A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os clarinetes do “Requiem de guerra” de Britten, recordam que tudo fica escrito no Livro da Vida 6 do ano c A Regina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os clarinetes do “Requiem de guerra” de Britten, recordam que tudo fica escrito no Livro da Vida 6 do ano c A Regina."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os clarinetes do “Requiem de guerra” de Britten, recordam que tudo fica escrito no Livro da Vida 6 do ano c A Regina

3 Sermão da Montanha cap 5-7 Anúncio profético: Felizes os pobres! -Se o formos, daremos “sal e luz”, sem omitir nem um “i” Completa a Lei antiga: - Não só não matar, mas nem sequer irar-se - Não só não praticar adultério, mas nem sequer o desejar Sermão da Montanha cap 5-7 Anúncio profético: Felizes os pobres! -Se o formos, daremos “sal e luz”, sem omitir nem um “i” Completa a Lei antiga: - Não só não matar, mas nem sequer irar-se - Não só não praticar adultério, mas nem sequer o desejar - Não só não jurar, mas dizer apenas “sim” ou “não” Mudanças na Lei de Jesus - Em lugar de vingança, dar gratuitamente - Em lugar de odiar os inimigos, amá-los como o Pai Como praticar esta lei - Diante de Deus, não para ficar bem - Não a usar para acusar os outros, mas sendo bons CONCLUSÃO - Demonstrá-lo com obras, não com palavras, escutar e cumprir

4 Jesus converte a Lei em AMOR Desde o cimo

5 Mt 5,17-37 Naquele tempo, disse Je- sus aos seus discípulos: «Não penseis que vim re- vogar a Lei ou os Profetas; não vim revogar, mas completar. Vista desde o átrio da igreja das Bem-aventuranças

6 Feliz o que a cumpre com o coração (Salmo) Jesus vem completar a lei, pondo-a debaixo do Espírito Fragmento de mosaico antigo

7 Em verdade vos digo: Antes que passem o céu e a terra, não passará da Lei a mais pequena letra ou o mais pequeno sinal, sem que tudo se cumpra.

8 Tem uma Sabedoria que não é como a deste mundo (2ª leitura) Inclusive o fragmento mais pequeno da Lei é palavra amorosa de Deus

9 Portanto, se alguém transgre- dir um só destes mandamen- tos, por mais pequenos que sejam, e ensinar assim aos homens, será o menor no reino dos Céus. Mas aquele que os praticar e ensinar será grande no reino dos Céus.

10 A grandeza da Lei de Deus ajuda a pessoa a crescer O mais pequeno, pode ser o maior

11 Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos escri- bas e fariseus, não entrareis no reino dos Céus.

12 A fidelidade está na decisão interior (1ª leitura) Há que cumprir os precei- tos sem ostenta- ção

13 Ouvistes o que foi dito aos anti- gos: ‘Não matarás, quem matar será submetido a julgamento’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que se irar contra o seu irmão será submetido a julgamento. Quem chamar imbecil a seu irmão será submetido ao Sinédrio, e quem lhe chamar louco será submetido à geena do fogo.

14 Juntos somos Um. Divididos não somos ninguém Separar-se do irmão é matar-se a si mesmo

15 Portanto, se fores apresentar a tua oferta sobre o altar e ali te recordares que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão e vem depois apresentar a tua oferta.

16 Se um irmão está ausente por tua culpa, falta uma parte do teu Corpo A oferta sobre o altar é o Corpo que formamos entre TODOS

17 Reconcilia-te com o teu adversá- rio, enquanto vais com ele a ca- minho, não seja caso que te en- tregue ao juiz, o juiz ao guarda, e sejas metido na prisão. Em ver- dade te digo: Não sairás de lá, enquanto não pagares o último centavo.

18 Só quando amamos somos livres Metes-te tu mesmo em prisão, quando não te entendes com o outro

19 Ouvistes que foi dito: ‘Não cometerás adulté- rio’. Eu, porém, digo-vos: Todo aquele que olhar para uma mulher desejando-a, já come- teu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho é para ti ocasião de pecado, arranca- o e lança-o para longe de ti, pois é melhor perder-se um dos teus membros do que todo o corpo ser lançado na geena. E se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, cor- ta-a e lança-a para longe de ti, porque é me- lhor que se perca um só dos teus membros, do que todo o corpo ser lançado na geena.

20 Porque somos capazes de convertê-la em objecto? Toda a pessoa humana tem um traço de Deus

21 Também foi dito: ‘Quem re- pudiar sua mulher dê-lhe certidão de repúdio’. Eu, po- rém, digo-vos: Todo aquele que repudiar sua mulher, sal- vo em caso de união ilegal, fá-la cometer adultério.

22 O AMOR é o que realmente une. Se o amor se rompe... O evangelho não é um contrato jurídico

23 Ouvistes ainda que foi dito aos antigos: ‘Não faltarás ao que tiveres jurado, mas cumprirás os teus juramentos para com o Senhor’. Eu, porém, digo-vos que não jureis em caso algum: nem pelo Céu, que é o tro- no de Deus; nem pela terra, que é o esca- belo dos seus pés; nem por Jerusalém, que é a cidade do Grande Rei. Também não jures pela tua cabeça, porque não podes fazer branco ou preto um só cabelo. A vossa linguagem deve ser: ‘Sim, sim; não, não’. O que passa disto vem do Malígno».

24 Depois deste juramento, não são precisos mais A Cruz é o juramento de Deus, do qual nunca se arrependerá (Heb 7, 21)

25 Pedimos-Te, Senhor, que, seguindo o evangelho, sejamos realmente cristãos, cumprindo a Tua Lei de amor radical.

26 Monjas de S. Bento de Montserrat stbenet@benedictinescat.com Monjas de S. Bento de Montserrat stbenet@benedictinescat.com www.benedictinescat.com/montserrat stbenet@benedictinescat.com www.benedictinescat.com/montserrat


Carregar ppt "Os clarinetes do “Requiem de guerra” de Britten, recordam que tudo fica escrito no Livro da Vida 6 do ano c A Regina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google