A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"— Transcrição da apresentação:

1 PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
PROFª. BEATRIZ ACAMPORA

2 METODOLOGIA DA PESQUISA
Para elaborar um projeto de pesquisa é preciso levar em consideração algumas etapas importantes, por exemplo: O que será estudado? tema, delimitação do tema, problema, hipótese Por que será estudado? justificativa Quais os objetivos a serem alcançados com a pesquisa? objetivos (geral e específicos)

3 METODOLOGIA DA PESQUISA
Como desenvolver a pesquisa? metodologia Quais as bases teóricas que fundamentam a pesquisa? revisão de literatura Em quais prazos e etapas a pesquisa será realizada? cronograma

4 METODOLOGIA DA PESQUISA
Quem empreende uma pesquisa busca informações relevantes para desenvolver seu trabalho e procura organizá-las de forma cuidadosa e metódica. Um dos objetivos da pesquisa é buscar a solução de problemas por meio do método científico.

5 METODOLOGIA DA PESQUISA
Qualquer investigação se caracteriza por três elementos básicos: O levantamento de algum problema; O encaminhamento ou a solução a(o) qual se chega; Os meios, ou seja, os instrumentos e procedimentos metodológicos adequados ao empreendimento em questão.

6 METODOLOGIA DA PESQUISA
O projeto de pesquisa que você vai elaborar será a base para a construção do seu TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, uma vez que é a partir de uma pesquisa realizada que se pode organizar a apresentação dos resultados. Dessa forma, o TCC será uma consequência natural do projeto de pesquisa aplicado, excetuando-se quando não houver possibilidade de continuidade do mesmo em função da necessidade da troca do tema para viabilizar o desenvolvimento da pesquisa.

7 METODOLOGIA DA PESQUISA
Para facilitar o entendimento da elaboração de um projeto de pesquisa, veja os itens destacados a seguir e acesse o modelo de projeto disponibilizado na biblioteca da disciplina. Título – deve retratar a pesquisa proposta, com base no tema e na delimitação do tema. Ex: Saúde e qualidade de vida – um estudo acerca dos trabalhadores da indústria do tabaco em São Paulo

8

9 METODOLOGIA DA PESQUISA
Tema – escolha da área de investigação Ex: Saúde e Qualidade de vida Delimitação do Tema – significa restringir a abrangência do tema Ex: investigação da saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo

10 METODOLOGIA DA PESQUISA
Problema – levantamento de uma questão a ser respondida com a pesquisa proposta. Ex: Como a saúde e qualidade de vida dos trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo é prejudicada pelo tipo de atividade laboral e local de trabalho?

11 METODOLOGIA DA PESQUISA
Hipótese – A hipótese deve ser uma resposta ao problema formulado, podendo ser confirmada ou refutada ao final da pesquisa. Ex: O tipo de atividade laboral e o local de trabalho prejudicam a saúde e a qualidade de vida dos trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo.

12

13 METODOLOGIA DA PESQUISA
Objetivos (geral e específicos) – O objetivo geral consiste na meta geral do projeto de pesquisa, ou seja, o que pretende-se alcançar com a pesquisa. Os objetivos específicos devem retratar as metas específicas a serem alcançadas. Ex: Objetivo geral – Investigar se a atividade laboral e o local de trabalho a que os trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo estão submetidos causam prejuízos à saúde e qualidade de vida.

14 METODOLOGIA DA PESQUISA
Ex: Objetivos específicos * Relacionar saúde e qualidade de vida com o ambiente de trabalho na indústria do tabaco de São Paulo; * Averiguar os riscos relacionados à atividade laboral para os trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo; * Avaliar se há prejuízos na qualidade de vida dos trabalhadores da indústria do tabaco de São Paulo.

15

16 METODOLOGIA DA PESQUISA
Justificativa – consiste em um texto breve que ressalta a relevância da pesquisa para a área estudada. Ex: A saúde dos trabalhadores vem sendo cada vez mais valorizada atualmente e um estudo que avalie a relação entre qualidade de vida e saúde de trabalhadores que atuam em indústrias do tabaco pode contribuir para investimentos no ser humano dentro ambiente de trabalho, ampliando a qualidade da saúde na atividade laboral.

17

18 METODOLOGIA DA PESQUISA
Revisão da literatura – Este item é um dos mais importantes do projeto de pesquisa, pois deve ser construído um texto de sua autoria, bem articulado, usando citações diretas e indiretas de autores pesquisados que o embasem teoricamente. O texto deve ser uma articulação a respeito do tema escolhido e as citações devem ser selecionadas conforme o encadeamento com o texto. Veja a norma da ABNT para citações: NBR10520.

19

20 CLASSIFICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PESQUISA
corresponde aos métodos pelos quais a pesquisa será desenvolvida. NATUREZA BÁSICA APLICADA

21 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa básica - Objetiva gerar conhecimentos novos úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. Pesquisa aplicada - Objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática dirigidos à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais.

22 CLASSIFICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PESQUISA
FORMA DE ABORDAGEM DO PROBLEMA QUALITATIVA QUANTITATIVA

23 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa qualitativa - Não requer o uso de métodos e técnicas estatísticas. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. Pesquisa quantitativa - Considera que tudo pode ser quantificável, o que significa traduzir em números opiniões e informações para classificá-las e analisá-las. Requer o uso de recursos e de técnicas estatísticas.

24 CLASSIFICAÇÃO DA METODOLOGIA DA PESQUISA PESQUISA EXPLORATÓRIA
OBJETIVOS PESQUISA EXPLORATÓRIA PESQUISA EXPLICATIVA PESQUISA DESCRITIVA

25 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa exploratória – Visa proporcionar maior familiaridade com o problema. Assume, em geral, as formas de Pesquisas Bibliográficas e Estudos de Caso.

26 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa descritiva – Visa descrever as características de determinada população ou fenômeno. Envolve o uso de técnicas padronizadas de coleta de dados: questionário e observação sistemática.

27 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa explicativa - Visa identificar os fatores que determinam ou contribuem para a ocorrência dos fenômenos. aprofunda o conhecimento da realidade porque explica a razão, o “porquê” das coisas. Assume, em geral, a formas de Pesquisa Experimental e Pesquisa Expost-facto.

28 PROCEDIMENTOS TÉCNICOS PESQUISA EXPERIMENTAL
BIBLIOGRÁFICA PESQUISA DOCUMENTAL PESQUISA EXPERIMENTAL LEVANTAMENTO ESTUDO DE CASO

29 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa bibliográfica - elaborada a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros, artigos de periódicos e atualmente com material disponibilizado na Internet. Pesquisa documental - Quando elaborada a partir de materiais que não receberam tratamento analítico.

30 METODOLOGIA DA PESQUISA
Pesquisa experimental - Quando se determina um objeto de estudo e realiza-se a pesquisa com um grupo experimental e de controle, avaliando as variáveis.

31 METODOLOGIA DA PESQUISA
Levantamento - Quando a pesquisa envolve a interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer (através do uso de questionários ou entrevistas, por exemplo). Estudo de caso - Quando envolve o estudo profundo de um ou poucos objetos de maneira que se permita um conhecimento detalhado.

32 METODOLOGIA DA PESQUISA
Retornando ao exemplo do projeto de pesquisa com foco na investigação da qualidade de vida e saúde dos trabalhadores da indústria de tabaco de SP, temos: Ex: Pesquisa de abordagem quantitativa, de caráter descritivo, a ser realizada através do procedimento técnico de levantamento com questionário fechado elaborado para a investigação do problema proposto.

33

34 METODOLOGIA DA PESQUISA
Cronograma – consiste em uma tabela com o plano de ação do projeto, ressaltando as etapas da pesquisa e os meses/ano(s) de seu desenvolvimento. ATIVIDADES/PERÍODO Março 2014 Abril Maio Junho Julho Agosto Elaboração do Projeto de Pesquisa X Leitura e fichamentos Pesquisa de campo: aplicação de questionários Análise dos dados e elaboração do TCC Divulgação dos resultados / entrega do TCC

35 METODOLOGIA DA PESQUISA
Referências – Todas as fontes de referência utilizadas na revisão de literatura do projeto devem constar neste item em ordem alfabética – veja a norma da ABNT para referências: NBR6023

36 METODOLOGIA DA PESQUISA
Para o bom desenvolvimento do seu Projeto de Pesquisa e, posteriormente do seu TCC, utilize as normas da ABNT: NBR14724: sobre trabalhos acadêmicos NBR10520: sobre citações NBR6023: sobre referências NBR6024: sobre a numeração das seções

37


Carregar ppt "PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google