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BPR-5 Compilação: Rita Gonzales BPR-5  Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se.

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2 BPR-5 Compilação: Rita Gonzales

3 BPR-5  Histórico A Bateria de Provas de Raciocínio – BPR-5 foi criada por Leandro Almeida e Ricardo Primi (1998) Originou-se da Bateria de Provas de Raciocínio Diferencial (BPRD) construída por Almeida (1986, 1988) que, por sua vez, originou-se dos Testes de Raciocínio Diferencial de Meuris (1969) A BPR-5 foi criada para suprir uma carência de instrumentos de avaliação de aptidões, no Brasil Os testes tradicionalmente utilizados para a avaliação das aptidões eram a Bateria CEPA e o DAT, já desatualizados

4 BPR-5  utilidade A BPR-5 mostra-se útil em diferentes áreas de atuação psicológica:  Psicodiagnóstico  Seleção  Orientação profissional  Orientação escolar

5 BPR-5  utilidade e descrição do material A BPR-5 é um instrumento considerado eficiente e rápido para avaliação simultânea do raciocínio geral e das aptidões A Bateria é organizada em duas formas (A e B), com cinco subtestes cada, com o mesmo número de itens descritos em seguida

6 BPR-5  utilidade e descrição do material A Forma A da Bateria aplica-se aos estudantes da 6ª à 8ª série do ensino fundamental A Forma B aplica-se aos estudantes da primeira à terceira série do ensino médio As formas A e B compartilham itens para que no futuro possam ser feitos estudos de equiparação das notas

7 BPR-5  descrição do material A BPR-5 é composta de cinco subtestes:  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Prova composta por 25 itens (19 são comuns às Formas A e B) de conteúdo abstrato, envolvendo analogia com figuras geométricas, ou seja: A : B // C : (A,B,C,D,E) Tempo limite: 12 minutos

8 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Composta por 25 itens (18 são comuns às Formas A e B), envolvendo analogia como na prova de raciocínio abstrato, contudo entre palavras A relação analógica existente entre um primeiro par de palavras deverá ser descoberta e aplicada de forma que identifique a quarta palavra entre as cinco alternativas de resposta que mantenha a mesma relação com uma terceira apresentada Tempo limite: 10 minutos

9 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B), nos quais existem séries de cubos tridimensionais em movimento Os movimentos podem ser constantes, por exemplo, sempre para a direita, ou alternados, por exemplo, para esquerda e para cima

10 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo limite: 18 minutos Descobrindo-se o movimento, por meio da análise das diferentes faces, deve escolher-se entre as alternativas a representação do cubo que se seguiria se o movimento fosse aplicado ao último cubo da série

11 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo limite: 18 minutos Prova composta por 20 itens (12 são comuns às Formas A e B) na forma de séries de números lineares ou alternadas, em que o sujeito deve descobrir qual a relação aritmética que rege as progressões nas séries e aplicá-la respondendo quais seriam os dois últimos números que completam a série

12 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo limite: 15 minutos Prova composta por 25 itens (19 comuns às Formas A e B) constituída por gravuras que retratam um problema e opções de resposta. As questões são compostas por problemas práticos que envolvem conteúdos físico- mecânicos. A resposta é dada escolhendo-se entre as alternativas de resposta aquela que melhor responde à questão proposta pelo problema

13 BPR-5  descrição do material  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Tempo = 18 minutos  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV) Tempo = 10 minutos  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA) Tempo = 12 minutos  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Tempo = 15 minutos  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Tempo = 18 minutos

14 BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV)  Extensão do vocabulário  Capacidade de estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA)  Capacidade de estabelecer relações abstratas em situações novas para as quais se possui pouco conhecimento previamente aprendido

15 BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM)  Conhecimento prático de mecânica e física (adquirido principalmente em experiências cotidianas e práticas)  Capacidade de integrar as informações em textos com a figura descritiva da situação-problema  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE)  Capacidade de visualização, isto é, de formar representações mentais visuais e manipulá-las, transformando-as em novas representações

16 BPR-5  descrição das capacidades específicas avaliadas pelas cinco Provas  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN)  Capacidade de raciocinar indutiva e dedutivamente com símbolos numéricos em problemas quantitativos  Conhecimento de operações aritméticas básicas

17 BPR-5  Interpretação O escore geral (EG-4 ou EG-5) fornece dados sobre:  Serão encontrados escores em cada uma das cinco provas e um escore geral  A capacidade geral de raciocínio analítico para resolver problemas relativamente novos nos quais a solução depende minimamente de estratégias automáticas anteriormente aprendidas  A capacidade de manusear mentalmente um grande número de elementos de informação  A capacidade de planejar e executar efetivamente uma estratégia analítica-sintética de raciocínio diante de situações em que é necessário levar em consideração múltiplas variáveis

18 BPR-5  Interpretação Os escores nas cinco provas, além do significado geral fornecido pelo escore geral, indicam:  Capacidades específicas vinculadas ao tipo de representação mental proeminente em cada prova  Um resultado alto em uma das provas marcadamente diferenciado dos outros pode sinalizar uma especialização no conteúdo específico avaliado pela prova na qual se observou tal elevação

19 BPR-5  Pressupostos  A BPR-5 pretende avaliar a capacidade de raciocínio dos indivíduos, fortemente associado ao fator g, recorrendo a provas de conteúdo diverso Devemos lembrar que Spearman (1927) considera que toda a atividade intelectual exprime-se em um fator geral (g), comum a toda a atividade mental, e um fator específico (s) associado a tarefas individualizadas

20 BPR-5  Pressupostos A partir dessa perspectiva, o fator g define-se pela conjugação de três operações mentais: a apreensão da informação, a edução de relações e a edução de correlatos (generalização) O fator g é definido como a capacidade básica do indivíduo de estabelecer relações ou a capacidade para pensar abstratamente (Almeida, 1994; Ribeiro, 1998)

21 BPR-5  Pressupostos Carrol (1993) estudou quase todas as principais propostas de análise fatorial sobre a inteligência, publicados nas décadas de 20 a 80. Esse estudo resultou no modelo hierárquico de três estratos Os estratos representam níveis de generalidade das habilidades. Os fatores do primeiro estrato são mais específicos e organizam-se em sete fatores de segunda ordem mais abrangentes

22 BPR-5  Pressupostos Os fatores de segunda ordem se associam aos seguintes fatores:  Raciocínio – inteligência fluida - Gf  Linguagem – inteligência cristalizada - Gc  Memória e aprendizagem – Gsm  Percepção visual – Gv  Percepção auditiva – Ga  Recuperação de idéias – Glr  Velocidade de processamento cognitivo - Gs

23 BPR-5  Pressupostos Os fatores de segunda ordem relacionam-se entre si, dando origem ao estrato III, próximo ao que Spearman (1927) chamou de inteligência geral A ordem que os fatores aparecem indica a associação com o fator geral g: A inteligência fluida é a mais próxima do fator g e a velocidade de processamento cognitivo, a mais distante

24 BPR-5  correlação com o estudo de Carrol (1993)  Prova de Raciocínio Verbal (Prova RV)  Associa-se à inteligência fluida e à inteligência cristalizada, definida como a extensão e profundidade do conhecimento verbal vocabular e a capacidade de raciocinar utilizando conceitos previamente aprendidos  Prova de Raciocínio Abstrato (Prova RA)  Associa-se principalmente à inteligência fluida definida como a capacidade de raciocinar em situações novas, criar conceitos e compreender implicações

25 BPR-5  correlação com o estudo de Carrol (1993)  Prova de Raciocínio Espacial (Prova RE) Associa-se, em parte, à inteligência fluida mas, principalmente, à capacidade de processamento visual definida como a habilidade de representar e manipular imagens mentais  Prova de Raciocínio Numérico (Prova RN) Associa-se à inteligência fluida e, em parte, à habilidade quantitativa, definida como a compreensão de conceitos quantitativos básicos, como soma, subtração, multiplicação e divisão e manipulação de símbolos numéricos  Prova de Raciocínio Mecânico (Prova RM) Associa-se, em parte, à inteligência fluida e aos conhecimentos práticos mecânicos

26 BPR-5  Caso RM  Resultados no BPR- 5:  Informações gerais sobre o sujeito: 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada 2a. Série do Ensino Médio, Escola Privada PROVAACERTOSEPNPERCENTIL RA 18110 75 RV 23146 99 RM 11105 63 RE 584 14 RN 11103 58 G 68104 61

27 BPR-5  Caso RM  Seu desempenho supera 61% das pessoas com o mesmo nível de escolaridade com as quais seu desempenho foi comparado. Esse resultado sugere uma capacidade dentro das expectativas para resolver problemas relativamente novos os quais requerem a análise de informações apresentadas pela situação-problema, o relacionamento dessas informações, a criação de novas concepções abstratas e a dedução de respostas para o problema a partir dessas concepções  A avaliação das capacidades cognitivas por meio da BPR-5 sugere que RM demonstrou possuir uma capacidade geral média

28 BPR-5  Caso RM  Em relação ao perfil de capacidades específicas RM apresentou um perfil que sugere um importante desenvolvimento diferencial das capacidades cognitivas, indicando uma forte especialização em seu desenvolvimento cognitivo. O perfil nas habilidades específicas apresenta um marcado contraste entre as provas RV e RE  O desempenho geral sugere também capacidade média de planejamento e execução de estratégia analítica de raciocínio em situações nas quais é necessário o manuseio mental de um grande número de informações

29 BPR-5  Caso RM  Por outro lado, apresentou dificuldades em problemas que requerem a visualização, isto é, a formação e manipulação de representações mentais visuais. Tal especialização pode sugerir uma maior inclinação para as disciplinas da área de humanas que requerem maior raciocínio verbal e menor inclinação para as disciplinas da área de exatas. Esta informação merece ser considerada nos planejamentos futuros sobre a carreira profissional  RM demonstrou possuir capacidade muito superior à média em estabelecer relações abstratas entre conceitos verbais e conhecimento vocabular muito acima da expectativa para pessoas com o mesmo nível escolar (desempenho superior a 99% do grupo de referência)


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