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Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #07 1.

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1 Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico #07 1

2 Tarefas: - Leitura prévia [Cap. 9 Sampieri et al (2006)] Atividade (entrega em aula): - Formulário 1 But first… 2

3 Atividade: Resenha 1 Feedback - Dois modelos -[em sua maioria] -Referências conforme a ABNT -Credenciais dos autores -Transcreveram por tópicos e não em um único texto -Confusões em relação ao enfoque metodológico (quali x quanti) -Não fizeram a indicação para quem seria a leitura do texto - [em sua minoria] -Esqueceram de apontar: metodologia, conclusões, principais referências do estudo e crítica. But first… 3

4 Estruturação da resenha é a seguinte: – Pré-textual: referência bibliográfica da obra (autor. Título. Edição. Local: Editora, ano.) – Textual: credenciais do autor, resumo da obra, conclusões do autor, metodologia do autor, quadro de referência do autor, crítica do resenhista, indicações do resenhista. 4 Estrutura de uma Resenha

5 Temas Introdução (curso, temas, projetos) Conhecimento científico & sociedade Fontes e bases de pesquisa Processo de pesquisa Idéias, questão de pesquisa e problema Pesquisa bibliográfica Coleta de dados (Instrumento/Questionário) Coleta de dados (Entrevista/Focus groups) Pesquisa Quantitativa em CC Pesquisa Qualitativa em CC Elementos formais do trabalho científico 5

6 Elaboração do relatório de pesquisa Análise dos dados Preparação dos dados para análise Coletar dados: obter as informações pertinentes e registro dos acontecimentos do ambiente/lugar Seleção ou elaboração do(s) instrumento(s) para coletar os dados Seleção de um projeto de pesquisa: estratégia a ser desenvolvida no ambiente/lugar e para coletar os dados Trabalho de campo Inspeção do ambiente ou lugar de estudo Escolha de participantes ou indivíduos do estudo Seleção do ambiente ou lugar de estudo Desenvolvimento de uma idéia, tema ou área a investigar 6 Esquema do processo de pesquisa

7 ? ? ? ? Warming up... 7

8 Brainstorming –Qual sua idéia de pesquisa? –Como desenvolver a idéia de pesquisa? –Quais dados são necessários para pesquisa? –Como coletar os dados? Instrumento de Coleta de dados!? 8

9  Após definir o problema e os objetivos do estudo é preciso decidir como e quais estratégias usar.  Para tanto é necessário: Definir o tipo de investigação; Estabelecer hipóteses, variáveis, população e amostra; Nível de acesso aos dados; Desenho da investigação (experimental, observacional).  Isto é relevante para determinar o instrumento de coleta de dados que será utilizado para obter evidências que responderão ao problema investigado. Instrumentos de Coleta de Dados 9

10 Pesquisa Tipos Explicativo Maior estruturação Entender o fenômeno Exploratória Familiarizar-se com o fenômeno Obter imersão inicial Correlacional Explicação parcial Relacionar variáveis DescritivoVariáveis Obter medição precisa ou descrição profunda tem Com valor de 10 Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Com valor de Com o objetivo de Definição da pesquisa a ser realizada:

11 EXPLORATÓRIO CORRELACIONAL DESCRITIVO EXPLICATIVO É um processo contínuo, as categorias não são mutuamente excludentes. Alcance da Investigação Examina temas pouco explorados Associa comportamentos de variáveis, avalia a relação entre conceitos, categorias, variáveis, situações, pessoas, grupos, comunidades Busca medir, contar e especificar propriedades, características e perfis de pessoas, grupos, comunidades, eventos, sistemas, variáveis Busca causalidades ou sentido de entendimento (Por quê?) 11

12 O alcance inicial depende do estado da arte da questão de pesquisa, do enfoque do desenho do problema e dos objetivos da pesquisa. O alcance final depende, essencialmente, dos objetivos do pesquisador. Alcance da Investigação 12

13 TIPO DE ESTUDO ENFOQUE QUANTITATIVO ENFOQUE QUALITATIVO ExploratórioSem formulação de hipóteses DescritivoFormulação de hipóteses para prever um fato Sem formulação de hipóteses Experimental/ explicativo Formulação de hipóteses Potencial formulação de hipóteses Tipos de Estudo x Hipóteses 13

14 Hipóteses Tipos Estatísticas De diferença de meios De correspondência De estimativa Alternativas Nulas De pesquisa classificação Causal MultivariadaBivariada Diferenciação de grupos CorrelacionalDescritivaCaracterísticas Técnicas de comprovação Referentes à realidade relação entre variáveis Situação real Termos precisos Objetivos Testar e sugerir teorias Ter função descritiva e explicativa Orientar a pesquisa tem que se dividem em 14 Formulação de hipóteses: também em tem que pode ser cujas cujos de são estabelecem

15 Pesquisa Não- experimental Sem manipulação de variáveis Longitudinais De coorteTipo painelDe tendência Transversais Correlacional/ causal DescritivoExploratório Experimental Quase- experimental Grupos intactos Manipulação em dois grupos não equivalentes Experimentos “puros” (verdadeiros) Manipulação intencional Medição do efeito Controle e validade Teste/pós -teste Pré- experimentos Medição em um só grupo Medição em dois grupos não equivalentes são e implica 15 Modelos de pesquisa: cujos modelos são que ocorre Cujos modelos são é têm implicam têm

16 Experimento - Experimento “puro” - Pré-experimento - Quase-experimento Modelo específico (De Solomon, fatorial etc.) Modelo específico Não-Experimento- TransversalExploratório Descritivo Correlacional/causal - Longitudinal De tendência De coorte Tipo painel Selecionar o modelo de pesquisa apropriada A pesquisa pode ser realizada em campo ou em laboratório, conforme o modelo de pesquisa escolhido. 16

17 Segmento ou um subconjunto da população que irá representá-la quantitativamente e qualitativamente, sobre o qual se dará a coleta de dados. POPULAÇÃO AMOSTRA O que é uma amostra? 17

18 Seleção da Amostra Probabilística Seleção sistemática Por conglomerados Aleatória Estratificada Unidade de análise Características da população Tamanho Não-probablística QualitativaPor cotas De indivíduos-tipo De indivíduos voluntários De especialistas mediante 18 Seleção da amostra : que se divide em cujos tipos são implica definir

19 Tipo de EstudoTamanho mínimo sugerido da amostra Etnográfico, Teoria fundamentada, entrevistas, observações. 30 a 50 casos História de vida familiar Toda a família, cada membro é um caso Biografia O sujeito de estudo (se vive) e o maior número de pessoas que trabalham para ele, inclusive críticos Estudo de casos em profundidade6 a 10 casos Estudo de caso1 a vários casos Focus Group7 a 10 casos por grupo, 4 grupos por algum tipo de população Amostragem: enfoque qualitativo 19

20 Definido o Problema Coleta de Dados Abordagem Metodológica Coleta de dados Seleção do instrumento Aplicação Codificação Preparação para a análise Cujos os passos são: 20

21 Dados Primários obtenção de dados diretamente na fonte Dados Secundários obtenção de dados em Banco de Dados Coleta de dados: Seleção do instrumento 21

22 Coleta de dados com: COLETA DE DADOS ENFOQUE QUANTITATIVO ENFOQUE QUALITATIVO Por meio de:Análise de conteúdo Observação ou testes padronizados, Questionários Entrevistas Observações, Sessões em profundidade Implica em:Medição utilizando instrumento que requer validade (Constructo, critério e conteúdo) e confiabilidade Coleta que se realiza na unidade de análise (casos ou unidades) com confiabilidade e validade 22

23 UNIDADES Significados; Práticas; Episódios; Reuniões; Papéis ; Relações; Grupos; Organizações; Comunidades; Sub-cultura. O que é unidades ? 23

24 Principais instrumentos de medição: QuestionárioQuestionário, Escalas de Atitudes; Testes padronizados; Análise de Conteúdo; Observação estruturada (direta ou indireta); Análise de Indicadores; Medições Fisiológicas; Tarefas Estruturadas. 24

25 Observação e Observação participante; Pesquisa documental; Entrevista; Laddering; Painel; Focus Group; QuestionárioQuestionário; Escalas sociais e de Atitudes; História Oral e História de Vida; Análise de Conteúdo; Análise do Discurso. Técnicas de Coleta de informações, dados e evidências 25

26 26 QUESTIONÁRIO Opções... QUESTIONÁRIO Opções... Questionário ?????????????????? 1. Escolher um instrumento já desenvolvido e disponível, que se adapte às necessidades do estudo particular COM AUTORIZAÇÃO ou PERMISSÃO DE USO. 2. Construir um novo instrumento de medição de acordo com a técnica apropriada para isso.

27 Optando por construir o instrumento, Sampieri et al. (2006) sugere, os seguintes passos: a)Listar as variáveis a)Listar as variáveis que se pretende medir ou observar. b)Revisar sua definição conceitual e compreender seu significado. c)Revisar como foram definidas operacionalmente as variáveis c)Revisar como foram definidas operacionalmente as variáveis, isto é, como foi medida cada variável. d)Escolher o instrumento ou os instrumentos (já desenvolvidos) que foram favorecidos pela comparação e adaptá-los ao contexto da pesquisa. Passos para construir um instrumento de medição 27

28 Avaliação Quantitativa Mede Variáveis Questionários permitem: 28

29 Avaliação Qualitativa Descreve Comportamentos Questionários permitem: 29

30 Quantitativos Razão Assume valores em intervalos da reta. Qualquer valor: inteiro ou não. Mensuração: sem restrição Exemplo: Faturamento Bruto Intervalar – intervalo constante Assume valores em um ponto da reta – inteiros Mensuração: sem restrição Exemplo: nº de alunos em uma sala de aula Discretos Contínuos Qualitativos Ordinal – não há intervalo comum Ordem de valor - preferência do respondente Exemplo: grau de escolaridade Mensuração: Medidas de tendência central Nomear, rotular ou classificar Dicotômicas >> Exemplo: sexo, sim/não Categóricas >> Exemplo: raça, cor, estado civil Mensuração restrita: Moda, Qui-quadrado Por Postos Nominais Tipos de Dados e Níveis de Medição 30

31 Hidrelétrica Likert Concordo Totalmente Concordo Não Concordo Nem Discordo Discordo Discordo Totalmente Hidrelétrica De Importância Extremamente Importante Muito Importante Um Pouco Importante Não Muito Importante Sem Importância Hidrelétrica De Avaliação Excelente Muito Bom Bom Regular Ruim De Diferencial Semântico Adjetivos Extremos Exemplo: Fácil Difícil Escalas de Atitudes 31

32 Claras e compreensíveis Não devem causar desconforto Devem abordar um aspecto por vez Não devem induzir respostas A linguagem deve ser adequada ao respondente Dicas para elaboração das perguntas 32

33 Questões Fechadas – Dicotômicas – Múltipla Escolha Questões Abertas – Desestruturadas – Associação de Palavras Outros Tipos de Perguntas Questionário: Tipos de Perguntas 33

34 Questionário: Exemplos 34

35 Questionário: Exemplos 35

36 Questionário: Exemplos 36

37 Questionário: Exemplos 37 Estilos de aprendizagem http://www.petersons.com/education_planner/cal c_frames.asp?url=http%3A%2F%2Fwww%2Eae ssuccess%2Eorg%2Fgetting%2Flearning%5Fqu iz%2Fquiz%2Ehtml&pagetype=Preparing- Learning+Styles+Quiz&sponsor=2859

38 Não deve ser muito longo Escala crescente de dificuldade O objetivo da pesquisa deve ser claro O questionário deve ter sua consistência testada Critérios de aglutinação para respostas semelhantes (questões abertas) A variável pode ser confirmada em outra pergunta (consistência e confiabilidade) Questionário: Cuidados 38

39 Tarefas: Leitura prévia (próximas aulas 17-24/out - Cap.9) Atividade (no Moodle): Resenha 2 e proposta de Questionário 23/out @23h) Resenha 3 ( escolher o texto e fazer leitura prévia para atividade na próxima aula 24/out) Próxima Aula 39

40 Bibliografía SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Hernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Tradução Fátima Conceição Murad, Melissa Kassner, Sheila Clara Dystyler, 3 ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006. MARTINS, Gilberto de Andrade; THEÓPHILO, Carlos Renato. Metodologia da Investigação científica para ciências sociais aplicadas.São Paulo: Atlas, 2007. 40 Referências 40


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