A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências."— Transcrição da apresentação:

1 B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências

2 Bioeconomia - Conceito Considerada como a produção sustentável de recursos biológicos renováveis e sua conversão em alimento, ração, bioenergia e produtos elaborados a partir de material biológico (Comissão Europeia, 2010) Biomassa renovável: inclui qualquer material biológico que pode ser usado como matéria-prima. Instrumento para enfrentar grandes problemas globais: aumento da população e da demanda por alimentos; metas dos objetivos de desenvolvimento sustentável; e contribuir para mitigação e adaptação às mudanças climáticas

3 Bioeconomia Fonte: CNI (2013).

4 Aumento da pressão de vários setores por maior regulamentação, inclusive por certificação para garantir a sustentabilidade, sob influência internacional Aumento nos certificados emitidos por ano para ISO 14001

5 Aumento dos investimentos em reciclagem, multimatérias primas e resíduos e multiprodutos. Evolução da oferta de bioeletricicidade e evolução da participação da bioeletricidade na geração total do Brasil Fonte: EPE (2016). Política Nacional de Resíduos Sólidos Reaproveitamento de resíduos agrícolas (vinhaça da cana → biofertilizante; palha de arroz → brickets; bagaço de cana → bioeletricidade)

6 Permanência do peso da petroquímica influenciando os investimentos na bioindústria A petroquímica corresponde aproximadamente a 50% da produção de petróleo; dessa forma a sua evolução seguiu a mesma tendência de expansão do petróleo. Produção mundial de petróleo, 2000-2014 (1.000 barris/dia) Fonte: BP Statistical Review of World Energy 2015 Uma comparação entre o refino de petróleo e as atividades/produtos das biorefinarias indica que o elemento custo, seja ele da matéria prima e/ou dos investimentos industriais, favorece sobremaneira a petroquímica.

7 Aumento dos investimentos na produção de fertilizantes orgânicos e biominerais Fonte: Coordenação de Agroecologia – MAPA (2016). Utilizando como “proxy” a produção de orgânicos Aumento de 52% no número de produtores orgânicos, no período 2014- 2015 Aumento na área total de produção orgânica no Brasil. Dados indicam que a área, o número de produtores orgânicos e, consequentemente, a produção doméstica de biofertilizantes seguiram tendência de crescimento no passado recente. Não significa tendência de substituição de fertilizantes químicos por orgânicos

8 Aumento dos investimentos em bioindústria para produção de bioprodutos (biocombustíveis, química renovável, fertilizantes, nutrição e saúde e produtos biotecnológicos) Alguns exemplos no nº de empresas do setor de Biociências de investimentos da indústria de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. investimentos de empresas de etanol e biodiesel. Bioindústria de medicamentos Fonte: BNDES (2014)

9 Aumento das parcerias entre o setor público e o setor privado nos investimentos em C&T no campo da bioeconomia 2014: 84% das empresas com atividades biotecnológicas utilizam recursos federais ou estaduais para suas atividades de P&D (FREIRE, 2014) Programas: Programa de apoio ao Desenvolvimento da Ciência e Tecnologia Fundos Setoriais Programa Nacional de Biotecnologia Política de Desenvolvimento de Biotecnologia dentro do PDP Profarma PAISS PAISS2 Inova Saúde Parcerias de Desenvolvimento Produtivo (Manguinhos)

10 Aumento do investimento das organizações privadas em C&T no campo da bioeconomia no nº de empresas do setor de Biociências de investimentos da indústria de higiene pessoal, perfumes e cosméticos. de investimentos de empresas de etanol e biodiesel. Bioindústria de medicamentos A Embrapa atualmente está trabalhando nas áreas de: agentes de controle biológico (bioinseticidas e biofungicidas); biocombustíveis; semioquímicos (feromônimos utilizados para armadilhas para insetos- praga); biofertilizantes; biogás/biodigestores; plantas medicinais e essências aromáticas; recuperação de áreas degradas com leguminosas; biorremediação, entre outros. Capacidade instalada projetada para bioprodutos no Brasil e em outros países Fonte: BNDES (2014)

11 Permanência de Insuficiência de investimentos em infraestrutura 2003-2013: O governo apresentou uma percentagem de execução de investimentos equivalente a 61%. CAMPOS NETO (2014) A meta de se chegar a investimentos equivalentes a 0,96% do PIB, em 2016, é insuficiente para superar a carência do setor CAMPOS NETO (2014) 2002-2013: incremento nos investimentos públicos e privados, no entanto, o nível de investimentos de 0,6% do PIB é considerado baixo.

12 Aumento do uso de tecnologias de produção que otimizem o uso da terra, água e energia Aumento da produtividade da terra, resultado do aumento dos gastos com pesquisa Uso de tecnologias de irrigação que otimizam utilização da água: pivôs centrais, irrigação por gotejo. Reaproveitamento (água e produção de energia): o caso da produção de etanol que reutiliza água e utiliza o bagaço da cana para produzir sua própria energia. Fonte: GASQUES et al. (2014)

13 Aumento na Remediação ambiental dos resíduos e efluentes Fonte: BERGER et al. (2012) Aumento no tratamento de resíduos industriais Resíduos industriais por Tecnologia de Tratamento Aumento da rede coletora de esgotos (30% entre 2004-2014) Agropecuária: crescente uso de biodigestores

14 Aumento da pressão nacional e internacional pelo uso de recursos brasileiros * Os colegas do ipea irão apresentar essa tendência na parte territorial.

15 Crescimento do mercado de produtos da bioeconomia Produção de Etanol Fonte: UNICA (2016) Aumento na produção de: bioplásticos (polietileno, PET); enzimas, que podem ser utilizadas desde bebidas e panificação até produtos de limpeza; sementes transgênicas; alimentos biofortificados; intensificação ecológica como plantio direto na palha, fixação biológica de nitrogênio; cosméticos; biomedicamentos. Produção de Biodiesel Fonte: ANP (2016)

16 Mudança de paradigma de produtos fósseis por renováveis A participação da bioenergia sustentável na matriz energética brasileira passou de 13,8%, em 2005, para 16,5%, em 2014. MME (2015). Proporção de Fósseis na Matriz Energética Brasileira Mais de 40 países promovendo a bioeconomia para enfrentar os grandes desafios mundiais de aumento da população, o crescimento da demanda por alimentos e por biomassa, e a necessidade de diminuir o uso de combustíveis fósseis. GERMAN BIOECONOMY COUNCIL (2015).

17 Instituições Participantes da oficina de Bioeconomia: Anvisa Banco do Brasil BNDES Caixa Econômica Federal CGEE CNI CTBE Escola Superior de Guerra EME Granbio/UNICAMP Ministério da Defesa Ministério do Meio Ambiente Unidades da Embrapa: Agroenergia Cerrados Mandioca e Fruticultura Produtos e Mercados Recursos Genéticos e Biotecnologia Secretaria de Gestão e Desenvolvimento Institucional Secretaria de Inteligência e Macroestratégia Secretaria de Relações Internacionais Soja Novozymes Petrobras Ubrabio UFRJ UNB

18 Obrigada! danielle.torres@embrapa.br


Carregar ppt "B RASIL 2035 Dimensão Econômica - Bioeconomia Tendências."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google