A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"— Transcrição da apresentação:

1 CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
FÍSICA CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

2 A REFRAÇÃO DA LUZ É a passagem da luz de um meio de propagação para outro meio,acompanhado de variação em sua velocidade de propagação.

3 N REFRAÇÃO SEM DESVIO Meio 1 Meio 2

4 N REFRAÇÃO COM DESVIO Meio 1 Meio 2

5 Índice de refração absoluto
Índice de refração absoluto (n) de um meio, para uma dada luz monocromática é o quociente entre a velocidade de propagação da luz no vácuo (c) e a velocidade de propagação dessa luz monocromática nesse meio (v) .

6 Para não esquecer!

7 Características Importantes do Índice de refração
a) O índice de refração (n) é adimensional ,isto é, não tem unidades de medida. b) O índice de refração (n) é inversamente proporcional a velocidade de propagação da luz no meio. Quanto maior for (n) então mais refringente é o meio ...menor será (v) a velocidade de propagação da luz nesse meio. c) O índice de refração absoluto sempre será maior que 1 .

8 Índice de refração relativo
Índice de refração relativo é o quociente entre os índices de refração absolutos dos meios comparados. Temos dois meios e propagação 1 e 2 O índice de refração relativo do meio (2) em relação ao meio (1) será:

9 Agora: O índice de refração relativo do meio (1) em relação ao meio (2) será:

10 Outra relação importante:

11 Índice de refração relativo

12 Exercício de aplicação

13 01 A velocidade de propagação da luz em certo liquido é a metade da velocidade de propagação da luz no vácuo. Determine o índice de refração absoluto do liquido :

14 02 O índice de refração absoluto do vidro é 1,5. A velocidade de propagação da luz no vácuo é Qual é a velocidade de propagação da luz no vidro ?

15 02

16 03 O índice de refração absoluto da água é 4/3 e do virdo é 3/2. Determine: O índice de refração da água em relação ao vidro: A razão entre a velocidade da luz no vidro e a velocidade da luz na água.

17 03 O índice de refração da água em relação ao vidro:

18 03 b) A razão entre a velocidade da luz no vidro e a velocidade da luz na água. Como:

19 04 As velocidade de propagação da luz , em dois meios A e B , são respectivamente Determine o índice de refração de A em relação a B.

20 04 OBS: NESSE CASO TEMOS O ÍNDICE DE REFRAÇÃO RELATIVO E ELE PODE SER MENOR QUE 1,0 .

21 Exercício de Reforço

22 05 As velocidade de propagação da luz no vidro é Qual o índice de refração absoluto do vidro? Sabendo que “c “vale:

23 06 O índice de refração da água vale 4/3. Com que velocidade a luz se propaga na água?

24 07 (F.E. Edson Queiroz –CE) A velocidade da luz em um determinado meio é igual a ¾ da velocidade da luz no vácuo. O valor do incide de refração absoluto desse meio é: 7/4 5/3 4/3

25 08 (F.E. Edson Queiroz –CE) Se a velocidade da luz no vácuo é “v” ,a velocidade da luz em um meio com um índice de refração n=2 será : 4v 2v v/4 v/2

26 Livro – RSE –Índice de Refração – Absoluto
Atividade domiciliar Livro – RSE –Índice de Refração – Absoluto PÁG. 263 – QUESTÃO – 18 PÁG. 266 – QUESTÃO - 23 PÁG. 267 – QUESTÃO – 24,26 e 27 PÁG. 268 – QUESTÃO – 29 PÁG. 272 – QUESTÃO – 40

27 SITES: BIBLIOGRAFIA: Máximo, Antônio/ Alvarenga, Beatriz. Curso de Física Vol.02. São Paulo Editora Harbra Ltda Paraná, Djalma Nunes. Física ,Volume 02 São Paulo .Editora Àtica S.A. 1993 Hewitt, Paul G. Física Conceitual. 9ª edição. Porto Alegre Editora Bookman, 2002. Yamamoto, Kazuhito/Fuke ,Luiz Felipe / Shigekiyo,Carlos Tadaschi.Os alicerces da Física,Volume 2.São Paulo , Editora Saraiva, 1993

28 DICAS PARA O ENEM http://fiquebemnoenem.educacional.net/simulado

29


Carregar ppt "CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google