A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus."— Transcrição da apresentação:

1

2 Lição 7 Marcos

3 Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus. Sentir Valorizar o evangelho de Marcos pelo que ele ensina sobre Jesus. Agir Relatar a obra de Jesus à outra pessoa de forma adequada à sua compreensão.

4 Introdução Com 16 capítulos e 661 versículos, Marcos é o menor livro entre os evangelhos. Provavelmente, o primeiro evangelho a ser escrito e usado como referência por Lucas e Mateus em seus respectivos escritos. Não há muitos questionamentos quanto ao título do livro uma vez que o sobrescrito grego kata markon (segundo Marcos) aparece na maioria dos manuscritos mais antigos.

5 Introdução De maneira unânime, os pais da igreja também reconhecem João Marcos como autor, embora os evangelhos de modo geral não identifiquem seus autores.

6 1. Visão panorâmica 1.1 Informações básicas
Grupo: Evangelhos sinóticos Autor: João Marcos Data: d.C. Local: Roma (?) Alvo: Gentios romanos Versículo-chave: Mc 10.45 Expressão-chave: Servo

7 1. Visão panorâmica 1.2 Esboço JESUS, O SERVO DIVINO Serviço de Cristo
Sacrifício de Cristo Mc 1-2 Preparação Mc 11-15 Rejeição Mc 3-8 Oposição Mc 16 Ressurreição Mc 9-10 Instrução

8 1. Visão panorâmica 1.3 Marcos em uma sentença Marcos mostra Deus agindo na história por meio de Jesus, Servo e Filho de Deus, de maneira sintética e direcionada aos gentios.

9 2. Características do evangelho
2.1 Autor João era o seu nome hebreu; Marcos, o nome latino. 2.2 Aspectos literários O livro registra muitos milagres e dois sermões extensivos contendo quatro parábolas.

10 2. Características do evangelho
2.3 Relação entre Pedro e Marcos Visto que o Evangelho de Marcos é provavelmente baseado nos sermões de Pedro, torna-se evidente porque não há narrativa do nascimento de Cristo. Marcos registra a partir da experiência cristã de Pedro, quando Jesus já era adulto. O evangelho reflete a própria teologia de Pedro da pessoa de Jesus.

11 Marcos Atos 10 (Pedro) “Princípio do evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus” (1.1) “evangelho da paz, por meio de Jesus Cristo” (v.36) A descida do Espírito Santo sobre Jesus (1.10) “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder” (v.38) O ministério na Galileia ( ) “tendo começado desde a Galileia” (v.37)

12 Marcos Atos 10 (Pedro) Muitas curas e expulsões de demônios “andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele” (v.38) O ministério em Jerusalém (11-14) “nós somos testemunhas de tudo o que ele fez na terra dos judeus e em Jerusalém” (v.39).

13 Marcos Atos 10 (Pedro) Morte de Cristo (15) “ao qual também tiraram a vida, pendurando-o no madeiro” (v.39) Ressurreição de Cristo (16.6) “A este ressuscitou Deus no terceiro dia” (v.40)

14 2. Características do evangelho
2.4 Destinatários Marcos escreveu para os gentios, possivelmente para os romanos, e temos então explicações de costumes judaicos (Mc 7.3) e explicações de palavras judaicas (Mc 3.17; 5.41; 7.11,34).

15 3. A cristologia do evangelho
São dignos de admiração o entendimento e a explanação do evangelista acerca de Jesus Cristo. Marcos preocupou-se intensamente em apresentar detalhes da pessoa e dos atos de Cristo ao longo do Seu ministério.

16 3. A cristologia do evangelho
3.1 Identidade Jesus homem Jesus Deus Jesus, o Filho de Deus Jesus Salvador

17 3. A cristologia do evangelho
3.2 Milagres Percebe-se claramente a ênfase do evangelista na obra milagrosa de Jesus. Provavelmente por seu interesse em comprovar que Cristo é o Messias, Filho de Deus, e pela ênfase nas ações do Senhor Jesus Cristo. Curas Natureza Ressuscita Multiplicação dos pães e peixes Transfigura-se

18 3. A cristologia do evangelho
3.3. Última semana A estrutura de Marcos revela que a última semana da vida de Jesus (ou os últimos oito dias) é o grande foco do evangelista e ocupa cerca de um terço de todo o evangelho. A significância da semana da paixão de Cristo é óbvia.

19 4. Marcos na prática Marcos apresenta muitos fatos e lições importantes para a vida de todo cristão. Afirma a Cristo como Messias prometido no AT (Mc 1.2-6). Evidencia a Cristo como Filho de Deus (Mc 1.1). Testemunha os milagres de Cristo (Mc ).

20 4. Marcos na prática Consolida o ensino da vitória de Cristo sobre a morte (Mc ). Ensina que em Cristo há poder para curar (Mc 5.30). Ratifica a salvação por meio da fé em Jesus Cristo (Mc 5.34). Anuncia a ordem de evangelizar (Mc 16.15).

21 Conclusão Marcos possui uma característica marcante que é o movimento rápido nos relatos. O evangelista não teve preocupação em longos registros. Marcos revela, de maneira rápida, as obras de Jesus, porém não teve menos fidelidade que os escritores dos demais evangelhos.

22 Conclusão O versículo central de Marcos registra a essência do evangelho: “Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos” (Mc 10.45).


Carregar ppt "Lição 7 Marcos. Lição 7 Marcos Alvo da lição Saber Distinguir as principais características do Evangelho de Marcos e seus ensinamentos sobre Jesus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google