A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.
GRUPOS NA ORGANIZAÇÃO O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO.

2 TODA ORGANIZAÇÃO É UM GRUPO E MUITAS ORGANIZAÇÕES SÃO AGLOMERADOS DE GRUPOS.
TODA PESSOA FAZ PARTE DE ALGUM GRUPO, FORMAL OU INFORMAL, DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO. O DESEMPENHO DE UMA PESSOAL ESTÁ RELACIONADO COM: COMPETÊNCIA, MOTIVAÇÃO, FORMA DE TRABALHO E RELACIONAMENTO COM OS DEMAIS.

3 GRUPO - conjunto de pessoas que têm um objetivo comum ou que compartilham alguma característica. No caso da organização, há interesses e tarefas em comum. GRUPOS FORMAIS (equipes de trabalho) – criados pela organização para equipar qualquer unidade de trabalho. Podendo ser PERMANENTES ou TEMPORÁRIOS. GRUPOS INFORMAIS – não têm chefes, mas podem existir líderes ou animadores. São criados pela vontade de seus participantes, por questões de afinidades, sejam por interesses ou amizade.

4 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO DE UM GRUPO
PESSOAS & GRUPOS As pessoas trazem para o grupo: Competência Experiência Formação Personalidade FORMAÇÃO – as pessoas não se conhecem, estão curiosas, e podem haver desconforto. TEMPESTADE – percepção de diferenças, de valores e atitudes. NORMATIZAÇÃO – regras de convivência. Impacta na produtividade. Gera desempenho, coesão e identidade. DESEMPENHO – resultado das etapas anteriores. ENCERRAMENTO – por vários motivos: fim de atividade, conflitos, novos objetivos, avaliação. Fatores que alteram o grupo com a passagem do tempo: Familiariedade Experiência profissional + Competência + Acomodação

5 E COMO FAZER UM GRUPO FUNCIONAR ???
Grupos devem realizar atividades. Atividades consomem tempo, energia e recursos. Processos permitem uma melhor locação de recursos. E O QUE É PROCESSO ??? Conjunto de ações e etapas que permitem a melhor realização de uma tarefa. E PARA UM PROCESSO SER BEM REALIZADO ??? COMUNICAÇÃO – o grupo troca informações e coordena as tarefas individuais. A comunicação é a BASE do entendimento humano e do convívio social. SENTIMENTOS – compreende emoções, interesses, valores, atitudes e outras manifestações do comportamento emocional. MOTIVAÇÃO – Ter motivos, estado interior do indivíduo, causado por estímulos internos e externos, que os direcionam a FAVOR ou CONTRA dos objetivos.

6 CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM GRUPO
Realização de objetivos Satisfação dos integrantes Qualidade técnica do resultado Eficiência dos recursos Inovação e criatividade no processo Aprendizagem de seus membros Clareza de objetivos Coesão Organização SINERGIA DESEMPENHO Comunicação Fatores de sucesso num grupo

7 COESÃO – resultado do desejo de cada integrante de permanecer no grupo, defendê-lo e continuar trabalhando com as mesmas pessoas. Percepção – perceber-se fazendo parte de um grupo. Desafio ou motivação – estímulo para realizar os objetivos do grupo. Competência técnica dos colegas de grupo. Experiência de sucesso – pessoas que juntas tiveram sucesso anteriormente, podem querer manter o paradigma. Confiança – grau de conforto com os colegas. Capacidade e interesse de tratar francamente as diferenças de valores, opiniões e atitudes.

8 DIFICULDADES COM O DESEMPENHO DO GRUPO

9 DESENVOLVENDO EQUIPES DE ALTO PERFORMANCE
Definir os objetivos Organizar o grupo Criar desafios para o grupo Evitar a coesão excessiva Evitar a conformidade social Promover o conhecimento mútuo Criar uma identidade para o grupo Instituir normas de alto desempenho Estabelecer processos seletivos rígidos Oferecer recompensas pelo desempenho Oferecer treinamento continuado Criar clima de abertura intelectual e crítica

10 DECISÕES EM GRUPO DESDOBRAMENTOS DE GRUPOS Vantagens: Participação, coesão, envolvimento e comprometimento. Desvantagens: demora, perda de oportunidade, quem assume ??? Poder – quem detém o poder na organização ? Liderança – Quando surgem os líderes ? Motivação – O que motiva as pessoas ? Conflitos – os interesses são diversos e ai ?? Comunicação – como ser claro ?? Mudança organizacional – sempre é tempo de mudar, mas será que as pessoas querem mudar ? TIPOS DE DECISÕES: Aceitação da decisão do líder Eleição / votação Consenso Unanimidade

11 BIBLIOGRAFIA MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru, INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO, 6ª edição, São Paulo: Ed. Atlas, Cap. 14 – GRUPOS, pág. 310 a 326. HALL, Richard, ORGANIZAÇÕES – estruturas, processos e resultados, 8ª edição, São Paulo: Prentice Hall, capítulos 5 e 6.


Carregar ppt "O PAPEL DOS GRUPOS SOCIAIS DENTRO DE UMA ORGANIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google