A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de 1355. Filha de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de 1355. Filha de."— Transcrição da apresentação:

1

2  Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de 1355. Filha de Pedro Castro e de uma dama portuguesa.

3

4  D. Pedro de Portugal nasceu em Coimbra a 8 de Abril de 1320 e morreu a 18 de Janeiro 1367 em Estremoz. Foi o oitavo rei de Portugal.

5  Em 1339 deu-se o casamento entre D. Pedro I e Constança Manuel, filha de João Manuel de Castela. Uma das amas de Constança era Inês de Castro, por quem Pedro viria a apaixonar-se. Este romance começou a ser comentado e mal aceite na corte e pelo próprio povo.

6  O rei D. Afonso IV ( pai de Pedro) não aprovava a relação entre Pedro e Inês devido à amizade íntima entre Pedro e os irmãos de Inês e era influenciado pelos fidalgos da corte, pois estes sentiam-se ameaçados pelos irmãos Castro. D. Afonso IV

7  Assim, em 1344 o rei mandou exilar D. Inês no castelo de Albuquerque, na fronteira castelhana. Mas nem a distância conseguiu separar Pedro de Inês.

8  Em Outubro do ano seguinte, Constança ( mulher de Pedro ) morreu ao dar à luz o futuro rei Fernando I de Portugal. E assim, viúvo, Pedro mandou Inês Regressar do exílio Constança Manuel

9  Foram então os dois, Pedro e Inês, viver juntos em sua casa, o que provocou grande escândalo na corte. Começou assim, uma grande desavença entre o rei e o infante.

10  D. Afonso IV tentou remediar a situação casando Pedro com uma dama de sangue, mas este, rejeitou este projecto alegando que sentia ainda a perda da sua mulher Constança.

11  No entanto, nasceram frutos do amor entre Pedro e Inês : - Afonso em1346 ( que morreu pouco depois de nascer ); - João em 1349; - Dinis em 1354; - Beatriz em 1347.  No entanto, nasceram frutos do amor entre Pedro e Inês : - Afonso em1346 ( que morreu pouco depois de nascer ); - João em 1349; - Dinis em 1354; - Beatriz em 1347.

12  O nascimento dos filhos de Inês e Pedro veio a acalmar a situação mas, passado um tempo, começaram a circular boatos de que os Castros conspiravam para assassinar o infante D. Fernando, herdeiro de Pedro, para o trono português passar para os filhos de Inês de Castro.

13  Depois de alguns anos no norte de Portugal, Pedro e Inês regressaram a Coimbra e instalaram-se no Paço de Santa Clara. Havia boatos de que o príncipe se tinha casado secretamente com Inês.

14  Assim, devido ao facto de um incidente destes ir provocar bastantes danos na política, o rei D. Afonso IV decidiu que a melhor solução seria matar Inês.

15  Na tentativa de saber a verdade, o rei D. Afonso IV mandou dois conselheiros dizerem a Pedro que, se fosse essa a sua vontade, podia casar-se com Inês. Mas Pedro percebeu logo que era uma cilada e respondeu que não pensava casar-se com ela.

16  A 7 de Janeiro de 1355, o rei cedeu às pressões dos seus conselheiros e do povo e, aproveitando a ausência de Pedro mandou matar Inês de Castro em Santa Clara.

17  Segundo a lenda, as lágrimas derramadas no rio Mondego pela morte de Inês teriam criado algas avermelhadas na Fonte dos Amores da Quinta das Lágrimas que seriam o seu sangue derramado.

18  Trabalho realizado por: Filipa Neves n.º 7 9.C


Carregar ppt " Inês de Castro, foi uma nobre Galega que nasceu na Galiza em 1320 ou 1325 (não se sabe ao certo) e morreu em Coimbra a 7 de Janeiro de 1355. Filha de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google