas
Em função de práticas de manejo: Proporção de (PA); Efeito da luz; Excesso de Vigor (N, água) SEM COM Amarração / Desbaste / Desponte / Desfolha

23 Giberelinas – Aplicações e efeitos práticos
Crescimento de raízes: Inibe o crescimento de raízes; Expansão foliar e alongamento de ramos: Pelo aumento individual de células; Florescimento: Em videira, altas concentrações de GA inibe a diferenciação de gavinhas em primórdios de inflorescência; Partenocarpia: Desenvolvimento da uva sem a fecundação (bagas sem sementes); Frutificação: Incrementa o pegamento de frutos (sem efeito para queda de frutos); Efeitos secundários: Previne desordens de película; Redução de danos físicos (compactação de cachos); Danos por fungos (aeração do cacho).

24 Etileno Forma predominante: Gás Etileno (C2H4)
Local de biossíntese: Maioria dos tecidos sob a condição de estresse, em senescência ou em maturação; Funções conhecidas: Estimula a senescência de flores e folhas; Estimula a maturação de frutos; Estimula a queda de folhas e frutos; Estimula a superação do processo de dormência; Estimula o crescimento e a diferenciação de ramos e raízes (resposta tripla).

25 Etileno 2

26 Etileno

27

28

29

30

31 Curvas de comportamento fisiológico pós-colheita de frutos

32 Etileno Propiciar a indução da senescência e encerramento de um ciclo vegetativo; Favorecer a brotação (ciclo seguinte);

33 Etileno Ethephon Controle Ethephon + 1-MCP 1-MCP

34 Etileno Baixa concentração nas etapas I e II e máxima 20 dias antes da virada de cor; O etileno é necessário para induzir o reinício do crescimento e o acúmulo de antocianinas; A aplicação de etileno (Etephon) em 20 ppm no início da fase II adianta a virada de cor e acumula mais carboidratos e polifenóis totais;

35 Ácido Abscísico Forma predominante: Ácido Abscisico;
Local de biossíntese: Raízes, folhas maduras e sementes; Funções conhecidas: Estimula o fechamento estomático nas folhas (estresse hídrico); Inibe o crescimento de ramos; Pode estimular o crescimento de raízes; Apresenta relação com a indução e manutenção do processo de dormência em gemas; Induz a transcrição de genes relacionados com a maturação de frutos (ex.: cor, degradação de ácidos, etc)

36 Ácido Abscísico Abertura estomática (Citocininas) e fechamento estomático (Ác. Abscísico)

37 Inibe o crescimento de ramos
Ácido Abscísico Inibe o crescimento de ramos

38 Fitormônios e reguladores de crescimento na vitivinicultura
Crescimento vegetativo; Crescimento produtivo; Qualidade da fruta. II Brotação; Fertilidade de gemas. III Crescimento radical; Vigor do Porta-enxerto.

39 Reguladores do crescimento
Estimulante de crescimento: Substâncias químicas que promovem o crescimento de tecidos (divisão e expansão celular), efeitos similares às auxinas, giberelinas e citocininas: Ex.: GA3, CPPU, Tidiazuron, AIB, ANA. Repressores de crescimento: Substâncias que reduzem ou limitam o crescimento celular ou favorecem a senescência de tecidos. Ex.: Ethrel (etileno), Cycocel (-GA), Paclobutrazol (-GA) Obs.: Os estimulantes também podem ser repressores, em função da dose.

40 Reguladores do crescimento
Crescimento do cacho/baga: GA3; CPPU; TDZ. Controle do vigor vegetativo: Cycocel II Superação da dormência: Dormex; Ethrel. Fertilidade de gemas: Cycocel; Paclobutrazol.. III Crescimento radical: AIB (150 mg/L ou ppm/48h) AIA (25 ppm misturada ao AIB) ANA (100 ppm/48h).

41 Reguladores do crescimento
Superação da dormência: Cianamida hidrogenada (Dormex): Condições sub-tropicais: 1,25 - 2,5 % ia; Condições tropicais: 2,1 - 5,2% ia

42 Reguladores do crescimento
Obs.: Para melhorar a brotação de Niágara (em T<15°C): Usar o Ethrel 240® (9 L/ha) (15 a 25 dias antes da poda); Ethrel 720® (3 L/ha) (15 a 25 dias antes da poda).

43 Reguladores do crescimento
Etefon (Ethrel) em Niágara: Sem Etefom + Dormex (3,6% i.a.) Etefom (9L/ha Ethrel 240®) + Dormex (3,6% i.a.)

44 Obs.: O tempo disponível é mais importante que as quantidades.
Reguladores do crescimento Fertilidade de gemas/vigor vegetativo: Cycocel (Antagônico competitivo de GA) - aplicação (parte aérea) a 1000 mg i.a./L; Paclobutrazol (Inibe a síntese de GA) - aplicação antes da brotação (risco de efeito residual) - 3 kg i.a./ha Aplicações no início do ciclo, quando os ramos estão com 5 folhas Obs.: Produtos não comercializados no Brasil e com grande dificuldade de aquisição. Importantes apenas para cultivares sem sementes com alto vigor e baixa fertilidade (ex.: Thompson Seedless) . CITOCININA Produz a inflorescência Diferencia a flor (pós-brot.) Desenvolve o pistilo (pós-brot.) GIBERELINA Favorece a anlagen inibe a inflorescência inibe a flor (pós-brot.) Obs.: O tempo disponível é mais importante que as quantidades.

45 Reguladores do crescimento
Crescimento do cacho: Ácido Giberélico (GA3); TDZ (Citocinina); CPPU (Citocinina) Observações importantes: Deve haver controle de carga (máx. 30 Mg/ha); Excesso de carga do ciclo anterior afeta as respostas; A época de aplicação é crucial para o resultado; Todo cacho deve ser tratado (ação não sistêmica); Foram testados mas não estão registrados

46 Reguladores do crescimento
BRS Clara GA ppm i.a TDZ - 4 ppm + 20 ppm GA3 CPPU - 5 ppm + 10 ppm GA3 BRS Linda GA ppm i.a. TDZ - 4 ppm + 5 ppm GA3 CPPU - 5 ppm + 5 ppm GA3 BRS Morena GA ppm i.a. TDZ - 2 ppm + 5 ppm GA3 Aplicação única tamanho 4-5 mm Niágara: GA3 (30 ppm i.a); TDZ (10 ppm i.a.); Aplicação única (ervilha (15-18 dpf)) Itália: TDZ* (5-10 ppm i.a); Aplicação única (10-15mm) Atrasa maturação

47 Reguladores do crescimento
Tamanho da baga: 2x GA3 90 ppm 4 mm e 10 dias após 1x GA3 60 ppm 4 mm Sem GA3 BRS CLARA/ Jales-SP

48 Reguladores do crescimento
Tamanho da baga: Ácido Giberélico (GA3) 2 aplicações (50 ppm) (5mm e 10 dias após)

49 Reguladores do crescimento
Registros para uva no Brasil

50 Observações finais A ação hormonal depende do balanço endógeno de todos grupos hormonais; O efeito hormonal é dependente da dose, do estágio de desenvolvimento, do tecido tratado, da genética (cultivar) e das condições edafoclimáticas; Fitormônios e Reguladores de Crescimento atuam em doses muito baixas, deve-se ter muita atenção durante o preparo diluição (álcool), concentrações comerciais, validade, limpeza dos bicos e qualidade da água e condições climáticas no dia da aplicação (T°C e Chuvas); Nunca seguir uma recomendação, sem antes testá-la em menor escala na propriedade.

51 OBRIGADO PELA ATENÇÃO ?


Carregar ppt "FISIOLOGIA E NUTRIÇÃO DA VIDEIRA aaa Aspectos hormonais do crescimento fitormônios e reguladores de crescimento Prof. Leonardo Cury Bento Gonçalves/RS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google