A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Novos Modelos e Proposições EAD 0765 - Gestão de Operações Sustentáveis Texto : Barbieri et al (2010)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Novos Modelos e Proposições EAD 0765 - Gestão de Operações Sustentáveis Texto : Barbieri et al (2010)"— Transcrição da apresentação:

1 INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Novos Modelos e Proposições EAD 0765 - Gestão de Operações Sustentáveis Texto : Barbieri et al (2010)

2 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Autores  José Carlos Barbieri: professor adjunto do POI/FGV. Projetos CNPq: 1) Geração de idéias em organizações inovadoras sustentáveis: modelos de gestão e identificação dos fatores de sucesso. 2) Um estudo sobre a relação da certificação ISO 14001 com a adoção de procedimentos de produção mais limpa em empresas industriais brasileiras.  Isabella Francisca Freitas Gouveia de Vasconcelos: professora titular de Administração da FEI e pesquisadora do GVestratégia.Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1D. Coordenadora do TRANSFORMARE -Centro Franco Brasileiro em Organizações, Inovação e Sustentabilidade.  Tales Andreassi: professor adjunto da ADM/FGV Coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP.  Flavio Carvalho de Vasconcelos: Professor titular e diretor da FGV/EBAPE. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A.

3 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Referências e citações  Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições. RAE - Revista de Administração de Empresas, vol. 50, núm. 2, abril-junho, 2010, p. 146-154.  Journal: RAE (Impresso) JCR: 0,213.  Antecedentes: 28 referências.  Descendentes: 4 citações Scielo e 2 Scopus.

4 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Problema  Questão: ?  Objetivo: Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional.  Contexto:  “Ao se comprometer com o desenvolvimento sustentável, a empresa deve necessariamente mudar sua forma de atuação para, no mínimo reduzir os impactos sociais e ambientais adversos. Isso requer uma nova maneira de encarar a inovação, o que leva à ideia de inovação sustentável, ou seja, um tipo de inovação que contribua para o alcance do desenvolvimento sustentável.” p.147

5 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Método  Pesquisa teórica.  “Este trabalho, de cunho teórico,...” p.147  “(…)temos as pesquisas baseadas apenas em material bibliográfico secundário (…) Trata-se de colocar como objeto da pesquisa a própria problemática teórica ou conceitual em um determinado campo específico” (VASCONCELOS, 2002)

6 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Estrutura  1) Dimensão histórica da evolução do tema de desenvolvimento sustentável.  2) Análise da institucionalização do desenvolvimento sustentável, sugerindo-se que a proeminência do tema pode ser explicado pela teoria institucional, pelo conceito de eficiência simbólica de Meyer e Rowan (1991).  3) Discussão do conceito de organizações inovadoras sustentáveis.  4) Abordagem da relação entre sustentabilidade e inovação, destacando a importância de a empresa inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade – social, ambiental e econômica.  Essa estrutura serviu para atingir o objetivo?

7 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 1) Desenvolvimento Sustentável (DS)  Contesta a ideia de que a origem do movimento ecologista é data de 1970.  Ernst Haeckel criou a palavra ecologia, em 1866.  As contribuições além dos países desenvolvidos foi ignorada.  Chico Mendes trazia uma proposta socioambiental própria do entendimento de desenvolvimento sustentável.  “Se mais propostas não surgiram por aqui, não se deve à falta de percepção da problemática socioambiental e de propostas, mas ao regime ditatorial que grassava por toda região latino-americana.” p.148  Regimes ditatoriais na América Latina inibiram mais propostas socioambientais?  Diferença de posicionamentos nas correntes ambientalistas, nem todas seguiram para o desenvolvimento sustentável (ecologismo – ideologia política x ambientalismo – adaptável).  Ex: ecodesenvolvimento (Sachs, 1986).  Qual a relevância da apresentação da dimensão histórica do DS?

8 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 2) A institucionalização do DS  Críticas ao conceito de desenvolvimento sustentável atrelado ao crescimento econômico.  CNUMAD (Rio-92) marco inicial da institucionalização do DS.  Força do conceito por ser vago e impreciso (Nobre, 2002).  Institucionalização: organizações intergovernamentais PNUMA, PNUD, Banco Mundial, FMI, governos nacionais, ONGs (UINC, WWF e WBCSD).  Institucionalização com grande rapidez e abrangência espacial.  1) Valores do desenvolvimento sustentável são institucionalizados pela mídia, movimentos sociais, ambientalistas e governos.  2) “Como resposta a essas pressões institucionais, surgem novos modelos organizacionais, vistos como os mais adequados para o novo ciclo que se inicia, como é o caso das organizações inovadoras sustentáveis.” p.148  Qual a relação desta afirmação com a hipótese de Porter?

9 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 2) A institucionalização do DS  “A eficiência simbólica se obtém adotando-se os modelos institucionalizados no setor e na sociedade em geral tidos como os ideais. A adoção desses modelos por parte das organizações traz legitimidade social e recursos.” p. 149  O conceito explica mesmo a proeminência do tema?  Formas de institucionalização: coerção, normalização, indução e mimetismo organizacional. => isomorfismo estrutural  “As pressões institucionais aumentaram e induziram as organizações a adotarem formas mais compatíveis com essas novas demandas sociais associadas ao conceito de desenvolvimento sustentável. Assim, pode- se afirmar que o modelo das organizações inovadoras sustentáveis é uma resposta organizacional a essas pressões institucionais.” p.150  Organizações inovadoras sustentáveis são reativas?

10 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 3) Organizações inovadoras sustentáveis  “Organização inovadora é a que introduz novidades de qualquer tipo em bases sistemáticas e colhe os resultados esperados” (BARBIERI, 2007, p. 88).  Realiza inovações com autonomia, intencionalidade e proatividade.  Desenvolve continuamente recursos tangíveis e intangíveis para inovar permanentemente.  “Organização sustentável é a que simultaneamente procura ser eficiente em termos econômicos, respeitar a capacidade de suporte do meio ambiente e ser instrumento de justiça social, promovendo a inclusão social, a proteção às minorias e grupos vulneráveis, o equilíbrio entre os gêneros etc.” (BARBIERI, 2007, p. 98-99).  “Organização inovadora sustentável não é a que introduz novidades de qualquer tipo, mas novidades que atendam as múltiplas dimensões da sustentabilidade em bases sistemáticas e colham resultados positivos para ela, para a sociedade e o meio ambiente” (BARBIERI, 2007, p. 105).  Qual a legitimidade e aceitação desses conceitos na literatura?  Houve discussão ou apresentação de um conceito?

11 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 4) Inovação e sustentabilidade  Inovação: “a implementação de um produto (bem ou serviço) novo ou significativamente melhorado, ou um processo, ou um novo método de marketing, ou um novo método organizacional nas práticas de negócios, nas organizações do local de trabalho ou nas relações externas” (OECD, 1997, p. 55).  Ecoinovação: “a produção, assimilação ou exploração de um produto, processo de produção, serviço ou método de gestão ou de negócio que é novo para a organização (desenvolvendo ou adotando-a) e que resulta, ao longo do seu ciclo de vida, em reduções de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos do uso de recursos, inclusive energia, comparado com alternativas pertinentes” (KEMP; PEARSON, 2008).  Ecoeficiência: “desenvolver bens e serviços que satisfaçam as necessidades humanas a preços competitivos e que reduzam progressivamente os impactos ambientais a um nível próximo suportável pela Terra” (ELKINGTON, 2001).

12 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. 4) Inovação e sustentabilidade  Inovação sustentável: “introdução (produção, assimilação ou exploração) de produtos, processos produtivos, métodos de gestão ou negócios, novos ou significativamente melhorados para a organização e que traz benefícios econômicos, sociais e ambientais, comparados com alternativas pertinentes.” p. 151  ISI WOS Innovation: 108.555 > sustainability: 1.929  Social: 527 > Environment: 400. > Green: 188  Environment social: 123. > green social: 52.  “Sustainable innovation”: 140. “Sustainability innovation”: 18.

13 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Outros conceitos  Sustainability innovation: “In a market system, sustainable development requires sustainability innovation and entrepreneurs who can achieve environmental or social goals with superior products or processes that are successful in the marketplace of mainstream customers.” 47 cit google (Schaltegger, Wagner, Business Strategy and the Environment, 2011).  Sustainable Value Innovation: “By presenting a value proposition that is so unique – normally via a new business model – companies can reduce both economic costs and environmental impacts, while generating value not only for customers but also for the society as a whole.” (Orsato, 2006). 54 cit google

14 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Considerações para o debate  Organização inovadora sustentável: “busca vantagem competitiva desenvolvendo produtos, serviços, processos e negócios, novos ou modificados, com base nas dimensões social, ambiental e econômica. Ela reúne duas características essenciais: é inovadora e orientada para a sustentabilidade.” p.154  Apresentam 1 exemplo com dados secundários (CARVALHO; BARBIERI, 2009).  Qual a relação entre sustentabilidade e inovação?  Como a teoria institucional contribui para explicá-la?  Quais são as proposições teóricas do artigo?  A estrutura do artigo serviu para atingir o objetivo?

15 Objetivo : Analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Estrutura  1) Dimensão histórica da evolução do tema de desenvolvimento sustentável.  A dimensão histórica contribui para explicar a relação entre S e I?  2) Análise da institucionalização do desenvolvimento sustentável, sugerindo- se que a proeminência do tema pode ser explicado pela teoria institucional, pelo conceito de eficiência simbólica de Meyer e Rowan (1991).  O conceito explica mesmo a proeminência do tema?  3) Discussão do conceito de organizações inovadoras sustentáveis.  Houve discussão ou apresentação de um conceito?  4) Abordagem da relação entre sustentabilidade e inovação, destacando a importância de a empresa inovar considerando as três dimensões da sustentabilidade – social, ambiental e econômica.  Qual é a abordagem da relação entre S e I?


Carregar ppt "INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE: Novos Modelos e Proposições EAD 0765 - Gestão de Operações Sustentáveis Texto : Barbieri et al (2010)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google