A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Base de Dados Normalização do DEA e do Modelo Relacional Dr. Célio B. sengo Novembro, 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Base de Dados Normalização do DEA e do Modelo Relacional Dr. Célio B. sengo Novembro, 2013."— Transcrição da apresentação:

1 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Base de Dados Normalização do DEA e do Modelo Relacional Dr. Célio B. sengo Novembro, 2013

2 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo NORMALIZAÇÃO Após o desenho do esquema relacional da base de dados é preciso realizar uma análize mais rigorosa do funcionamento da organização No DEA e no Modelo Relacional há detalhes ocultos, anomalias invisíveis que precisam ser descobertas Segue-se assim uma outra fase: A Normalização

3 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo NORMALIZAÇÃO A normalização é um processo sistemático, definido por um conjunto de regras bem definidas, que visa eliminar fontes de redundância nos dados É o processo formal passo a passo que examina os atributos de uma entidade, com o objetivo de evitar anomalias observadas na inclusão, exclusão e alteração de registos exclusivas.

4 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Objetivos 1º) Minimização de redundâncias e inconsistências; 2º) Facilidade de manipulações do Banco de Dados; 3º) Facilidade de manutenção do Sistema de Informação. NORMALIZAÇÃO O processo de normalização ocorre através de um conjunto de fases que conduzem a base de dados a estados onde a redundância se torna cada vez menor. A cada um destes estados dá-se o nome de forma normal (FN).

5 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo NORMALIZAÇÃO

6 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 1 ª Forma Normal (1FN) Uma relação está na 1FN se não contiver grupos repetitivos (com atributos) em entidades. Procedimentos: a) Identificar a chave primária da entidade; b) Identificar o grupo repetitivo e removelo da entidade; c) Criar uma nova entidade com a chave primária da entidade anterior e o grupo repetitivo. A chave primária da nova entidade será obtida pela concatenação da chave primária da entidade inicial e a do grupo repetitivo (opcional).

7 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 1 ª Forma Normal (1FN) Pessoa ( endereço, rua, cidade, casa, BI, nome) Há um atributo que tem dados a repetir, se este tiver atributos (atributo multivalorado) deve-se converter em entidade Endereço ( ID, cidade, casa, rua, BI) Pessoa (BI, nome)

8 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 2 ª Forma Normal (1FN) Uma relação R está na 2FN se e somente se ela estiver na 1FN e todos os atributos não dependem parcialmente da chave (dependente de toda a chave e não apenas de parte dela). Procedimentos: a) Identificar os atributos que não são funcionalmente dependentes de toda a chave primária. b) Remover da entidade todos esses atributos identificados e criar uma nova entidade com eles. A chave primária da nova entidade será o atributo do qual os atributos do qual os atributos removidos são funcionalmente dependentes.

9 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 2 ª Forma Normal (1FN) Cliente (BI, Conta, local_nascimento, saldo, debito, data_nasc) O saldo e debito dependem parcialmente da chave (conta) e os restantes dependem do BI Solução: Cliente_Identidade ( BI, data_nasc, local_nasc) Cliente_Conta ( Conta, saldo, debito,BI)

10 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 3 ª Forma Normal (1FN) Uma relação R está na 3FN se somente estiver na 2FN e não hajam atributos que dependem de um atributo não chave Procedimentos: a) Identificar todos os atributos que são funcionalmente dependentes de outros atributos não chave; b) Remove-los e criar uma nova entidade com os mesmos. A chave primária da nova entidade será o atributo do qual os atributos removidos são funcionalmente dependentes.

11 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo 3 ª Forma Normal (1FN) Computador (Cod_Pc, Marca, cor, cod_processador, velocidade,fabricante_proces) A velocidade, fabricante_proces dependem do cod_processador que não é chave Solução: Computador ( Cod_Pc, Marca, cor, cod_processador) Processador (cod_processador, velocidade, fabricante_proces)

12 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Trabalho Prático Durante a fase de analise de requisitos foram colhidos os seguintes dados: (numero_pedido; data_pedido; cod_cliente; nome_cliente; endereco_cliente,id_fabricante;nome_fabricante; codigo_produto; nome_produto; quantidade_produto; preco_produto; total_produto;) Desenhe o Modelo relacional normalizado de modo a eliminar anomalias no sistema

13 Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Solução ?


Carregar ppt "Base de Dados Departamento de Informática – Celio Sengo Base de Dados Normalização do DEA e do Modelo Relacional Dr. Célio B. sengo Novembro, 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google