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O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação.

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1 O tipo de jogo elaborado foi de tabuleiro. Observou-se uma boa aceitabilidade do jogo tanto na análise dos dados dos questionários como pela observação do interesse e efetiva participação do alunos durante sua aplicação. Houve apropriação e compreensão dos conteúdos abordados por parte dos alunos, visto que 93,33% destes obtiveram conceito A (100,0% a 84,0% de acertos nas respostas do questionário) e os 6,67% restantes obtiveram conceito B (de 83,9% a 68,0% de acertos). Conclusões O jogo educativo/ambiental elaborado no presente projeto, na forma de tabuleiro, mostrou-se um instrumento adequado a faixa etária foco do trabalho e configurou-se uma ferramenta eficaz na conscientização ambiental. Bibliografia BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Capítulo I: Da educação ambiental. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L9795.htm. Acesso em: 21 abr. 2008. http://www.planalto.gov.br/CCIVIL/LEIS/L9795.htm PIAGET, J. A psicologia da criança. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. Apoio Financeiro: Unisul ELABORAÇÃO E AVALIAÇÃO DO EMPREGO DE JOGO EDUCATIVO COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE DE ENSINO PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE CAPIVARI DE BAIXO/SC, Ciências Humanas. PEREIRA, D. de S. G. (Agronomia campus Sul/PUIC); CATTÂNEO, E. S. (Agronomia campus Sul/PUIC); SILVA, D. R. da. (Agronomia campus Sul/PUIC); REBELO, S. (Agronomia campus Sul/Orientadora PUIC). Introdução Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental, promulgada pela Lei 9.795 de 27 de Abril de 1999 "é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal” (BRASIL, 1999). Uma estratégia utilizada no processo de conscientização ambiental é a adoção de jogos. Contudo é importante compreender que o jogo está associado tanto ao objeto (brinquedo) quanto à brincadeira. É uma atividade mais estruturada e organizada por um sistema de regras mais explícitas. Objetivo Avaliar a aprendizagem de alunos do ensino fundamental da rede de ensino público dos colégios do município de Capivari de Baixo/SC com relação aos aspectos ambientais, através da aplicação de jogo educativo. Metodologia De um modo geral as atividades adotadas para alcançar os objetivos propostos foram as seguintes: Levantamento bibliográfico. Definição do tipo de jogo, dos aspectos abordados e as séries enfocadas. Elaboração de critérios de seleção da escola e das turmas que participariam da fase de aplicação do jogo didático/ambiental. Contato com os responsáveis pela administração escolar da escola selecionada. Elaboração do jogo educativo/ambiental. Aplicação do jogo educativo/ambiental e avaliação, através de questionário, nas turmas selecionadas. Avaliação da eficácia na aprendizagem do jogo educativo/ambiental. Resultados O jogo educativo ambiental foi aplicado em 2 turmas do 5º ano do ensino fundamental da Escola Básica Municipal Dom Anselmo Pietrulla, Capivari de Baixo/SC.


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