A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recriar a família à luz da misericórdia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recriar a família à luz da misericórdia"— Transcrição da apresentação:

1 Recriar a família à luz da misericórdia
Misericórdia: caminho que se trilha juntos

2 Palavra de Jesus que nos ilumina
Sede misericordiosos como vosso Pai é misericordioso (Lc 6)

3 Um caminho se constrói e se transforma em casa de novas relações onde a criança, o adolescente e o jovem aprenderão a ser gente – a se humanizar

4 Crises e alternativas.... Em nosso tempo de crise, é preciso trilhar este caminho e enfrentar os “buracos” que nele encontramos. É preciso também prestar atenção nas “setas” indicativas para driblar estes buracos sem cair neles, senão em breve nossas famílias já não existirão.

5 Buracos no caminho...

6 E setas que indicam caminhos de mudança...

7 1. INDIFERENÇA “Deus não é indiferente; importa-lhe a humanidade!” Deus não a abandona! A indiferença constitui uma ameaça para a família humana”. É preciso estar atentos à globalização da indiferença: indiferença para com Deus, para com o próximo e para com a criação.

8 1. CUIDADO/COMPAIXÃO Somos chamados a fazer do amor, da compaixão, da misericórdia e da solidariedade um verdadeiro programa de vida, um estilo de comportamento nas relações uns com os outros e isso requer a conversão do coração.

9 2. ISOLAMENTO A pessoa que fecha seu coração desinteressando-se pelos outros e fecha os olhos para não ver o que está ao seu redor acaba por se isolar e uma vez no “buraco” do isolamento, precisa de alguém que vá ao seu encontro...

10 2. ENVOLVIMENTO Parar junto aos sofrimentos dos que estão próximos, junto às feridas dos outros para as tratar...

11 3. RESSENTIMENTO Toda mágoa não assumida e verbalizada se torna sentimento de dor, rancor que pode levar ao RESSENTIMENTO da raiva e do ódio. Vivemos num mundo ressentido... Como lidamos com esse “buraco” em nossa família?

12 3. PERDÃO Jesus nos ensina a ser misericordiosos como o Pai. A misericórdia é o coração de Deus. Por isso deve ser também o coração de todos os que se reconhecem membros da grande família dos seus filhos; o amor aos outros expresso no perdão é a unidade de medida de Deus para julgar nossas ações.

13 4. CRISE O “buraco” da crise é muito profundo! Quantas famílias não sobrevivem a ele...

14 4. DIÁLOGO / ESCUTA Não é possível vencer a crise sem atitude de escuta e de diálogo. Dialogar é saber parar, pensar, repensar, respirar... E não discutir!

15 5. ABANDONO Ao pensar que é autor de si mesmo, de sua vida e da sociedade, a pessoa humana se sente autossuficiente e pensa que não deve nada a ninguém, exceto a si mesmo pretendendo ter só direitos...

16 5. PRESENÇA SOLIDÁRIA No espírito do jubileu da misericórdia, cada um é chamado a adotar um compromisso concreto que contribua para melhorar a realidade onde vive, a começar pela própria família, a vizinhança ou o mundo do seu trabalho.. A solidariedade é a determinação firme e perseverante de se empenhar pelo bem comum porque todos nós somos verdadeiramente responsáveis por todos.

17 6. VIOLÊNCIA x RESPEITO Não há caminho de vida em estradas banhadas de sangue e de lágrimas! Para evitar o buraco da violência que suga tantas famílias, Deus nos convida a colocar a “seta” do respeito pelo irmão: nele o próprio Deus fez morada, então que direito tenho eu de agredi-lo?

18 MISÉRIA x MISERICÓRDIA
Perante a gravidade do pecado, Deus responde com a plenitude do perdão. A misericórdia será sempre maior do que qualquer pecado, e ninguém pode colocar um limite ao amor de Deus que perdoa. O perdão é o instrumento colocado nas nossas frágeis mãos para alcançar a serenidade do coração. Deixar de lado o ressentimento, a raiva, a violência e a vingança são condições necessárias para se viver feliz. O perdão é uma força que ressuscita para nova vida e infunde a coragem para olhar o futuro com esperança. Que a palavra do perdão possa chegar a todos e a chamada para experimentar a misericórdia não deixe ninguém indiferente

19

20 Créditos: Ir. Luzia Ribeiro Furtado


Carregar ppt "Recriar a família à luz da misericórdia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google