A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ"— Transcrição da apresentação:

1 FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
Faculdade Anhanguera - Taubaté 28/04/2017 FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ TOPOGRAFIA II

2 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
ALTIMETRIA OU NIVELAMENTO A altimetria ou nivelamento tem por finalidade determinar a distância vertical ou diferença de nível entre diversos pontos. A diferença de altura entre dois pontos é a diferença de nível entre estes pontos. A determinação das diferenças de nível entre dois pontos é possível com os seguintes métodos: nivelamento geométrico; e (b) nivelamento trigonométrico.

3 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
NIVELAMENTO GEOMÉTRICO O nivelamento geométrico é baseado na diferença de leituras em miras verticais graduadas. A precisão obtida é bastante grande, da ordem de milímetros nos trabalhos especiais de 1ª ordem, até apenas alguns centímetros nos topográficos comuns.

4 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
NIVELAMENTO TRIGONOMÉTRICO O nivelamento trigonométrico é baseado na resolução de um triângulo retângulo. Neste nivelamento, a diferença de nível é determinada de forma indireta, por meio de resoluções de triângulos situados em planos verticais, que passam pelos pontos cuja diferença de nível se calcula. A precisão é menor quando comparado ao nivelamento geométrico, da ordem de alguns decímetros, em contrapartida, tem um rendimento maior, ou seja, um avanço rápido.

5 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
Perfil Longitudinal e Transversal Longitudinal - É a representação no plano vertical das diferenças de nível, cotas ou altitudes, obtidas do resultado de um nivelamento feito ao longo do eixo de uma estrada. Transversal - É a representação geométrica, no plano vertical, de alguns elementos dispostos transversalmente, em determinado ponto do eixo longitudinal da estrada. Poderemos ter seção em corte, seção em aterro ou seção mista.

6 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
Levantamento Topográfico Planialtimétrico É a junção da palavra plani + altimetria Plani- Mapa que representa toda superfície terrestre em um plano retangular. Altimetria - é a operação que mede as altitudes de pontos em um terreno. A Planialtimetria representa as informações planimétricas e altimétricas em uma única planta, carta ou mapa. A planta planialtimétrica fornece o maior número possível de informações da superfície representada para efeitos de estudo, planejamento e viabilização de projetos. A planimetria permite representar os acidentes geográficos (naturais ou artificiais) do terreno em função de suas coordenadas planas (x, y). A altimetria, por sua vez, fornece um elemento a mais, que é a coordenada (z) de pontos isolados do terreno (pontos cotados) ou de planos horizontais de interseção com o terreno (curvas de nível).

7 ENGENHARIA CIVIL TOPOGRAFIA E GEORREFERENCIAMENTO II
Desenhos – Manual e Computacional


Carregar ppt "FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google