A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:"— Transcrição da apresentação:

1 Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:

2 “A construção lógica do trabalho é o arranjo encadeado dos raciocínios utilizados para a demonstração da hipótese formulada no início” (SEVERINO,pp 82). A construção de um trabalho científico exige um domínio do instrumental técnico a ser utilizado (que vai deste o material de trabalho, ou seja, pesquisa bibliográfica e de campo, coleta e análise de dados, até técnicas de escritas), mas, como em outros setores do saber que seguem uma metodologia, há muitas divergências no que se referem às orientações. Segundo o dicionário Aurélio, monografia é “dissertação ou estudo minucioso que se propõe estudar determinado tema relativamente restrito”. Desta forma todo trabalho que trata de um tema de forma detalhada é classificado de monografia No meio acadêmico, designa-se monografia o trabalho de conclusão de curso devido ao alto grau de exigência deste trabalho.

3 Pontos convergentes entre os trabalhos científicos: # São exigidos como parte do processo de formação escolar. # Seguem diretrizes metodológicas, técnicas e lógicas descritas no item “normas de redação”.

4 Divergência entre a monografia e os demais trabalhos científicos: Os trabalhos científicos, para serem considerados monografia devem seguir uma série de especificidade: Aborda um único assunto ou problema. A abordagem se dá de maneira aprofundada e exaustiva. A elaboração se dá através de uma pesquisa ampla, aprofundada, rigorosa e pessoal. Condição de apresentar alguma contribuição para a ciência. Exigência de oferecer uma contribuição pessoal para a ciência.

5 Segundo Oliveira (2001), a monografia NÃO é: Repetir o que já foi dito por outro. Deve apresentar algo novo. Responder uma espécie de questionário. Deve ter um desencadeamento lógico do raciocínio. Manifestar meras opiniões pessoais. Deve ser baseado em dados sólidos. Manifestar uma erudição livresca. Citando frases não pertinentes ou mal posicionadas.

6 A monografia é: Trabalho que observa, acumula e organiza suas observações. Procura relações entre as observações. Investiga e questiona os porquês. Utiliza, de forma inteligente, as leituras e experiências para comprovar seus argumentos. Transmite, de forma clara, seus resultados.

7 Estrutura formal Introdução: A introdução inicia-se com uma contextualização mostrando, de forma sintética, estudos a respeito do tema. Esta etapa também mostra ao leitor a intenção e o objetivo do autor em escrever este trabalho, explicitando o tema, problema, tese (hipótese) e os procedimentos para o desenvolvimento do raciocínio respeito do tema. OBS: esta é a última parte a ser escrita. Desenvolvimento: Esta etapa é considerada o corpo do trabalho. È nesta fase que será desenvolvida, explicitada, discutida, e demonstrada toda a construção racional do trabalho. Desta forma, o autor diante do tema, deve esclarecer e desenvolver as idéias obscuras ou complexas (explicitar), para posteriormente comparar as diversas posições existentes dentro de uma gama de estudos relacionados a este tema (discutir) e, em seguida, aplicar argumentações coerentes à idéia do trabalho (demonstrar). Conclusão: O autor faz uma análise sobre os resultados de sua pesquisa, defendendo sua posição que está baseada em argumentos sólidos desenvolvidos ao longo do trabalho.

8 A ordem de fazê-lo é diferente: O aluno ou a dupla de alunos deve definir qual o tema que deseja realizar o seu trabalho. Em seguida, deve procurar um professor da área para orientá-lo. O tema não precisa ser original, mas a sua discussão deve ser relevante para o curso. O orientador deve pertencer ao corpo docente do curso, porém pode haver um coorientador de outra instituição. O aluno também estará amparado elo professor de TCC que irá fornecer, junto ao bibliotecário, uma supervisão geral.. Junto ao orientador, deve-se definir o objetivo da pesquisa, o problema e a hipótese. O orientador também auxiliara na melhor forma elaborar e executar a pesquisa.. Em seguida o aluno realiza um levantamento bibliográfico que deve ser aprovado pelo orientador.


Carregar ppt "Diretrizes para a Elaboração de Trabalhos Científicos A CONSTRUÇÃO LÓGICA DO TRABALHO:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google