A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estrutura Burocrática Profissional Arthur Andreolli - 8926417 João Paulo Serafim - 8926438 Lucas José Maluly - 8926758 Ricardo Zornoff - 8680310 Vitor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estrutura Burocrática Profissional Arthur Andreolli - 8926417 João Paulo Serafim - 8926438 Lucas José Maluly - 8926758 Ricardo Zornoff - 8680310 Vitor."— Transcrição da apresentação:

1 Estrutura Burocrática Profissional Arthur Andreolli - 8926417 João Paulo Serafim - 8926438 Lucas José Maluly - 8926758 Ricardo Zornoff - 8680310 Vitor Fassio - 8572991

2 Hospital Nelson Urbano Júnior Hospital municipal de Clementina-SP População da cidade: 7.065 habitantes Instituição filantrópica, patrocinada por verbas do sus e eventos beneficentes. Atendimento limitado as áreas de: Ortopedia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica, ginecologia, obstetrícia, fisioterapia e fonoaudiologia.

3 Estrutura do Hospital Presidência Conselho Deliberativo Corpo Clínico Equipes de Apoio Conselho Administrativo Secretário Tesoureiro Diretor Clínico

4 Entrevistada Silmara Cury Ex-presidente do Hospital Nelson Urbano Júnior Faculdade de Administração e Ciências Contábeis de Tupã MBA na Fundação Getúlio Vargas em gestão empresarial

5 Hipótese 3: Quanto maior a organização, mais elaborada é sua estrutura - isto é, quanto mais especializada suas tarefas, mais diferenciadas suas unidades e mais desenvolvido seu componente administrativo.

6 Quanto maior o crescimento da organização, maior o tamanho dos departamentos? Ou os departamentos se dividem e se especializam? “O ideal é que as equipes se especializem e se transformem em multifuncionais, mais eficientes e especializadas, é a máxima do mais com menos.”

7 Hipótese 5: Quanto maior a organização, mais formalizado será seu comportamento

8 A organização segue algum tipo de padronização/formalização devido a algum órgão – como OMS e Ministério da Saúde? “Sim, é obrigado e necessário que siga as normas pré estabelecidas para manter a padronização e também as normas de conduta e ética que envolve todos os procedimentos. Portanto os médicos possuem autonomia em suas atividades delimitadas pela ética e normas impostas.”

9 Hipótese 7: Quanto mais sofisticado (difícil entender) o sistema técnico, mais elaborada a estrutura não operacional – especificamente, quanto mais ampla e mais profissional a assessoria de apoio, maior a descentralização seletiva (dessa assessoria) maior o uso dos instrumentos de religação (para coordenar o trabalho dessa assessoria)

10 Quais são os tipos de assessoria que a organização dá a seus funcionários? exemplo: legal, técnica, administrativa e de formação, como por meio de congressos e cursos “Da assessoria legal, administrativa, cuidando em manter os direitos trabalhistas, técnica e até de formação através de contatos profissionais até com os próprios médicos das instituições, que dependendo do profissional médico, ele desenvolve uma equipe completa com muita competência.”

11 Hipótese 9: Quanto mais dinâmico o ambiente, mais orgânica a estrutura

12 Como se dá a relação entre os médicos no ambiente de trabalho? “É o que disse antes, um ambiente homogênio é sempre mais produtivo e a troca de conhecimento leva a uma eficiência em atendimento, segurança e bem estar, tanto para os profissionais como para os pacientes.”

13 Hipótese 10: Quanto mais complexo o ambiente, mais descentralizada é a estrutura?

14 Quanto maior o número de áreas da organização, maior autonomia essas possuem? “Sim, porque passam a possuir mais autonomia, porém devem seguir o mesmo padrão e todas se reportam a uma mesma diretoria.”

15 Hipótese 11: Quanto mais diversificadas os mercados da organização, maior a propensão de ela dividir-se em unidades baseadas no mercado (dada a economia de escala favorável)

16 A demanda de cada área é proporcional ao seu número de funcionários? Como se dá a alocação de funcionários conforme a demanda de pacientes? “Muito difícil ter o número de funcionários adequado a demanda, pois sempre se esbarra na falta de recursos para manter a estrutura como seria adequado. Os funcionários são alocados de acordo com a maior demanda, tentando adequar os poucos recursos disponíveis as necessidades da organização.”

17 Hipótese 12: A hostilidade extrema em seu ambiente leva qualquer organização a centralizar temporariamente sua estrutura.

18 Caso o ambiente da organização se torne muito hostil entre os funcionários, há uma tendência a centralizar as decisões na cúpula estratégica (direção do hospital) ? “Sim, as informações devem vir dos gestores das áreas, mas tomada a decisão de se reverter a situação comandada pela diretoria. Isso ameniza conflitos e ajuda a inibi-los no âmbito operacional.”

19 Hipótese 14: Quanto maior o controle externo da organização maior centralizada e formalizada sua cultura.

20 Quanto maior a interferência dos órgãos externos na organização, mais centralizada/formalizada sua cultura organizacional (valores e doutrinação dos funcionários) ? “Os órgãos que regem os processos não interferem na administração do quadro de funcionários, as influências externas que interferem, são as políticas que a instituição acatam ou não, que decidem de forma muitas vezes errada que caminho seguir, e na maioria das vezes não pensando nem em funcionário e paciente.”

21 Hipótese 15: As necessidades de poder dos membros da organização tendem a gerar estruturas excessivamente centralizadas.

22 A cobiça dos médicos por poder ocorre? Se sim, isso leva a uma centralização maior na estrutura organização ? “Infelizmente sim, isso atrapalha o bom desenvolvimento, na maioria das vezes, de um trabalho que deveria ser respeitado e cada vez mais desenvolvido pensando no ser humano. Os médicos deveriam pensar em desenvolver equipes de trabalho e fazer melhor a entrega do seu conhecimento. Dessa forma surge a necessidade de uma figura de mediação e controle, no caso o diretor clínico”

23 Eficiência e Ineficiência Profissionais totalmente ligados ao cliente Busca constante por aperfeiçoamento Não controle de outputs Disputas internas de ego e poder

24 Análise Crítica Foco no núcleo operacional Descentralização vertical e horizontal Doutrina na sua formação Alta especialização Assessoria de apoio voltada ao núcleo operacional


Carregar ppt "Estrutura Burocrática Profissional Arthur Andreolli - 8926417 João Paulo Serafim - 8926438 Lucas José Maluly - 8926758 Ricardo Zornoff - 8680310 Vitor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google